O nome jundu é de origem indígena, jun'du ou nhun'du, que significa “vegetação rasteira próximo à praia”. O jundu é o nome popular de uma vegetação formada por gramíneas e arbustos que medem até 1,50 m de altura e integra a mata de restinga, ecossistema pertencente ao bioma Mata Atlântica.
A Jundu se conecta à atletas, jogadores e cavaleiros para desenvolver e entregar soluções desenhadas para atender as diferentes necessidades de cada esporte: Beach Tennis, Futevôlei, Golf, e Hipismo.
A Ipomoeapes-caprae é uma espécie componente de um conjunto de vegetação denominada popularmente de Jundu, vegetação com arbustos associados a gramíneas, que está em risco de extinção especificamente na cidade de São Sebastião–SP.
🔹O nome tem origem indígena, de nhun'du e significa "vegetação próxima à orla". O jundu fixa sedimentos arenosos em praias e dunas, sendo que a dispersão de sementes geralmente ocorre por meio do vento.
Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.
Yamandú: O mais importante e poderoso Deus da mitologia tupi-guarani, é a energia que existe além do próprio Universo. Por conta disso, não tem a forma de um homem. Considerado o criador da alma, dos demais seres mitológicos e da natureza, é como um protetor.
A Cyperus esculentus, comummente conhecida como juncinha, é uma planta herbácea, perene e rizomatosa, pertencente à família Ciperáceas e ao tipo fisionómico dos geófitos. Chega a alcançar meio metro de altura, exibe caules glabros, de secção triangular, folhas lineares e inflorescências com espiguetas avermelhadas.
Erva-de-São-João, hipérico (folhas e frutos) Distribuição Geográfica: Nativa do norte da África, América do Sul, Ásia, Austrália, Europa e Nova Zelândia.
Quais são as características da vegetação litorânea?
Podemos classificar as vegetações litorâneas brasileiras em dois principais subtipos: os mangues e as restingas, apresentando também vegetações rasteiras e alguns tipos de gramíneas. Os mangues (ou manguezais) são vegetações encontradas em regiões onde costumam haver o encontro entre as águas dos rios e dos mares.
Na prática, porém, a medida é contada da chamada “linha de jundu”, ou seja, o limite da praia onde se inicia a vegetação natural ou, em sua ausência, onde comece um outro ecossistema.
O jucá é uma planta de origem brasileira que pode ser usada na cicatrização de feridas, para combater hemorragias e para ajudar no tratamento da crise asmática, tosse com catarro, diabetes, diarreia e alergia respiratória.
Contraindicações: Devido às suas propriedades, esta planta não deve ser usada por grávidas ou mulheres a amamentar, assim como pessoas com insuficiência renal ou cardíaca. A chá-de-Java é bem tolerada pelo organismo e, por isso, é pouco comum o surgimento de qualquer efeito colateral.
conhecido popularmente como tapete de oxalá, falso-boldo, Folha-de-oxalá, Boldo, Sete-dores, Boldo nacional, Malva- santa é uma planta da família das Lamiaceae de origem mediterrânea (ALMEIDA, 2011).
Quem tem diabetes pode tomar chá de espinheira santa?
Estudos mostram a indicação popular também como depurativo do sangue e no tratamento de diabetes, problemas no sistema urinário e problemas intestinais.
“A presença de flavonoides nos extratos de jucá confere características anti-inflamatórias; os taninos conferem ação antisséptica e cicatrizante; e as cumarinas são responsáveis pela ação antibacteriana e antifúngica do extrato”, explica Ádria Américo, que desenvolveu o estudo durante o mestrado no PPGBIO.
A jaqueira é a árvore que produz a jaca, um dos maiores frutos comestíveis do mundo. Ouça o texto abaixo! A jaca é um fruto produzido pela jaqueira, uma árvore frutífera que foi introduzida no Brasil.
O jucá (Libidibia ferrea), também conhecido como pau-ferro, é uma árvore amazônica de pequeno porte mas grande potencial. O pó de sua casca é usado como chá pela medicina tradicional da região e para o tratamento de problemas no fígado ou no estômago.
Os indígenas acreditavam ser o deus da criação, o deus da luz. Sua morada seria o sol. Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
O nome Josué tem origem hebraica e é derivado de "Yehoshua", que significa "Yahweh é salvação" ou "Deus é o meu auxílio". Na Bíblia, Josué foi um importante líder religioso e militar do Antigo Testamento, conhecido por suceder Moisés e conduzir o povo de Israel na conquista da Terra Prometida.
"A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", explicou o autor em entrevista à BBC News Brasil. Munduruku pertence ao povo indígena de mesmo nome, que está situado em regiões do Pará, Amazonas e Mato Grosso.