A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução.
"Kundal", em sânscrito, significa espiral ou bobina. Ela indica uma serpente de energia que se espiraliza através dos chakras. Na medicina alternativa, a espiral representa a conectividade com o divino.
RESUMO A Espiral da vida é uma meditação ativa que trabalha: a mente, o corpo, a energia, além de comportamentos que adquirimos conforme as vivências que temos desde o nascimento e de que forma isso foi assimilado e registrado em nosso inconsciente influenciando nossa identidade, comportamentos e atitudes.
Na matemática, espiral é uma curva plana que gira em torno de um ponto central (chamado polo), dele se afastando ou se aproximando segundo uma determinada lei. Quando se volta para a direita é chamada de dextrogira e para a esquerda de sinistrogira ou levogira.
Quando representada em movimento contrário aos ponteiros do relógio, a espiral é uma expressão da energia materializadora, aquela que se movimenta do céu para a terra.
Conheça o movimento espiral que ativa as articulações do corpo
O que é movimento em espiral?
O movimento da espiral é também o movimento da energia dos chakras conforme são descritos nas filosofias hindus. Pelo seu lado, a espiral plana está associada ao labirinto, e pode significar um movimento tanto de expansão como de compressão para o centro.
A espiral de desenvolvimento é uma metáfora que descreve o crescimento psicológico como um processo não-linear. Diferente de uma linha reta, a espiral sugere que o desenvolvimento envolve ciclos repetitivos, onde o indivíduo revisita questões e desafios anteriores, mas em um nível mais avançado de compreensão.
1. Linha curva que, sem se fechar, vai dando voltas em torno de um ponto, afastando-se dele de forma progressiva e regular. 3. Processo que não se consegue parar facilmente (ex.: espiral de violência).
Desde os anos 1950, nós sabemos que a Via Láctea, a nossa galáxia, tem formato de espiral. Basicamente, ela é um centro bastante denso de correntes estelares que se projetam para fora, se dissolvendo conforme se aproxima das pontas.
O conceito básico da Dinâmica da Espiral está centrado no fato de que a natureza humana não é fixa e que todos possuímos uma inteligência adaptável e complexa. Beck considera a espiral infinita, definindo os níveis de consciência que ainda estariam por vir, ligados ao futuro da humanidade.
A teoria da Dinâmica em Espiral é uma maneira de explicar a complexidade do mundo e a natureza das mudanças ao nosso redor. É baseada em 50 anos de pesquisas iniciadas pelo psicólogo americano Clare W. Graves, e recentemente desenvolvida pelos seus seguidores, Don Beck e Chris Cowan.
A condição é neurodegenerativa, incurável, afetando a forma como as pessoas se movimentam, conversam, interagem socialmente e dormem. A causa é uma lenta mortalidade de neurônios dopaminérgicos no cérebro.
Matematicamente, uma espiral é uma linha que cresce continuamente na direção de seu próprio centro ou para fora de si mesmo. O poder simbólico da espiral está na evocação de uma jornada arquetípica de crescimento. Ela evoca uma transformação, uma viagem psicológica ou, até mesmo, uma viagem espiritual.
Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria.
A estrutura em espiral no gás que rodeia a estrela gigante vermelha significa que existe provavelmente uma estrela companheira que orbita a estrela, mas que nunca foi vista anteriormente.
Braços. Os braços das galáxias espirais são o resultado de compressões gravíticas da massa do disco galáctico. Essas compressões gravíticas provocam a forma espiralada visível quando observada "de cima".
O Caracol nos ensina a encontrar o sagrado em cada instante, honrando o ritmo natural da existência e a conexão com o divino. Ao seguir seu caminho, acessamos a essência da vida, expandimos nossa consciência e reconhecemos a unidade que permeia tudo ao nosso redor.
A invenção, chamada “espiral” (ou “cabelo”, em virtude da diminuta espessura da mola), colocou Huygens em rota de colisão com um dos maiores cientistas da época: Robert Hooke.
A espiral representa a evolução e o crescimento do espírito. É um símbolo de mudança e desenvolvimento. O motivo em espiral é uma ligação com a natureza, representando as estações em constante mudança. Representa o ciclo da vida; nascimento, crescimento, morte e reencarnação.
O espiralar ocorre quando pensamentos e emoções negativas se acumulam, criando uma espiral mental e emocional descendente. Isso pode levar ao aumento de ansiedade, estresse e até mesmo a sintomas físicos, como dores de cabeça e tensão muscular.
A espiral crescente, método adotado pelo Sistema Etapa, é a estratégia que apresenta mais resultados positivos. Nessa metodologia os conceitos apresentados são constantemente retrabalhados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa.