H3C é a fórmula molecular do metano, que é um hidrocarboneto simples composto por um átomo de carbono (C) e três átomos de hidrogênio (H). Na verdade, a fórmula correta do metano é CH₄.
Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam.
O trítio, também conhecido como trício, do latim tritium, é um raro isótopo do hidrogênio, (representado por 3H), e de abundância vestigial. Seu núcleo atômico contém 1 próton e 2 nêutrons. É um isótopo radioativo que apresenta uma meia-vida de 12,32 ± 0,02 anos.
Metil, metila ou (em Portugal) metilo é um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogênios devido à tetravalência do carbono. É derivado do metano e apresenta formula CH3- .
Ambas as formas são equivalentes e são representações do grupo metil. A representação mais comum, no entanto, é a forma . Porém, em alguns casos, na indicação de uma fórmula estrutural plana, costuma-se representar o grupo metil mais à esquerda como .
O carbono é classificado como um não metal e possui a capacidade de formar quatro ligações covalentes. Pode ser classificado como primário, secundário, terciário e quaternário. Pode ser classificado como saturado na ligação simples ou como insaturado na ligação dupla ou na ligação tripla.
Recebe o nome de hidrogênio ionizável todos os átomos presentes em molécula de um ácido orgânico ou inorgânico que, quando presentes em água, dão origem ao cátion hidrônio que é representado por H+ ou por H3O+.
O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.
Qual a diferença entre hidrocarboneto saturado e insaturado?
Os compostos saturados são aqueles que possuem somente ligações simples entre os carbonos em sua estrutura. Quando há, no mínimo, uma ligação dupla ou tripla entre carbonos, dizemos que o composto é insaturado.
A classificação das cadeias carbônicas apresenta quatro formas básicas: normais ou ramificadas, abertas ou fechadas, saturadas ou insaturadas, homogêneas ou heterogêneas. As cadeias carbônicas também possuem um sistema próprio de classificação.
O nome do composto H₃C – CH₃ é etano. H₃C – CH₃ é a fórmula semievoluída. O etano é um hidrocarboneto alcano alifático com dois átomos de carbono, a sua fórmula C₂H₆.
Em química, uma hidroxila ou hidroxilo (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH• e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.
O prefixo nor- indica que ela é um homólogo da epinefrina, com menos 1 carbono. Esta alteração ocorre no grupamento NH2, que na epinefrina aparece como HN-CH3. Seu isômero natural é o L(-)-(R)-noradrenalina.
Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula C6H5. É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol C6H5OH.