O medo irracional de conduzir ou de estar dentro de um veículo tem um nome - chama-se amaxofobia e pode ser virtualmente incapacitante. Se está a passar por esta fobia ou se conhece alguém nesta situação, é essencial que esteja a par das causas, dos sintomas e do tratamento (sim, ele existe!).
Provocada pelo medo de borboletas e mariposas. Obviamente, esses animais são inofensivos. Mas podem provocar sentimentos de ansiedade e pânico nas pessoas que tem a fobia.
Existem muitos tipos de fobias, desde as mais comuns e conhecidas, como a aracnofobia (medo de aranhas) e a acrofobia (medo de altura), até as mais incomuns, como a triscaidecafobia (medo do número 13) e a hipopotomonstrosesquipedaliofobia (medo de palavras longas).
Também conhecida como caliginefobia (não confundir com ginofobia, que é o medo das mulheres em geral), é uma aversão dentro das fobias sociais e prende-se com o medo irracional de mulheres bonitas.
A androfobia deriva do grego andras (homem) e phobos (medo). Podemos caracterizá-lo como um distúrbio psicológico que gera um medo irracional, constante e intenso em relação aos homens. Sendo assim, aqueles que possuem essa fobia costumam ficar muito nervosos na presença das pessoas do sexo masculino.
Existe uma síndrome chamada venustrafobia em que os portadores sentem medo e ansiedade forte ao se depararem com uma mulher que, sob a ótica deles, muito bonita e atraente. É considerada uma fobia incomum e que acomete poucas pessoas, geralmente homens heterossexuais.
Como referimos, esta fobia carateriza-se pelo medo intenso de estar dentro de um veículo em movimento, como condutor ou como passageiro. O termo «amaxofobia» resulta da junção de duas palavras gregas: amaxo (carro) e fobia (medo).
Amaxofobia, acho que é essa a palavra que você está procurando. Esse é o nome clinico para quem tem medo irracional de dirigir. Ela é definida por psicólogos como “medo irracional de dirigir”, e é tratável como quaisquer outros tipos de fobias.
O medo de homem bonito, também conhecido como “caliginefobia”, refere-se a uma aversão ou ansiedade intensa que algumas pessoas sentem ao se deparar com homens considerados atraentes.
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.
Segundo uma pesquisa de uma universidade americana, ser muito bonito pode trazer alguns problemas, como a inveja e o isolamento, principalmente no ambiente de trabalho. Veja!
O medo de brinquedo, também conhecido como brinquedofobia, é uma condição psicológica que se caracteriza por uma aversão intensa e irracional a brinquedos, especialmente aqueles que possuem características que podem ser consideradas assustadoras ou perturbadoras.
É uma fobia em que a pessoa tem medo anormal e injustificado de pelo ou de cabelo. Aqueles que sofrem desta fobia muitas vezes afastam-se de pessoas com cabelo abundante. Podem também temer o seu próprio cabelo, e por ódio tentam remover o cabelo da sua cabeça.
Muitas pessoas não têm tanto medo sobre o estado de estar morto, mas sim o processo de morrer. A possibilidade de enfrentar dor, sofrimento prolongado ou perda de dignidade é uma preocupação comum, principalmente à medida que se envelhece ou se vivencia doenças graves.
Em Os quatro medos que nos impedem de viver, Séméria ensina como lidar com os principais temores que nos impedem de alcançar nossos objetivos: o medo de crescer e se assumir como um adulto funcional; o medo de se afirmar; o medo de se estabelecer e construir um sentido para vida; e o medo da solidão e de encerrar ...
Os sintomas incluem medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação, ou receio de estar ofendendo alguém. O desconforto causado pela fobia social também pode gerar sintomas físicos, como rubor, tremores, taquicardia, sudorese e tensão muscular, entre outros.