Já a moral autônoma caracteriza-se pela colaboração igualitária, onde o respeito mútuo é fator preponderante e onde brotam sentimentos do bem e de responsabilidades. Portanto, as regras são decorrentes de um trabalho cooperativo e dialógico.
Moral autônoma: é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas. É interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre. Ética superior dos sistemas religiosos: é a concepção de bem repassada nas doutrinas religiosas.
É a capacidade de decisão própria do que é, ou não, correto moralmente, levando em conta valores relevantes que foram internalizados e o respeito que antes era unilateral, dá lugar ao respeito mútuo e recíproco.
A autonomia moral foi, desde os primórdios do pensamento ocidental, entendida como expoente da maturidade humana. No contexto da tradição cognitivo-desenvolvimental, a construção da autonomia é concebida, predominantemente, como um processo de separação-individuação.
Quem é autônomo é livre, capaz e competente para realizar alguma atividade. Costumamos dizer que uma criança ganha autonomia quando consegue cumprir certas tarefas sem a ajuda dos adultos. Talvez por isso, uma palavra de imediato relacionada ao conceito seja independência.
AUTONOMIA MORAL – MORAL AUTONOMY (IMMANUEL KANT) I Cinessemia I Roberto Carlos
O que significa autônoma?
substantivo masculino Aquele que trabalha por conta própria. adjetivo Que é independente ou livre; que possui autonomia. Diz-se da pessoa que possui o seu próprio negócio.
que é capaz de pensar com um grau de independência elevado em relação a outras teorias, argumentações e conceitos. Trata-se de quem apresenta o conteúdo de seus escritos sem se prender ao arbítrio alheio, a partir do que pode vir a definir seu próprio estilo de maneira peculiar.
A autonomia consiste na apresentação da razão para si mesma de uma lei moral que é válida para a vontade de todos os seres racionais. A lei moral vai contra as ações que são praticadas por egoísmo, já que ela possui a forma de uma legislação universal que é expressa no imperativo categórico da razão.
- O ato moral se apresenta como uma totalidade de elementos: motivos, intenção ou fim, decisão pessoal, emprego de meios adequados, resultados e conseqüências (p. 76). - O ato moral não pode ser reduzido a um de seus elementos, mas está em todos eles, na sua unidade e nas suas mútuas relações (p.
O conceito de autonomia em Freire aparece num sentido sócio-político-pedagógico, no qual a educação voltada para o desenvolvimento crítico e ativo, é capaz de oferecer noções de responsabilidade e liberdade, assim a partir da tomada de consciência e de decisões, isto é, da práxis que leva à libertação, que é possível ...
Tipos de moral. A moral é classificada de acordo com sua relação com o indivíduo. Nesse sentido, existe uma moral objetiva, que é o conjunto de normas tradicionais colocadas em prática socialmente, e existe uma moral subjetiva, que tem a ver com as decisões internas do próprio indivíduo.
O professor explica que uma decisão ética deve ser autônoma, o que ele define como “dar a si próprio a própria lei”. O ser ético é capaz de medir os prós e contras de uma situação para chegar a uma resolução que ele ache justa.
A moral é um conjunto de normas e princípios que orientam o comportamento humano em sociedade, com o objetivo de promover o bem-estar coletivo e a justiça. A moral foi discutida largamente por filósofos ao longo da história.
Na moralidade autônoma (autonomia = capacidade de governar a si mesmo), o indivíduo adquire consciência moral e os deveres são cumpridos com o reconhecimento de sua necessidade e significação.
Já a moral autônoma caracteriza-se pela colaboração igualitária, onde o respeito mútuo é fator preponderante e onde brotam sentimentos do bem e de responsabilidades. Portanto, as regras são decorrentes de um trabalho cooperativo e dialógico.
Para Piaget (1896- 1980), autonomia significa a capacidade de decidir por si próprio entre o certo e o errado na esfera moral e entre verdade e inverdade na esfera intelectual, levando em conta fatores relevantes, independentemente de recompensa e punição.
A moral é parte da revelação geral de Deus e quando uma pessoa que não segue os ensinamentos da Bíblia faz uma boa ação por puro altruísmo está mostrando que tem uma noção do bem e do mal. Isso mostra a imagem e semelhança a Deus nela, e com isso é possível fazer uma ponte para falar do amor de Jesus para essa pessoa.
Flagston Batista da Cruz (Babaçulândia, 21 de maio de 1993), conhecido artisticamente como Flaguim Moral, é um cantor, compositor e empresário brasileiro de forró de vaquejada.
Podemos dizer que o caráter é a maneira de ser, própria do indi- víduo, mais constantes nuns que noutros, tendo em conta mais par- ticularmente as qualidades mo- rais. Dito de outra maneira, é um cunho mais ou menos constante das qualidades, determinando o comportamento social ou moral do indivíduo.
O conceito de profissional autônomo é definido por um trabalhador que possui habilidades técnicas, manuais ou intelectuais e que decide, assim, executar sua atividade profissional por conta própria, sem vínculo empregatício, assumindo os riscos inerentes ao seu trabalho.
Theodor Adorno, filósofo da Escola de Frankfurt, criticava a indústria cultural e seu impacto na sociedade, argumentando que ela leva à padronização das massas e à perda da capacidade crítica individual. Para Adorno, a cultura deveria resistir à comercialização, promovendo reflexão e autonomia.