Este índice delimita a velocidade máxima que os pneus podem atingir com segurança. Assim como o índice de carga, o índice de velocidade vem gravado no flanco do pneu. Pneus com alto índice de velocidade são frequentemente encontrados em veículos esportivos que atingem grandes velocidades.
Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu, mas são opcionais, portanto nem sempre aparecem estampadas no pneu. P: Indica que é para carro de passeio (Passenger Car). LT: Indica que é para camioneta (Light Truck).
Um índice de carga de 75, por exemplo, indica que o pneu é apto a suportar o peso de até 387 kg. Já o índice de velocidade é a medida que indica a velocidade máxima que o pneu suporta.
O que significa "48P" no pneu? Neste caso 48, significa que o pneu suporta uma carga máxima de 180 kilos por pneu. Considerando, que o eixo conterá 2 pneus, a capacidade de carga, por eixo será 360 kilos.
Ele possui medidas de 90/90-19 com índice de carga 52 e índice de velocidade P, o que significa que é adequado para motocicletas com peso médio e pode atingir velocidades de até 150 km/h.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.
H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.
A velocidade é uma grandeza física, de símbolo v, definida como o quociente entre o deslocamento escalar de um corpo ( D x) e o intervalo de tempo em que ocorre esse deslocamento ( D t).
O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
O que significa "60P" no pneu? Neste caso 60, significa que o pneu suporta uma carga máxima de 250 kilos por pneu. Considerando, que o eixo conterá 2 pneus, a capacidade de carga, por eixo será 500 kilos.
O que significa um índice de carga de 60 em um pneu?
O índice de carga do pneu é um número atribuído que corresponde ao peso máximo que um pneu pode suportar quando é inflado corretamente. Quanto maior o número do índice de carga do pneu, maior a capacidade de carga.
O índice de velocidade é a medida que revela a velocidade máxima suportada pelo pneu. Ele é indicado por uma letra que varia de L a Y. “Cada letra possui sua respectiva representação de velocidade em km/h. Supondo que um pneu tem índice H, a velocidade máxima que ele aguenta é de 210 km/h”, afirma o docente.
Neste caso, o “58” determina que o pneu suporta uma carga máxima de 236 kg à pressão máxima. O “W” representa a velocidade máxima do pneu quando este se encontra corretamente cheio e é utilizado com carga, neste caso, 270 km/h.