Hiato é um encontro vocálico. Ele ocorre quando duas vogais ficam uma ao lado da outra em uma palavra, mas pertencem a sílabas diferentes. Veja alguns exemplos: Ba-ú
De acordo com a linguística, é o encontro de duas vogais na palavra, mas na separação silábica elas ficam separadas. De acordo com a reforma ortográfica não se acentua mais o hiato oo(s) no final das palavras. Exemplo: voo(s), perdoo, abençoo.
Um ditongo está em uma palavra que possui ao menos uma sílaba com duas vogais, ou melhor, com uma vogal e uma semivogal. De modo que, quando pronunciamos a sílaba da palavra, reproduzimos o som das duas vogais de uma só vez. Já um hiato, possui o encontro de duas vogais, porém, em sílabas diferentes.
Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.
Conheça as diferenças entre os três tipos de encontros vocálicos: Ditongo: é a união de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Assim, enquanto no hiato as vogais são separadas, no ditongo elas ficam na mesma sílaba que a semivogal. Exemplo: pa-ís (hiato), pais (ditongo), i-a-te (hiato), herói (ditongo).
Para identificar um hiato, observe se duas vogais estão lado a lado na palavra. Em seguida, veja se elas pertencem a sílabas diferentes, ou seja, se cada vogal é pronunciada de maneira individual. Se isso ocorrer, há um hiato.
Tendo em consideração que a palavra "Rainha" tem a divisão silábica "ra-i-nha", não deveria então a palavra ser acentuada no “i” com acento agudo? Na ausência deste, parece-me que somos levados a ler rai-nha.
As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).
Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.
O tritongo é um encontro vocálico e consiste na união entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, nessa ordem. Por exemplo, o termo “averiguei” apresenta o tritongo “-uei”, composto pela semivogal “u”, a vogal “e” e a semivogal “i”. Note também que o tritongo não pode ser separado: “a-ve-ri-guei”.
A palavra sol é um monossílabo (tem uma única sílaba), razão pela qual não pode haver qualquer separação para efeitos de translineação. As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru–a e lu–a.