Duas redes se complementam na atenção a pessoas em situação de violência: a Rede Intrassetorial, que envolve os diferentes serviços da área da saúde, e a Rede Intersetorial, que envolve os demais setores com interface nesta atenção.
Intersetorialidade é a integração de diversos setores governamentais e não-governamentais com vistas à solução de problemas complexos cuja característica fundamental é a multidimensionalidade.
A abordagem intersetorial pode privilegiar o interesse público, iniciando um processo de mudança da situação na qual grupos de maior poder de pressão exercem grande influência na ação governamental.
Intersetorialidade: entenda de uma forma bem simples e direta!
O que é articulação intra e intersetorial?
A articulação intra e intersetorial deve buscar a adoção de estratégias que viabilizem a inserção de medidas de promoção e proteção da saúde dos trabalhadores nas políticas, públicas e privadas, mediante a garantia da participação do setor saúde/saúde do trabalhador na definição das políticas setoriais e intersetoriais ...
A intersetorialidade é um dos instrumentos mais utilizados para a efetivação das políticas públicas, e configura-se como um desafio a ser consolidado, uma vez que, apresenta aspectos importantes para a articulação e integração entre as diferentes políticas setoriais.
No campo específico da atenção primária a Ação Intersetorial é definida como um processo de construção compartilhada, entre setores diversos que implica o estabelecimento de co-responsabilidade e co-gestão pela melhoria da qualidade de vida da população (CAMPOS, et al., 2004).
Foi um consenso estabelecer que a intersetorialidade é sinônimo de sinergia, de capacidade de articulação dos diferentes níveis, desde o central ao regional e local, em torno de objetivos nem sempre bem definidos e que, via de regra, estão direcionados à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar das pessoas.
família, parentesco, amizade, vizinhança e trabalho. Em seu conjunto forma uma trama de relações que confere a cada sujeito identidade e sentimento de pertencer.
É também por conta disso que se utilizam as noções de Rede Intrasetorial, ou seja, a Rede de cuidados da própria saúde, e Rede Intersetorial, ou seja, a Rede de cuidados que envolve outras políticas públicas e a sociedade civil.
A constituição de Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs) é uma estratégia centrada na gestão compartilhada, em uma planejamento e execução das ações coletivamente, de forma a atender às necessidades e às demandas locais.
A “Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: Recomendações para Estados e Municípios”, tem por objetivo, prevenir e controlar a obesidade na população brasileira, por meio de ações intersetoriais, promovendo a alimentação adequada e saudável e a prática de atividade física no ambiente que vivemos.
As parcerias intersetoriais são estratégias que podem ser utilizadas por organizações pertencentes aos setores público, privado ou as do terceiro setor, como meio para atingir aos mais diversos objetivos como: desenvolvimento de uma localidade; fortalecimento de um setor; promoção de benefícios para Page 2 a ...
A abordagem intersetorial defende a construção de um trabalho sob uma perspectiva horizontal, através da articulação de vários ramos do conhecimento, possibilitando a geração de novas perspectivas teóricas.
O termo multissetorial refere-se a uma abordagem que envolve a participação de diferentes setores da sociedade em determinadas atividades ou processos.
As ações intersetoriais articuladas e destacadas pelos profissionais foram: reuniões intersetoriais para discussão de casos, elaboração de Projeto Terapêutico Singular com a participação de diversos profissionais de diversos setores (saúde, assistência social, gestores, educação, ONG), que se constituem também como ...
A intersetorialidade representa uma estratégia de gestão baseada na articulação das diferentes áreas que compõem a administração pública. Isso significa planejar ações que integrem educação, saúde, assistência social, transporte, segurança etc.
Qual a importância da atuação multidisciplinar e intersetorial para o cuidado em saúde?
A atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por diferentes profissionais de saúde que complementam a atuação um do outro, possibilita uma assistência mais assertiva e segura para os pacientes. A formação destes times deve ser feita de maneira estratégica para que seja fornecido o melhor serviço possível.
A intersetorialidade representa um princípio da Política Nacional de Atenção Básica no Brasil, ao sinalizar como atribuições de todos os profissionais que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família, o desenvolvimento de ações intersetoriais por meio de parcerias e de recursos na comunidade que possam ...
A portaria define a atuação intersetorial como a articulação entre setores sociais diversos, com vistas ao enfrentamento de problemas complexos que se entrelaçam nas questões relacionadas à saúde e aos contextos de trabalho.
No campo da Saúde, por exemplo, a ideia de práticas intersetoriais está diretamente relacionada com a intervenção sobre os determinantes sociais implicados no processo saúde-adoecimento, como violência, condições de habitação, qualidade do ar e da água, dentre outros.