Quais são os sintomas da gagueira emocional?
Os principais sintomas que podem ser percebidos em pessoas com gagueira são:
- Utilização de interjeições;
- Sons prolongados;
- Nervosismo e ansiedade na construção de palavras e sons;
- Ansiedade no começo de discursos;
- Movimentos involuntários, como tremores faciais, por exemplo;
- Diminuição da capacidade de se comunicar.
O que é gagueira emocional?
É caracterizada principalmente pela presença de bloqueios, repetições e prolongamentos da fala. O problema afeta a fluência e a comunicação, e é tratada pela ciência como uma disfunção causada por vários fatores, entre eles genéticos, sociais e psicológicos.A gagueira é um distúrbio psicológico?
1) A gagueira é psicológica? Não. Embora ainda se encontre disseminada a noção de senso comum de que a gagueira seja um distúrbio psicológico, tal concepção é inadequada.Como a psicologia explica a gagueira?
Quando se fala em gagueira, essa pergunta é muito comum e tem uma explicação simples. Isso ocorre porque, ao falar,a pessoa pode usar duas regiões cerebrais distintas. Há um circuito cerebral responsável pela fala espontânea ou proposicional e outro associado a uma fala pré-programada ou mediada por estímulos externos.O que é Gagueira Psicogênica?
Quem é gago tem o que?
Pessoas com gagueira possuem a fala trabalhosa, e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea. Alguns sons demoram mais para serem ditos, interferindo na fluência que representa a suavidade e facilidade com que os sons, sílabas, palavras e frases são produzidos ao longo da fala.Quais são os tratamentos para gagueira emocional em adultos?
De acordo com Instituto Brasileiro de Fluência, a gagueira comumente surge na infância e pode persistir até a fase adulta. Diversos sentimentos, como a ansiedade, o receio e a vergonha, podem fazer com que a gagueira emocional se torne ainda mais séria por causa de uma reação de congelamento que geram na pessoa.O que é gagueira por trauma?
Além disso, é importante destacar que os fatores emocionais (psicológico) podem ser agravantes, mas não os causadores da gagueira. O que pode acontecer é a criança ter fatores de risco não aparentes para o distúrbio e ao passar por um impacto emocional forte, começar a gaguejar.Quais são os dois tipos de gagueira?
Caracteriza-se por repetições de palavras, sílabas ou sons, por prolongamentos, bloqueios e pausas longas. Atualmente são reconhecidos dois tipos: a adquirida (neurogênica), associada com distúrbios neurológicos como traumatismo craniano e Acidente Vascular Cerebral (AVC); e a do desenvolvimento, tipo mais comum.O que é taquilalia em psicologia?
A taquilalia é caracterizada por uma taxa de articulação (velocidade de fala) elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Não ocorre aumento significativo no número de hesitações/disfluências comuns ou gaguejadas.O que desencadeia a gagueira?
Fatores de risco como existência de outros familiares com gagueira, sexo masculino, complicações durante o parto, traumatismos, dentre outros, também indicam que deve ser dada atenção especial à criança que gagueja. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados obtidos.Porque a ansiedade causa gagueira?
Os resultados deste estudo sugerem que a ansiedade generalizada e o temor diante de situações de comunicação não estão associados com a gagueira infantil; portanto, é improvável que a ansiedade seja uma causa fundamental da gagueira, afirmou Bianca.O que é gagueira psicogênica?
A gagueira neurogênica, ou adquirida, acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática. A gagueira psicogênica é causada por algum evento psicológico identificável (traumático ou conflito emocional), ou é associada aos quadros psiquiátricos.Quais são os primeiros sinais de gagueira?
São considerados sinais e sintomas da gagueira:
- Repetição ou prolongamento de sons e sílabas;
- Dificuldade para iniciar uma palavra ou frase;
- Bloqueio de sons;
- Uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras, como “um”, “am”,”então”, “assim”, “aaah”, “né”;
- Simplificação de frases;
O que é bloqueio na fala?
A afasia é um distúrbio da comunicação adquirido que interfere na capacidade de processamento da linguagem, sem afetar a inteligência. Prejudica a fala e a compreensão de outras pessoas e, em muitos casos, também compromete a leitura e a escrita.Por que eu gaguejo quando fico nervoso?
A gagueira pode ser uma reação episódica ao estresse. A pessoa gagueja porque está sob tensão, falando em público ou enfrentando uma situação de perigo, por exemplo. Seu corpo está envolvido na ação como um todo: ela transpira, treme, tem taquicardia.Qual a diferença entre gagueira e disfluência?
Uma importante diferença qualitativa é o tipo de unidade lingüística na qual as disfluências ocorrem: fones e sílabas na gagueira infantil, enquanto na disfluência comum trata-se da palavra inteira, sintagma e/ ou sentença, principalmente 1,3,4,10,14-16.O que gera a gagueira?
Como a gagueira envolve principalmente a falta de fluência da fala, é provável que déficits neurais nas regiões cerebrais responsáveis pela produção da fala sejam a causa do distúrbio.Porque comecei a gaguejar?
Possíveis causasFatores emocionais, como nervosismo e insegurança para falar; Fatores físicos, como pouco desenvolvimento dos músculos da fala; Genética, de forma que filhos de pessoas com gagueira tem mais chance de desenvolver essa alteração; Alterações neurológicas.
O que é disfemia em psicologia?
A gagueira, também conhecida como disfemia, é um distúrbio de comunicação que se manifesta por meio de repetições, prolongamentos ou bloqueios na fala. Essas interrupções podem ocorrer em sons, sílabas ou palavras, impactando a fluidez e a velocidade do discurso.Qual doença causa gagueira?
Para ser mais exato, a gagueira é um sintoma, não uma doença; mas o termo gagueira normalmente é usado para se referir a ambos, desordem e sintoma. A gagueira do desenvolvimento surge antes da puberdade, geralmente entre dois e cinco anos de idade, sem dano cerebral aparente ou outra causa conhecida (idiopática).O que é gagueira neurogênica?
A gagueira neurogênica é a disfluência adquirida, ela se apresenta em pessoas que não tinham o problema, mas passaram a ter por causa de algum comprometimento no sistema nervoso central. Através de um (AVC), por exemplo, por meio de acidentes com a cabeça, ou uma lesão no cérebro que pode ter afetado a fala.Existe cirurgia para gagueira?
Atualmente, não existe uma cura definitiva para a gagueira, mas há tratamentos eficazes que podem ajudar a gerenciar e reduzir os sintomas. O tratamento é geralmente multidisciplinar, envolvendo fonoaudiólogos, psicólogos e, em alguns casos, neurologistas.Como lidar com uma pessoa gaga?
Algumas dicas de como ajudar:Não dê atenção à criança só quando ela gagueja. Mantenha contato de olho natural enquanto a criança está falando (não fique olhando para a boca da criança). Mantenha a conversa sem criticá-la ou corrigi-la. Não fale para a criança parar de gaguejar (as rupturas de fala são involuntárias).