Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) e Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) Essa é outra forma de diagnosticar os diferentes tipos de anemia. Com a HCM, é possível identificar a concentração total de hemoglobina no sangue, através da análise de tamanho e da coloração das hemácias.
Quando os valores estão acima de 34 picogramas no adulto, isso indica hipercromia, de forma que a hemácia fica mais escura que o normal devido à grande quantidade de hemoglobina por hemácia, o que pode acontecer devido ao consumo elevador de álcool, uso de alguns medicamentos ou alterações de tireoide.
O que significa HCM baixo? Um nível baixo de HCM pode ser um sinal de anemia hipocrômica, condição que se desenvolve quando não há hemoglobina suficiente no sangue. A falta de ferro é uma causa comum da doença.
O valor médio da HCM em homens foi de 29,8 pg (limites: 26,9–32,6) e nas mulheres de 29,4 pg (limites: 26,3–32,4). A CHCM em homens foi 32,6 g/ dL (limites: 30,6–34,6) e entre as mulheres 32,4 g/dL (limites: 30,5–34,3).
A HCM é o reflexo da massa de hemoglobina. A Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) reflete a concentração de hemoglobina dentro de uma hemácia. Com os valores de HCM e CHCM, identifica-se a quantidade de hemoglobina dentro da hemácia (hipocromia, normocromia e hipercromia).
HCM Baixa ou Alta no Hemograma | Hemoglobina Corpuscular Média | Índices Hematimétricos
Qual a função do HCM?
O HCM (Human Capital Management, Gerenciamento de Capital Humano) transforma as funções administrativas tradicionais dos departamentos de recursos humanos (RH): recrutamento, treinamento, folha de pagamento, remuneração e gerenciamento de desempenho em oportunidades para impulsionar o envolvimento, a produtividade e o ...
Hemoglobina corpuscular média (HCM) ou hemoglobina globular média (HGM), também referida como MCH (do inglês Mean Corpuscolar Hemoglobin), em um hemograma, é a quantidade média de hemoglobina (hb) presente nas hemácias. É parte de um exame das células sanguíneas e serve para identificar o tipo e causa da anemia.
Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): Este índice indica a quantidade média de hemoglobina por eritrócito e avalia a coloração das hemácias, classificando-as como hipocrômicas e normocrômicas. Valores reduzidos de HCM indicam hipocromia. O HCM é calculado pela fórmula: HCM = Hgb/Eritrócitos X 10.
O valor normal das plaquetas normal deve estar entre 150.000 a 450.000/ mm³ de sangue. As plaquetas elevadas são preocupantes pois podem causar coágulos e trombos sanguíneos, havendo risco de trombose e embolia pulmonar, por exemplo. Já quando estão reduzidas, podem aumentar o risco de sangramentos.
Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.
Frutas: bananas e uvas estão no topo da lista, seguidos por os figos. Estas três frutas são deliciosas, podem ser consumidas em diversas receitas e sobremesas e incrementam a quantidade de ferro e hemoglobina no organismo. Outros alimentos e complementos: tofu, cevada, linhaça, leite e água.
Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.
VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva; VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia; VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.
↓ Valores baixos de CHCM sugerem quadros de anemia, insuficiência cardíaca, hipotireodismo ou interação medicamentosa. ↑ Valores altos de CHCM estão relacionados a um consumo elevado de álcool ou problemas na glândula tireoide.
Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) e Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) Essa é outra forma de diagnosticar os diferentes tipos de anemia. Com a HCM, é possível identificar a concentração total de hemoglobina no sangue, através da análise de tamanho e da coloração das hemácias.
O que dá alterado no hemograma quando está com câncer?
Em pacientes com câncer, algumas alterações no hemograma são mais comuns e podem indicar a presença da doença. Entre essas alterações, destacam-se a anemia, a leucopenia (diminuição na contagem de glóbulos brancos) e a trombocitopenia (diminuição na contagem de plaquetas).
Os exames de sorologia também são comuns na avaliação da imunidade. A análise é feita a partir do líquido separado do sangue após a coagulação (soro). Com esse estudo, é possível identificar as imunoglobulinas das classes IgM e IgG, específicas para determinado antígeno que o indivíduo foi previamente exposto.
O exame VHS (Velocidade de Hemossedimentação) pode ser um grande aliado no diagnóstico de diversas infecções e doenças. Com uma pequena amostra de sangue é possível identificar alterações que podem indicar um estado inflamatório no corpo.
Todos que atuam em laboratório sabe que o HCM é a sigla que representa a Hemoglobina Corpuscular Média e seu valor de normalidade situa-se entre 27 e 32 pg (picogramas), tanto para homem e mulher, quanto para criança e adulto.
O CHCM alto pode ser sinal de alterações no funcionamento da tireoide, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou esferocitose hereditária, que é um tipo de anemia hemolítica em que as hemácias ficam mais arrendondadas e podem concentrar mais quantidade de hemoglobina.
Em homens e mulheres, o valor adequado de bastonetes é entre 0 a 800 ml/µL. Em crianças de 6 meses a 6 anos, os níveis normais de bastonetes são de até 300 ml/µL. Já em crianças a partir de 13 anos, os valores normais variam de 0 a 1000 ml/µL de bastonetes no sangue.