O que é o descritor 01?

Descritor 01 - Localizar informações explícitas em um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que significa o descritor 1?

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

A habilidade que pode ser avaliada por este descritor, relaciona-se à localização pelo aluno de uma informação solicitada, que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Qual o descritor 1 de matemática?

D1 – Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.macae.rj.gov.br

O que é o descritor 2?

Sob seu guarda-chuva, há os seguintes descritores: D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ajuda.focoescola.com.br

O que é o descritor 3?

Língua Portuguesa – Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão – Conexão Escola SME.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

Localizar informações explícitas em um texto - descritor 1 do SAEB de Língua Portuguesa

O que é o descritor 6?

D6 – Identificar o tema de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaoanguera.ba.gov.br

O que significa o descritor 10?

Descritor 10 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual é o descritor 18?

Descritor 18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual é o descritor 15?

Descritor 15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual habilidade do descritor 4?

Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas do seu cotidiano, que envolvam o valor decimal de cédulas ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Essa habilidade é avaliada por meio da resolução de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados à manipulação de dinheiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que é o descritor D5?

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em download.inep.gov.br

O que são os descritores?

Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ifsudestemg.edu.br

Qual é a função do descritor?

Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rio.rj.gov.br

O que é habilidade e descritor?

Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ceale.fae.ufmg.br

Qual o objetivo de trabalhar os descritores?

Diante disso, os descritores de modo geral visam construir nos alunos capacidades, conhecimentos e experiências, a fim de estarem preparados para as diversidades que encontraram dentro e fora de sala de aula.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Qual é o descritor 17?

Descritor 17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual o descritor 19?

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. Propomos aqui que você realize uma explanação sobre a construção das palavras. É importante pontuar aos estudantes que a parte da gramática que é específica para a formação de palavras é a morfologia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

Qual é o descritor 16?

Descritor 16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que é o descritor 12?

O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

O que é o descritor 13?

Descritor 13 - Identificar a informação principal de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz o descritor 20?

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.macae.rj.gov.br

O que é o descritor 7?

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

O que diz o descritor 14?

dão conta da sequenciação superficial do texto, isto é, os mecanismos formais de uma língua que permitem estabelecer, entre os elementos linguísticos do texto, relações de sentido”. Dessa forma, a coesão textual estabelece o encadeamento, as relações linguísticas no corpo textual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ced.seduc.ce.gov.br