De acordo com a pediatra Ana Fonseca, entre o quarto e quinto mês seu bebê estará no período denominado lalação. Ele passa a utilizar entonação dando pequenos gritinhos e fazendo brincadeiras com a voz. Essa fase é de extrema importância, pois nela a criança vivencia e reproduz a entonação da fala do adulto.
Na parte social, ela prefere a mãe e, em relação à linguagem, ela já dobra as sílabas, pronunciando sons semelhantes a “mama, baba”, os quais chamamos de polissílabos vogais ou lalação.
Elação deriva do latim elatione- (elevação) e significa «altivez; elevação»: – Essa elação toda deve-se ao facto de ter tirado a melhor nota. Ilação tem origem no latim illatione- (ação de levar) e significa «acção de inferir ou concluir; conclusão»: – Tirei as minhas ilações sobre o tema da aula.
Que ou o que é libidinoso ou sensual; impudico, licencioso. 1 Que provoca ou manifesta lascívia ou sensualidade exagerada; luxurioso, voluptuoso. 2 p us Que é brincalhão ou travesso. ETIMOLOGIA lat lascivus.
Dos 2 a 3 meses de vida, o bebê começa emitir seus primeiros sons (angu, guu, bá), tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala. Ele tenta imitar os sons que capta ao seu redor, nas brincadeiras com os papais.
Em outras palavras, é a capacidade que o indivíduo possui após o amadurecimento do sistema nervoso e cerebral para desenvolver tanto sinapses mentais quanto habilidades motoras.
Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.
Para incentivar a criança, os pais podem colocar brinquedos para que ela busque, fazer brincadeiras de corrida, dançar músicas ou outras ações que incentivem o movimento. Aos 6 meses, as crianças já começam a ter mais sustentação do próprio corpo – conseguem sentar sozinhas, por exemplo.
Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas». Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).
Que transmite com clareza o que pretende dizer e geralmente se comunica usando gestos: pessoa expressiva. Cheia de vigor, de entusiasmo, animação, energia; animada. Que expressa suas ideias com significado, sentido; significativo.
1 Qualidade ou condição de lábil. 2 Med , Psicol Instabilidade emocional; tendência de passar alternadamente e com certa frequência por estados de alegria e de melancolia, por riso ou por choro. ETIMOLOGIA der de lábil+i+dade, como ingl lability.