A incongruência é definida como um estado (geralmente desassossegado) em que existe uma discrepância entre o eu, tal como é percebido, e a experiência presente no organismo total (tudo que é potencialmente disponível à consciência, que está ocorrendo no organismo em um dado momento) (Wood, 1983, p. 48).
A incongruência emocional é um termo utilizado na psicologia para descrever a falta de harmonia entre os sentimentos, pensamentos e comportamentos de uma pessoa. É quando existe uma discrepância entre o que a pessoa sente e o que ela expressa ou entre o que ela pensa e o que ela faz.
Segundo Carl Rogers (1980), a congruência é uma das atitudes facilitadoras necessárias para a promoção de uma relação que promove desenvolvimento humano. Ela refere-se ao estado de estar em alinhamento ou harmonia consigo mesmo.
Incongruência é um estado de incerteza, desarmonia ou conflito interno. Geralmente, é acompanhada de inconsistência na comunicação ou aparece também nas mensagens "duplas".
A aceitação positiva incondicional consiste no respeito incondicional, por parte do psicoterapeuta, à individualidade do cliente. A congruência, ou autenticidade, é descrita como o grau de correspondência entre o que o terapeuta experiência e o que comunica ao cliente, sendo ele mesmo na relação terapeutacliente.
Os vários estados afetivos demonstram se uma pessoa demonstra uma expansão do seu afeto ou se o mesmo se encontra restrito (muitas vezes descrito como aplainado ou embotado). Também é importante notar se o afeto está incongruente (por exemplo um indivíduo ri ao invés de chorar quando lhe contam uma notícia triste).
Muitas pessoas só identificam o desequilíbrio emocional quando ele já está em um momento mais intenso, ou seja, alterações graves de humor, crises de choro recorrentes e episódios explosivos, com o sentimento de perda de controle, principalmente frente a fortes pressões.
Então no tipo incongruente aquilo que acontece no mundo é diferente do que aquilo que a agente precisa desejar. O tipo subjetivo é distinto do tipo objetivo. Então a incongruência pode se dar com uma diferença entre o tipo objetivo para mais ou para menos em relação ao tipo subjetivo.
Então, o conceito de self, também chamado de autoconceito e de noção de eu, é a percepção de si e da realidade pela própria pessoa (ROGERS, 1992; ROGERS e KINGET, 1977).
É a liberdade que faz com que o indivíduo se sinta livre para reconhecer e elaborar suas experiências e sentimentos da forma que os entende. Desse modo, ele não se sentirá forçado a negar suas opiniões e modificar sua forma de agir, somente para ser aceito pelas pessoas que são importantes para ele (Rogers, 1974).
A incongruência é definida como um estado (geralmente desassossegado) em que existe uma discrepância entre o eu, tal como é percebido, e a experiência presente no organismo total (tudo que é potencialmente disponível à consciência, que está ocorrendo no organismo em um dado momento) (Wood, 1983, p. 48).
Você já deve estar percebendo que o símbolo ≡ (congruente) funciona de modo parecido ao símbolo = (igual), quer dizer, muitas das manipulações que fazemos com equações podem ser feitas com o sinal de congruência. Abaixo, estão outras dessas propriedades e os equivalentes a elas em equações.
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções.
Os quatro casos principais de congruência são LLL, LAL, ALA e LAA. LLL: Três lados de um triângulo são iguais aos três lados de outro triângulo. LAL: Dois lados e o ângulo entre eles em um triângulo são iguais aos de outro triângulo.
A Incoerência textual ocorre justamente no momento em que se tem um texto com um conjunto de palavras que não tem um sentido, dificultando a sua compreensão. Cada palavra escrita tem que seguir o sentido do texto.
1 Falta de coerência. 2 Falta de lógica; ausência de ligação entre ideias, fatos e ações. 3 Falta de harmonia de algo com relação à finalidade a que se destina; desarmonia.