Interacionismo é a vertente pedagógica a qual acredita que a interação das pessoas com o meio e os objetos é preponderante para a aprendizagem. Dois teóricos são fundamentais para pensarmos sobre as teorias interacionistas. O primeiro é o suíço Jean Piaget.
A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
O que é interacionismo? De acordo com um dos fundadores dessa abordagem pedagógica, o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, o interacionismo é uma prática que traz luz para a importância da interação entre o indivíduo e a cultura para promover o seu desenvolvimento.
O que se entende pela concepção interacionista de aprendizagem?
“Trata-se de uma formação baseada na interação entre o indivíduo com o outro e com o meio, portanto, aponta que fatores orgânicos e ambientais influenciam de alguma forma o desenvolvimento humano, inclusive o educacional.”
Com isso, no ensino interacionista, o professor age como condutor do aprendizado. Por isso, seu papel é ativo em sala de aula, não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem.
Qual é a principal teoria interacionista de Vygotsky?
Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
Sua teoria também é considerada construtivista e interacionista porque o psicólogo nos afirma que a criança se desenvolve e modifica sua aprendizagem à medida em que internaliza experiências externas.
Trata-se de uma formação baseada na interação entre o indivíduo com o outro e com o meio, portanto, aponta que fatores orgânicos e ambientais influenciam de alguma forma o desenvolvimento humano, inclusive o educacional.
O que é a metodologia construtivista-interacionista?
A abordagem construtivista-interacionista é uma teoria educacional que combina elementos do construtivismo e do interacionismo. No construtivismo, destaca-se a ideia de que os alunos constroem ativamente o conhecimento, enquanto o interacionismo enfoca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem.
Como devem ser o professor e o aluno na teoria interacionista?
Nesse sentido, o professor deve mediar à aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente, preparando-os para um espaço de dialogo e interação. Essa teoria permite trabalhar com grupos e técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno.
O nome dessa linha de pesquisa sociopsicológica e sociológica foi cunhado em 1937 por Herbert Blumer, que estabeleceu os pressupostos da abordagem interacionista, através de seus escritos, cuja maioria está reproduzida em sua mais importante publicação – Symbolic Interactionism: Perspective and Method.
Piaget se propôs a construir uma teoria que superasse essas correntes. O presente trabalho objetiva apresentar o caminho escolhido, as experiências realizadas e os conceitos que o pensador formulou, como foi fundamentada a sua teoria e, assim, como surgiu a teoria epistemológica chamada interacionismo.
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem” A revisão da literatura nos mostra importantes reflexões sobre a teoria construtivista de autoria do francês Jean Piaget.
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
E de acordo com Vygotsky (1998) a linguagem é o espaço de interação e consequentemente a interação é o próprio processo de aprendizagem, o que favorece a aprendizagem comunicativa, pois a atividade de discussão estimulará o desenvolvimento oral do aluno.
No ensino construtivista, o professor é um facilitador que enfatiza a exploração e a reflexão, ao invés de apenas fornecer informações. O ensino construtivista também leva em conta a individualidade e as experiências pessoais dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e relevante para eles.
Interaccionistas buscam entender cada indivíduo, e como eles agem dentro da sociedade. Em casos extremos, eles negariam classe como um problema, e gostariam de dizer que não podemos generalizar que toda a gente de uma classe social pensa da mesma maneira.
É aquele que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade.
Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender.
O movimento da Escola Nova surge com um tom crítico ao modelo educacional em voga, considerado autoritário e enciclopedista. Em certa medida, a pedagogia ativista busca realizar as ideias de liberdade que a tradição liberal-burguesa não conseguiu alcançar do ponto de vista prático.
Qual a diferença entre construtivismo e interacionismo?
Ainda que aparentemente conflitantes – o Interacionismo (sociocultural) procura dar conta das cons- truções que os indivíduos elaboram coletivamente, enquanto o Construtivismo busca dar conta da construção das estruturas cognitivas que o indivíduo elabora no decorrer do seu desenvolvimento.
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.
O que é a abordagem construtivista-interacionista?
A abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que todos os alunos entendam as atividades propostas pelo professor (Freire, 1989).
O nome dessa linha de pesquisa sociopsicológica e sociológica foi cunhado em 1937 por Herbert Blumer, que estabeleceu os pressupostos da abordagem interacionista, através de seus escritos, cuja maioria está reproduzida em sua mais importante publicação – Symbolic Interactionism: Perspective and Method.
Piaget se propôs a construir uma teoria que superasse essas correntes. O presente trabalho objetiva apresentar o caminho escolhido, as experiências realizadas e os conceitos que o pensador formulou, como foi fundamentada a sua teoria e, assim, como surgiu a teoria epistemológica chamada interacionismo.