Para que serve a GIA ST?
A GIA-ST é um documento importante para a tributação do ICMS que deve ser apresentada pelos contribuintes substitutos tributários que estejam em outra unidade da Federação. Possui a função de informar o resumo mensal das operações de substituição tributária à Secretária da Fazenda.Quando devo entregar a GIA ST?
ATENÇÃO! Até a referência Junho/25 a entrega da GIA-ST continua sendo obrigatória. Fique atento às nossas comunicações!O que é GIA e para que serve?
O programa é a ferramenta utilizada para preenchimento da Guia de Informação e Apuração – GIA, documento oficial que contém todas as operações dos contribuintes do ICMS recolhidos junto ao Estado de São Paulo, além de apurar o valor devido.O que é GIA ST Nacional?
GIA ST Nacional - Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária.GIA ST versus EFD - Devo entregar o arquivo da EFD para outra UF?
Quem é obrigado a GIA ST?
Com a medida, a partir de julho de 2025, a Sefaz-SP passará a dispensar da entrega da Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária (GIA-ST) todos os contribuintes de outros Estados que possuam inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado de São Paulo.Como gerar a GIA ST?
Como gerar a GIA ST - Substituição Tributária?
- Acesse o menu Arquivos > Acumuladores;
- Verifique se você já possui um acumulador para operação. ...
- Na guia Impostos, verifique se você possui o imposto '9–SUBTRI' e '145-DIFAL-NC' informado; ...
- Clique no botão [Gravar] para concluir.
Quem precisa declarar GIA?
O envio de GIA é permitido apenas a usuários do PFE - Posto Fiscal Eletrônico que sejam contribuintes ou contabilistas vinculados à IE da declaração no CADESP - Cadastro de Contribuintes de ICMS.Qual é o benefício da GIA?
A chia possui grandes quantidades de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras e proteínas que protegem o organismo de doenças cardiovasculares. O ômega 3, por exemplo, ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos e evita a hipertensão, de acordo com um estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Como devo lançar o ICMS-ST na GIA?
O contribuinte deverá preencher as abas “Apuração do ICMS” e “Apuração do ICMS-ST-11” da GIA no lançamento doa valores referentes às operações provenientes de outro Estado, quando houver o recolhimento antecipado do imposto nos termos do artigo 426-A do RICMS/2000.Onde consultar GIA-ST?
Os contribuintes poderão consultar os valores totais dos créditos ou débitos informados nas declarações GIA-ST Nacional, além dos recolhimentos efetuados e eventuais pendências, através do PFE – Posto Fiscal Eletrônico, em: Serviços>>Serviços Eletrônicos (Realizar Login)>>Conta Fiscal.O que é inscrição ST?
Inscrição Estadual do Substituto Tributário (IE ST)Quem é obrigada a entregar GIA?
Obrigatoriedade:Durante toda a Fase de Transição, as entregas da GIA e da EFD continuarão obrigatórias para todos os contribuintes.
Qual o valor da taxa para substituição de GIA?
Taxa anual de serviços eletrônicos em vigência (prevista no artigo 32 da Lei, e no valor de 12 UFESP's - correspondente a R$ 444,24 em 2025).Quais estados dispensaram a GIA-ST?
Destaques
- Governo do Estado de Alagoas dispensa GIA/ST. (13/07/2020) ...
- Governo do Estado de São Paulo amplia Projeto de Eliminação da GIA. (19/08/2019) ...
- Governo do Distrito Federal dispensa LFE. (06/06/2019) ...
- Governo do Estado do Rio de Janeiro dispensa a GIA-ICMS. (22/05/2019)
Como instalar GIA-ST?
Emitir Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária (GIA-ST)
- Acessar o endereço indicado.
- Escolher a versão de sua preferência.
- Realizar download e instalação do programa GIA-ST.
- Realizar a emissão da GIA-ST.