Bebê com gases de madrugada A aerofagia em bebês é o processo de engolir ar ou corrente de ar. Nos bebês a aerofagia pode ocorrer ao se alimentar, ao chorar, ou quando chupam dedos ou chupeta. Geralmente esse processo ocasionará gases no estômago do bebe os quais são em sua maioria eliminados através do arroto.
Isso faz parte do desenvolvimento normal. - **Preocupação Comum**: Praticamente todas as mães de bebês pequenos se preocupam com a quantidade de gases e o som alto dos puns, mas isso é uma característica natural dos bebês.
O gases no bebê são um problema muito comum e que normalmente surgem duas semanas após o nascimento, porque o sistema digestivo ainda está em processo de desenvolvimento. No entanto é possível evitar ou diminuir a formação de gases, prevenindo o surgimento das cólicas, que normalmente acompanham os gases.
Os sintomas de gases em bebês podem incluir choro excessivo, irritabilidade, dificuldade para dormir e movimentos inquietos. Identificar esses sinais pode ajudar a determinar se os gases são a causa do desconforto do seu bebê.
Os gases no período da madrugada no bebê podem estar relacionados tanto à gases no estômago, devido à ingestão de ar pela boca seja enquanto está chorando ou enquanto mama ou quanto à gases no instestino, possivelmente devido à um excesso de alimentação ou até mesmo uma constipação do bebê.
Ondas Alfa 963hz Curam Todo o Corpo em 4 Minutos | Ativação instantânea, ajuste perfeito do corpo
Como saber se é gases ou disquesia?
É cólica ou disquesia? Acompanhado dos gases já foi possível perceber que seu bebê “parece estar sentindo dor para evacuar” ou “antes de evacuar ele se contorce muito”? Tudo isso, acompanhado de fezes amolecidas e alguns dias sem evacuar. Bom, isso pode ser um sinal de que seu bebê tem disquesia.
Trata-se de um Distúrbio Funcional Gastrointestinal conhecido como Disquesia, que é decorrente de imaturidade e incoordenação na evacuação. Durante o episódio o bebê faz força para evacuar, pode ficar vermelho, chorar e gemer. Tende a se resolver após eliminação de fezes pastosas.
Qual a melhor posição para o bebê dormir quando está com gases?
Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.
Não existe remédio para a disquesia em bebê. Isso porque essa condição passa naturalmente quando o bebê aprende a evacuar normalmente. Além disso, o uso de supositórios, laxantes ou estimulação retal não são recomendados, já que impedem o aprendizado da coordenação do ato de evacuar pelo bebê.
Os alimentos mais citados como causadores de cólica no bebê são o feijão e o brócolis, por exemplo, porque geram gases, mas isso fica apenas no intestino da mãe, não chega até o sangue, logo não gera efeito nenhum no bebê — esclarece.
Sim, é normal um bebê de 4 meses que mama exclusivamente no peito soltar muitos puns e demorar até 7 dias para evacuar. O leite materno é tão bem absorvido que sobram poucos resíduos para formar fezes, e o sistema digestivo deles ainda está amadurecendo, o que pode causar gases.
A cólica é um espasmo da musculatura lisa do intestino enquanto que os gases são uma acumulação de ar. Dão desconforto, mas não uma dor tão intensa como as cólicas. Podem aparecer, por exemplo, devido a uma técnica de amamentação incorreta que promove a indesejada ingestão de ar.
Vegetais que causam gases: Alguns vegetais como brócolis, couve-flor e repolho podem levar à formação de gases durante a digestão. Experimente limitar o consumo desses alimentos em caso de dúvidas.
Quando o bebê se espreme ou faz força não significa que ele está com cólicas. Essas situações são normais, principalmente nos bebês pequenos. Eles fazem força para evacuar e essas expressões não necessitam de nenhum manejo especial. Por isso, não se preocupe se o bebê se espreme muito, às vezes até ficando vermelho.
Quanto tempo demora para o intestino do bebê estar maduro?
O mal-estar, ou seja, as contrações da musculatura abdominal, duram em média três meses, pois esse é o tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o tubo digestivo.
O gás é uma ocorrência natural e comum em recém-nascidos. Os gases, geralmente, surgem nas primeiras duas semanas do pequeno e acontecem devido ao fato do sistema digestivo dele ainda estar em processo de desenvolvimento. Embora alguns pareçam não ter problemas com gases, outros podem ficar com um desconforto.
Vale lembrar que as duas situações não são doenças, mas sim distúrbios funcionais que decorrem da imaturidade do intestino do bebê e tendem a melhorar com o tempo, geralmente após 3 a 4 meses de idade.
Bicos macios, que contornam os lábios e a boca do bebê, podem ajudar a prevenir o fluxo acidental de excesso de ar quando seu filho está mamando. Além disso, o leite deve fluir lenta e gradualmente para que o bebê tenha tempo suficiente para tomar sem engolir em excesso.
Durante um episódio de disquesia, o bebê faz força para evacuar, pode ficar vermelho, chorar e gemer, mas geralmente sem demonstrar dor intensa. Esses momentos, que duram de 10 a 20 minutos, costumam se resolver assim que as fezes são eliminadas. Isso pode se repetir algumas vezes ao dia.
Massagem abdominal: uma massagem suave no abdómen do bebé no sentido dos ponteiros do relógio pode ajudar a estimular o movimento intestinal e aliviar o desconforto. Banhos mornos: um banho morno pode relaxar os músculos do bebé, incluindo os que estão envolvidos na defecação.