Quais são os primeiros sinais do mieloma?
Um dos sinais mais comuns do mieloma múltiplo é a dor nos ossos e nas juntas, especialmente nas costas, costelas e quadris. Essa dor ocorre devido ao acúmulo de células malignas na medula óssea (dentro dos ossos), que afeta a estrutura óssea, podendo resultar até em fraturas.O que é mieloma e o que causa?
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e é o segundo tipo hematológico mais frequente no mundo. Os sintomas incluem cansaço, fraqueza, perda de peso, palidez e piora no funcionamento dos rins. Saiba mais.Quantos anos vive uma pessoa com mieloma?
A sobrevida dos pacientes com mieloma era de 3 anos. Hoje, passa de 10 anos e com uma excelente qualidade de vida.Como fica a pele de quem tem mieloma múltiplo?
As manifestações cutâneas no mieloma múltiplo são raras e, na maioria dos casos, inespecíficas. Os autores descrevem dois doentes com lesões cutâneas distintas – depósitos nodulares de substância amiloide no canal auditivo externo e xantoma plano difuso - que possibilitaram o diagnóstico desta neoplasia hematológica.O que são as "Mil e uma Noites"?
O mieloma é grave?
O mieloma múltiplo pode afetar os ossos, os glóbulos vermelhos e os rins. Também pode afetar a resposta imunológica. A resposta imunológica comprometida pode levar a infecções repetidas ou às vezes graves.Quais são os sinais perigosos?
Sinais de Perigo
- Está muito “molinha” e “caidinha” – movimentando-se menos que o normal.
- Está muito sonolenta, com dificuldade para acordar.
- Convulsão (ataque) ou perda de consciência.
- Dificuldade ou cansaço para respirar ou respiração rápida.
- Não consegue mamar.
- Vomita tudo o que ingere.
O mieloma é maligno?
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer maligno que costuma afetar, de maneira mais frequente, pessoas acima dos 50 anos. A doença pode causar dores ósseas e aumentar a predisposição a infecções, mas a princípio não costuma apresentar sintomas.Como o mieloma múltiplo mata?
A doença pode prejudicar os rins, ocasionando até mesmo uma falha desses órgãos. Segundo o biólogo Fabiano de Abreu, isso ocorre porque as células cancerígenas se multiplicam de forma desordenada e geram impactos prejudiciais ao funcionamento de diversas partes do organismo.Qual a chance de cura do mieloma múltiplo?
O mieloma múltiplo não tem cura.O monitoramento com o especialista será sempre fundamental, mesmo nestes casos.
Como fica a unha de quem tem mieloma?
Infelizmente os tratamentos, especialmente quimioterapia e terapia alvo, podem enfraquecer suas unhas. Você pode notar que elas estão ficando mais secas, descoloridas ou quebrando com mais facilidade. Essas alterações nas suas unhas não são graves e permanecerão por alguns meses após a finalização do tratamento.O que é pior, mieloma ou leucemia?
Já o mieloma é um câncer que ataca a medula óssea, prejudicando a produção de células do sangue. Por fim, a leucemia é um câncer que afeta só as células brancas, causando sua proliferação na corrente sanguínea e aumentando o número de células doentes, que substituem as saudáveis.Onde é a dor do mieloma?
Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais frequentes são: Problemas ósseos. Dor óssea, em qualquer osso, porém mais frequente nas costas, quadris e crânio.Qual o exame que detecta mieloma?
Exame de urina.Provavelmente também será solicitada uma amostra de urina de 24 horas, para que se possa medir a quantidade de proteína presente no mieloma. Esses testes são chamados eletroforese de proteínas na urina (UPEP) e imunofixação da urina.