Microblading é um procedimento semi-permanente para delinear a sobrancelha de forma simétrica ao formato do rosto. A técnica é feita através de pequenas incisões fio a fio, para preencher falhas e remodelar o desenho da sobrancelha.
Pode ser feita nas sobrancelhas, olhos, lábios, couro cabeludo, aréolas, cicatrizes e manchas. Diferente de tatuagem e maquiagem definitiva, a micropigmentação não é permanente e sua duração varia de 6 a 12 meses. Em alguns casos pode durar mais tempo, mas precisa de retoques.
Qual técnica de micropigmentação fica mais natural?
Micropigmentação fio a fio
É uma das técnicas que mais se aproxima do efeito natural. A diferença entre a fio a fio e a fio a fio 3D está no tipo de agulhada usada e na angulação do desenhado do fio.
Enquanto o microblandamento é muito mais preciso e natural, a micropigmentação tem maior durabilidade, mas sua aparência é menos natural. O preço do tratamento microblading nas sobrancelhas ronda normalmente os R$ 1.300.
Ao contrário da micropigmentação tradicional, que utiliza um aparelho elétrico para aplicar os pigmentos na pele, o microblading é feito manualmente, utilizando uma ferramenta especial chamada tebori. O tebori é composto por uma série de microagulhas agrupadas em uma lâmina fina e precisa.
Pelo fato do microblading ser mais invasivo, o procedimento deve ser realizado de forma mais superficial, como consequência, sua durabilidade é menor, de 6 meses a 1 ano. Se comparado à micropigmentação, que dura de 1 a 2 anos, é um prazo bem menor.
Betina Stefanello, dermatologista da SBD, adverte que os adeptos ao tratamento correm o risco de desenvolver alergias à tinta, inflamações, feridas e até infecções de fungos e bactérias. Essas ameaças se tornam mais comuns principalmente se a micropigmentação não for feita de forma adequada.
A absorção do pigmento pelo organismo apresenta características mais marcantes do quinto ao sétimo dia. A pele absorve uma parte da pigmentação e expulsa outra, gerando as famosas casquinhas que não devem ser arrancadas, hein? O ideal é que caiam naturalmente.
O resultado não é imediato. Após o procedimento, a sobrancelha tende a ficar com a coloração mais intensa e a cor real se revela dentro de 20 a 30 dias.
A micropigmentação capilar não envelhece, ela pode ter uma diferenciação entre o estado da pele devido a sua idade e o efeito juvenil que este método oferece. Com o passar do tempo, ela pode desbotar e causar uma enorme mancha de tinta no couro cabeludo.
O tratamento de microblading não é recomendado para pessoas que possuem diabetes, anemia, doenças oncológicas, irritações cutâneas, propensão à formação de quelóides, dificuldade de cicatrização ou hipopigmentação pós inflamatória.
Pode limpar a região com uma gaze e soro fisiológico ou água boricada no primeiro dia. No segundo dia, apenas use o cicatrizante. 02 - O primeiro banho depois do microblading deve ser sem vapor. 03 - Lembre-se de lavar bem as mãos antes de manipular o local e não deixe ninguém pôr a mão nas primeiras duas semanas.
O tebori é tipo uma caneta com uma pequena lâmina formada por agulhas bem pequenas. É um equipamento totalmente manual, com o qual o profissional pega o pigmento e vai aplicando no local desejado.
Essa técnica que consiste em modelar os fios e deixá-los alinhados, têm ganhado cada vez mais adeptos e conquistando o rosto de famosos e anônimos mundo afora. Por unir praticidade e naturalidade, o brow lamination se tornou o queridinho do momento, sendo o desejo de muitas pessoas.
O procedimento de Nanofios para sobrancelhas é uma técnica de micropigmentação que visa criar fios ultrafinos e extremamente naturais, simulando os pelos reais da sobrancelha. É um procedimento ideal para quem deseja corrigir falhas, alinhar o formato ou preencher as sobrancelhas de forma discreta.
O que não pode comer depois da micropigmentação? Alimentação também influência na cicatrização, evitar alimentos gordurosos como chocolate e fritura nesse período. Prefira alimentos saudáveis! Não esqueça de beber muita água para se manter hidratado.
Em relação à atividade sexual, o ideal é esperar pelo menos 48 a 72 horas após o procedimento, desde que você não exponha a área das sobrancelhas ao suor excessivo ou toque durante a relação. Isso ajuda a evitar infecções e irritações.
Infecções bacterianas e virais, como herpes e hepatite, podem ocorrer se os instrumentos utilizados não forem esterilizados corretamente. Outro aspecto a ser considerado é o potencial para resultados insatisfatórios ou assimetria nas sobrancelhas.
Nessa fase, as células do corpo trabalham para 'digerir' o excesso de pigmento, e é comum a sobrancelha parecer mais clara ou até 'sumir' temporariamente.
Quanto tempo leva para cicatrizar a sobrancelha fio a fio?
Em geral, a recuperação básica dura em média 30 dias. Posteriormente, será necessário fazer um retorno para a avaliação da necessidade de retoque – que requer mais 30 dias de recuperação. Os cuidados especialmente nos 5 primeiros dias após a micropigmentação são cruciais e determinantes na boa fixação.