Logun-Edé, chamado geralmente apenas de Logun, é o ponto de encontro entre os rios e as florestas, as barrancas, beiras de rios, e também o vapor fino sobre as lagoas, que se espalha nos dias quentes pelas florestas.
Nota de escopo: Regiões específicas mapeadas dentro de um GENOMA. Loci gênicos são geralmente identificados com uma notação abreviada que indica o número do cromossomo e a posição de uma determinada banda no braço P ou no braço Q do cromossomo em que foram encontrados.
Diz-se que odeia mentira e confere aos sacerdotes dons psíquicos e êxito na feitiçaria, pois este é um exímio feiticeiro, caçador e orixá encantado, sendo o único Aboró (orixá masculino), a ter afinidade com as mães-ancestrais - as temidas Iami.
Dica 3 para melhorar a memória: Método de loci (lugar)
Qual santo católico representa Logun Edé?
Logun Edé e São Miguel Arcanjo: Logun Edé é associado à beleza, à riqueza, à abundância e ao encanto. São Miguel Arcanjo, por sua vez, é um arcanjo da tradição cristã frequentemente considerado um líder celestial, um guerreiro e um protetor contra as forças do mal.
Entre suas cores de preferência, predominam o azul-turquesa — relacionado ao pai, Oxóssi — e o dourado — de sua mãe, Oxum. Seus fios de conta costumam ter as duas cores, intercaladas. Logun Edé é o orixá que rege a cantora Anitta, que divulga, há anos, sua devoção pela divindade e relação com o candomblé.
Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).
Segundo a filósofa Djamila Ribeiro “Quando falamos da existência digna, a voz, estamos falando de lócus social”. Isso quer dizer que a fala de determinado indivíduo pertence a uma posição em uma “hierarquia” que se desenvolveu a partir do racismo.
Um indivíduo é homozigoto quando ele possui dois alelos iguais para determinada característica. Como cada célula possui dois alelos iguais para determinada característica, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.
Os filhos de Logun Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objectividade e segurança.
Dizem os mitos que sendo Oxossi e Oxum extremamente vaidosos, não puderam viver juntos, pois competiam pelo prestígio e admiração das pessoas e terminaram separando-se. Ficou combinado entre eles que Logun-Edé viveria seis meses nas águas dos rios com Oxum e seis meses nas matas, com seu pai Oxossi.
Logun Edé Ybain: É um recém nascido Apanan: Todos comem com Exu e Oxossi. Seus fundamentos estão em sua mãe de criação, Oxum Onira, sem ela Logun não caminha. Toda pessoa de Logun tem que assentar Oxum Onira e de Oxum Onira tem que assentar Logun. Assenta-se também Ybualamo, Yponda e Opará.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Logun Edé, sendo filho de Oxóssi e Oxum, herda atributos de ambos, como a habilidade na caça e a prosperidade. Devotos poderiam buscar a proteção de Logun Edé para garantir sucesso na caça ou na pesca, bem como para assegurar abundância e prosperidade em suas vidas.
Ogum: A cor da vela associada a Ogum é o vermelho, simbolizando a força, a coragem, a determinação e a proteção. Ogum é um guerreiro e protetor, sendo reverenciado com velas vermelhas. Oxóssi: A cor da vela associada a Oxóssi é o verde, representando a natureza, a renovação, a cura e a conexão com as matas.
Logun-Edé é uma divindade da família dos olodés( orixás caçadores), filho de Oxum e Odé, e criado por Oyá e Ogun, em alguns itans o verdadeiro pai seria ogun, que deu a oxum o inhame e ela fez o ipeté, chamando todas as oxuns para esse rito, na qual foi agraciada pela gestação.
Além de expor sua rotina como Ekedi --espécie de "braço direito" dos pais ou mães de santo, que dirigem o terreiro quando estão incorporados--, Anitta publicou um longo texto sobre Logun Edé, seu "orixá de cabeça", durante a divulgação da música Aceita, cujo clipe foi lançado nesta terça (14).
Anitta cresceu entre o candomblé, religião de seu pai, Mauro, e de seu irmão Renan, e o catolicismo, de sua mãe, Miriam. Em 2013, ela optou pela religião de matriz africana e passou a frequentar o terreiro de Sérgio Pina de Oxóssi, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.