A inalação é ideal para alívio temporário dos sintomas, enquanto a lavagem nasal é mais eficaz na limpeza profunda e na prevenção de problemas respiratórios. Lembre-se, é sempre recomendável buscar orientação médica para determinar a técnica mais adequada ao caso específico.
Inalação e lavagem nasal tem utilidades e finalidades diferentes. É necessário saber como e para quê está sendo feito. ☁️ A inalação umidifica a estrutura respiratória com a névoa, é ótima para aplicar medicação ou soro. 💉 E a lavagem nasal serve para desobstruir os canais nasais, expelindo a secreção.
Após a inalação, o sistema respiratório está ainda mais preparado para a aspiração e a limpeza das vias aéreas. Desse modo, chega o momento de preparar o aspirador nasal, com higienização com água e sabão. Com o material limpo, encha-o com a dose necessária de soro fisiológico recomendada pelo médico.
Não. Somente a lavagem nasal consegue remover as secreções do nariz de forma eficaz. A nebulização, por sua vez, promove a umidificação das vias aéreas, além de ajudar na administração de certos medicamentos.
Nebulização ou lavagem nasal? Um dispensa o outro?
A nebulização pode desentupir o nariz?
A nebulização é um procedimento que auxilia a desentupir as vias aéreas. Para isso, é preciso inalar um vapor – que pode conter soro fisiológico junto a medicamentos. Desta maneira, é possível umidificar o canal da respiração e, assim, liberar as vias aéreas.
O banho com água morna, ou quente, produz vapor que, ao ser respirado pelo bebê, ajuda a fluidificar e eliminar as secreções que estão no nariz. Uma boa dica é fechar a porta do banheiro para acumular o máximo de vapor possível.
O que é mais eficaz, nebulização ou lavagem nasal?
A inalação é ideal para alívio temporário dos sintomas, enquanto a lavagem nasal é mais eficaz na limpeza profunda e na prevenção de problemas respiratórios.
“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.
Essa técnica simples e eficaz consiste na aspiração da solução fisiológica pelas vias aéreas, proporcionando diversos benefícios à saúde respiratória. Ao hidratar, umedecer e limpar as vias respiratórias, a inalação com solução fisiológica auxilia na prevenção de infecções, alergias e outros problemas respiratórios.
Onde apertar para desentupir o nariz em 3 segundos?
De dentro para fora, aperte por 3 segundos os cantos do nariz gentilmente com o indicador, subindo o movimento em direção às orelhas e fazendo fricções circulares ao redor da cavidade dos olhos. Faça cerca de 20 círculos em cada direção. O muco começará a escorrer.
Por que o otorrino recomenda lavagem nasal todos os dias?
Por que o otorrino recomenda a lavagem nasal? O otorrino muitas vezes recomenda a prática da lavagem nasal diária como um meio eficaz de alívio e tratamento para diversos sintomas incômodos. Entre eles, estão a congestão nasal, coriza persistente, espirros frequentes e dores de cabeça que tanto nos afligem.
É normal ficar com o nariz entupido depois da lavagem nasal?
A otorrinolaringologista afirma que se um paciente sofre com o quadro de nariz entupido e não apresenta melhoras após as lavagens ou se o incômodo vem acompanhado de outros sintomas como febre e dores de cabeça, a melhor alternativa é procurar um especialista.
Se o soro não sair pela outra narina, pode ser que o dispositivo não esteja encaixado corretamente (pode estar em direção ao septo, por exemplo) ou que o nariz esteja muito carregado. Se esse for o caso, tente pela outra narina.
E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos. E, para manter a criança entretida nesse período, atente-se às nossas dicas no próximo tópico.
Existe risco de o soro da lavagem ir parar no pulmão?” O soro usado na lavagem nasal não vai para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente.
⚠️ O soro gelado pode piorar a obstrução e causar broncoespasmos, então para a nebulização o soro deve estar em temperatura ambiente ou morno. 💎 Como usar: 10 segundos no microondas ou deixe um tempo fora da geladeira antes de usá-lo (retire somente a quantidade que for usar) ou aqueça com as mãos.
É perigoso fazer lavagem nasal? Se não aplicada corretamente, a lavagem nasal pode causar ardência nas narinas e aumentar o risco de dor de ouvido, mas isso não deve impedir os pais de fazê-la nas crianças.
Segundo a médica Débora Manzione Passos, a inalação com soro fisiológico promove a fluidificação da secreção, desobstruindo o nariz e permitindo uma respiração mais confortável. Nos casos mais severos, como asma e bronquite, apenas o soro não é suficiente, sendo prescrito o uso de broncodilatadores.
2. Risco de Aspiração: Se a criança estiver dormindo, especialmente se estiver deitada, há um risco aumentado de aspiração, que é a entrada de medicamento líquido nas vias aéreas, podendo causar tosse, engasgo ou, em casos graves, pneumonia aspirativa. 3.
Para aliviar os sintomas e prevenir infecções virais, a lavagem nasal correta tem se destacado como uma prática eficaz. Ao descongestionar o nariz e eliminar o excesso de secreção, a limpeza com soro fisiológico proporciona maior conforto respiratório e ajuda na hidratação da mucosa nasal.
Com todo o cuidado, coloque a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança. Agora desaperte o bulbo para que o vácuo sugue a secreção. Retire o aspirador da narina e em seguida aperte bem num lenço de papel ou na pia para retirar o catarro.
Germes presentes na água morna podem causar até infecção cerebral, por isso é preciso ter cuidado com o produto empregado na limpeza das vias aéreas. Com a chegada da primavera, a estação da polinização, doenças respiratórias características como a rinite tendem a aflorar.