O motor parcial é formado por um conjunto de peças mecânicas que ficam próximas ao núcleo do motor. Optar pela troca do motor parcial substitui a necessidade de retificar ou trocar o motor atual por completo.
O motor parcial é composto pelas seguintes peças: retentores, bronzina de mancal, bronzina de biela, virabrequim, biela, bomba de óleo, pistão e anéis. Todas peças de extrema importância para o seu carro.
O motor parcial substitui a necessidade de retífica e troca por completo o atual motor do carro, aumentando a durabilidade e a confiabilidade do conjunto mecânico. As peças que geralmente compõe o motor parcial dependem muito do ramo de atuação da empresa que fornece o produto.
Atualmente, existem três principais tipos de motores elétricos: Motor de Corrente alternada (CA), Motor de Corrente Contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS: MOTOR PARCIAL OU MOTOR COMPLETO?
O que significa motor de carro parcial?
O motor parcial é formado por um conjunto de peças mecânicas que ficam próximas ao núcleo do motor. Optar pela troca do motor parcial substitui a necessidade de retificar ou trocar o motor atual por completo.
Os cilindros podem ser agrupados de várias formas, dando origem a motores: em linha, em V, radial, cilindros opostos. Motor em linha (ou vertical): como o próprio nome já diz, nesse tipo de motor os cilindros estão dispostos em uma linha reta.
Como o próprio nome sugere, o motor V8 é o tipo que possui oito cilindros em configuração diagonal, distribuídos em duas colunas (com quatro cilindros cada), em formato da letra V. Esse arranjo bastante específico diferencia tais motores de outros tradicionais, que trazem os cilindros dispostos em linha.
O motor retificado tem maior consumo de óleo? Sim, mas isso acontece apenas até os anéis se assentarem. Ou seja, exige um monitoramento constante já que, após poucos dias, o consumo precisa ser próximo ao de situações normais.
A falta de lubrificação adequada é uma das principais causas de quebra de motor. O óleo lubrificante é responsável por reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, evitando o superaquecimento e o desgaste excessivo.
A retífica pode ser uma boa opção para motores que apresentam problemas em peças específicas, como pistões, anéis ou bronzinas. Já a troca do motor pode ser necessária em casos de problemas mais graves, como quebras no bloco do motor ou no cabeçote.
MPI significa Multipoint Fuel Injection, que se traduz como Injeção de Combustível Multiponto. Essa abordagem é comum e indireta, sendo utilizada em motores de até 100 cv de potência. Já MSI representa Multipoint Sequencial Injection, um sistema levemente mais sofisticado, porém ainda indireto.
Posso trocar o motor do meu carro por um mais potente?
Como mencionamos anteriormente, você pode trocar o motor para melhorar a potência de seu carro. Isso é possível. O Conselho Nacional de Trânsito, Contran, permite que a potência alcance 110% de sua capacidade.
Porém, o motor aspirado oferece maior tranquilidade para o motorista pois é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas. Ainda, ao contrário do motor turbo, o motor aspirado não oferece ao motorista a sensação de “ganho de potência” a partir do acionamento da turbina, mas sim, um som ais limpo e suave.
O motor aspirado é aquele que não possui outro dispositivo auxiliando no aumento de potência do motor. Assim, o ar é aspirado pelo movimento do pistão dentro da câmara de combustão. Via de regra, o acionamento das válvulas e combustão dependem do volume de ar que entra na câmara.
O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.
Vantagens: O motor aspirado possibilita a resposta direta ao comando de aceleração, proporcionando ao motorista uma direção mais uniforme; Melhor conservação das peças e consequentemente menor custo com manutenção; O motor aspirado é menos ruidoso em relação ao turbinado.
Chama-se fator de serviço (FS) o fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao motor, sob condições especificadas.
Chega de suspense. O motor de combustão mais vendido do mundo é um Honda, mas não pertence a um automóvel, pertence a um scooter: o Honda Super Cub. Isso mesmo, aquele pequeno motor de um cilindro a quatro tempos é o motor de combustão interna mais vendido de todos os tempos.
O alternador é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica, o alternador é fundamental para o funcionamento adequado do veículo. Esse componente também tem a função de carregar a bateria automotiva.
São os sistemas auxiliares indispensáveis ao funcionamento do motor: sistema de alimentação de combustível, sistema de alimentação de ar, sistema de arrefecimento, sistema de lubrificação e sistema elétrico.