Maracujá-do-mato ou maracujá da Caatinga Trata-se de uma espécie trepadeira perene que ocorre no Cerrado e na Caatinga, bastante resistente a períodos de seca.
Qual a diferença entre maracujá e maracujá do mato?
Rico em potássio, ferro, cálcio e vitamina C, o maracujá do mato, uma variação da fruta do maracujá que apresenta peculiaridades como na cor da polpa e da casca, além de ter cheiro e sabor diferenciados, tem sido o alvo de pesquisadores em Petrolina, no Sertão pernambucano.
O maracujá do mato é uma fruta popular na região semiárida. Entretanto, essa espécie é explorada, basicamente, para subsistência e de forma extrativista, sendo utilizada na alimentação dos animais silvestres e no suprimento de vitamina C do sertanejo (Araújo 2002).
Sua casca é esverdeada e sua polpa branca, onde se escondem dezenas de sementes. O sabor da polpa é mais marcante em termos de doçura, mas também de acidez, do que o maracujá comum, além de ser extremamente aromático. Sua flor é belíssima e muito delicada, além de exalar um aroma adocicado que atrai as abelhas.
Flor de Maracujá: conheça mais sobre esta planta exótica
A flor é usada em várias culturas para preparar chás e infusões medicinais. Cultivo ornamental: além de seu papel na produção de frutos, a flor também é cultivada por sua beleza ornamental em jardins e paisagens tropicais.
Quais são os benefícios do chá de maracujá-do-mato?
O chá de maracujá tem sabor relaxante e, de fácil preparação, pode ser preparado em casa e incluído na rotina de alimentação saudável. É que, além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá tem efeito relaxador, ajuda no combate à insônia e à ansiedade e tem outros benefícios para a saúde física e mental.
Dica: um truque para saber se o maracujá está maduro e perfeito para ser usado é se ele aguenta uma leve pressão na casca. Com os dedos, dê uma leve apertada no maracujá, se ele romper ou estiver super-rígido não compre. Ele deve segurar a pressão, mas cedendo bem de leve. Faça diversas receitas com o maracujá!
As flores são vistosas, com tonalidades de lilás, vinho e verde. Seu fruto é de casca esverdeada, mesmo quando maduro, e a polpa é branca, com muitas sementes.
Quem tem pressão alta pode tomar suco de maracujá do mato?
O suchá de maracujá é um excelente remédio caseiro para quem sofre de pressão alta, pois além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá contém bastante cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.
O maracujazeiro pode ser plantado no período de agosto a março. Entretanto, nessas regiões, a maior eficiência econômica do pomar é obtida com o plantio realizado nos meses de janeiro a março (plantio de verão) ou em agosto/setembro (plantio de inverno).
quadrangularis L.,(maracujá-açú) são venenosas e tem um princípio ativo a Passiflorine, que em pequenas doses é anti-helmíntico, porém, em grandes doses é vomitivo, produz convulsões, paralisia e morte.
O araçá é uma planta da família Myrtaceae, mesma família da jabuticaba e da goiaba. O fruto do araçá pode ser consumido in natura e é rico em vitamina C. Ouça o texto abaixo! Araçá é um nome popular utilizado em referência a algumas espécies pertencentes ao gênero Psidium, o qual está incluído na família Myrtaceae.
Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”.
De origem tupi 'planta que tem olhos', o araçá tem forte semelhança com a goiaba e é uma fruta típica do estado. Seu gosto doce e ácido encanta paladares na região e é consumido in natura ou na produção de receitas como sorvetes, sucos, doces, geleias, licores e outras.
Geralmente, este tipo de fruta pode ser retirado do pé ainda verde, uma vez que o processo de amadurecimento continua a ser realizado. Para retardar o amadurecimento e garantir maior durabilidade das frutas climatéricas, uma das estratégias adotadas é armazená-las em ambientes mais frios.
Quanto tempo demora para um pé de maracujá dar frutos?
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
Vale ressaltar que no inverno algumas frutas têm entressafra (período entre uma safra e outra), como maracujá, mamão papaia, melancia, melão, banana e manga. Assim, esse período, de acordo com Matheus Peçanha, economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), faz com que o preço das frutas aumente.
O cultivo do maracujá, como polinização, plantio, adubação, é todo feito de forma manual, o que requer muita mão-de-obra. O custo para plantar um hectare, em média, ultrapassa os R$ 17 mil.