Ambas as Igrejas aceitam que o Batismo foi instituído por Jesus Cristo e é fundamentalmente dádiva gratuita de Deus ao batizando, vinculando-o com a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6, 3-6), para perdão de pecados e uma nova vida.
O Batismo não é simplesmente jogar água em alguém, mas é a água que está ligada com a Palavra de Deus, a ordem de Cristo. Esta ordem está registrada em Mateus 28.19: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
“Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz sabia nadar. Agora tenho que matá-lo todos os dias!” Martinho Lutero.
Não existe, na concepção dos protestantes, uma interpretação única sobre os sacramentos e, mais especificamente, sobre o Batismo. A base da reforma protestante é o princípio do livre exame da Bíblia. Nesse sentido, tal “liberdade de interpretação” leva à diferentes modalidades de entender o Batismo.
O que creem os luteranos sobre o batismo e qual a importância dele para nós?
Por que a Igreja Luterana batiza crianças?
O Batismo é um dos mais importantes sinais da presença de Deus em nossas vidas. Por meio dele, Deus cria a fé e concede perdão, vida e salvação. Tornamo-nos templo do Espírito Santo e somos convidados a viver uma vida santificada com Deus.
Qual a diferença entre a Igreja Católica e luterana?
A Igreja Católica Romana usa a tradição como principal intérprete da escritura, enquanto os luteranos acreditam que a escritura é a mais alta autoridade e “se interpreta a si mesma”.
Não são todas as igrejas que o batismo é validado, e sim essas: igrejas orientais ortodoxas, igreja vetero católica, igreja episcopal do Brasil, igreja evangélica de confissão luterana no Brasil e igreja evangélica luterana do Brasil.
Hoje em dia, algumas religiões realizam batismos por aspersão de água. No entanto, aprendemos com o exemplo de Jesus que o batismo deve ser feito por imersão. Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16).
Padrinho: Pessoa escolhida pelos pais para confessar a fé no Deus Triúno em lugar da criança, no dia do Batismo. Além disso, são aquelas que vão orar pela criança, procurar dar a ela bom exemplo cristão – começando por ir à Igreja – e que vão fazer o melhor que puderem por ela, especialmente no caso de perder os pais.
Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Pode ser padrinho ou madrinha qualquer pessoa cristã batizada e confirmada. Caso não seja luterana, que tenha a idade mínima de 14 anos. Pessoas de outras religiões participam na qualidade de testemunhas. Caso o Batismo seja de uma pessoa adulta, ela mesma responde por si.
Martim Lutero é categórico ao dizer que “onde não existe ou não se consegue essa fé, de nada nos serve o batismo”. O batismo acontece em nome do trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Dele fazem parte a palavra de lei e evangelho, a água e a comunidade de Cristo.
Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens.
A família cristã luterana aceita e pratica o BATISMO INFANTIL. O pacto de Deus com os seres humanos é individual, mas também é comunitário. Familiar. As crianças não deverão ser excluídas.
Por que a Igreja Católica não aceita batismo de outra igreja?
No Código de Direito Canônico, na nota de rodapé do Cânon 869 é descrito que “diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser normalmente rebatizado, nem sequer sob condição”.
Essa prática se tornou um dos principais sinais de reconhecimento de uma igreja evangélica. As denominações evangélicas que aderem à doutrina da Igreja de crentes praticam o batismo dos crentes, por imersão em água, após o novo nascimento e uma profissão de fé.
O batizado de um bebê é um rito muito importante para as pessoas católicas. Por isso, é indispensável para quem segue os preceitos da religião. O batismo é o primeiro dos 7 sacramentos pelos quais as pessoas que seguem o catolicismo devem passar.
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Havia também sua grande insatisfação com a corrupção do clero, como na venda de cargos eclesiásticos. Além disso, Lutero questionava parte da doutrina católica, principalmente no que se refere à graça.
Cristãos fundamentalistas, como certos batistas e pentecostais, tendem a seguir a Bíblia literalmente. Eles acreditam que é a palavra direta de Deus, então eles se apegam a ela sem muita reinterpretação.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.