O sistema articular é formado por um conjunto de articulações, que podem ser definidas como conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos, servindo como ponto de contato entre eles.
As superfícies articulares são planas ou com poucas curvas, realizando o deslizamento de uma sobre a outra em qualquer direção. Por exemplo: articulação entre os ossos do carpo. Realiza apenas movimentos angulares de flexão e extensão, contendo dobradiças. Por exemplo: articulação do cotovelo.
As lesões articulares são as principais responsáveis pelas dores nas articulações. Naturalmente, um e outro conceito andam, por isso, lado a lado. Dentro dos vários tipos de lesões articulares que existem, os mais comuns são a artrite, a artrose, a bursite, a epicondilite, a entorse do joelho, a gota ou a tendinite.
Esse espaço, que é chamado de espaço articular, é mantido pela integridade da cartilagem hialina que reveste os ossos que se articulam. Nas radiografias do joelho na imagem acima podemos ver que os espaços entre o fêmur e a tíbia no exame no lado esquerdo são largos e bastante parecidos.
Quais são as principais doenças do sistema articular?
Dentre diversas doenças reumáticas, existem aquelas que são mais comuns, como a artrose (também conhecida como osteoartrite), osteoporose, fibromialgia, tendinite, artrite reumatoide, entre outras enfermidades que acometem o aparelho locomotor.
Aumenta a flexibilidade das cartilagens nas articulações. Previne e reduz dores e inflamações. Auxilia no tratamento de doenças articulares (artrite, artrose). Promove o fortalecimento muscular.
Derrame articular é o termo médico para acúmulo de líquido dentro de uma articulação. O mais comum é o aumento do próprio líquido articular (líquido sinovial) devido a uma resposta inflamatória. Isso ocorre por conta da sinovite, a inflamação da camada interna do joelho (sinóvia), que produz o líquido articular.
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM). Além de ser uma técnica não invasiva e sem emissão de radiação, permite a visualização tanto de estruturas compostas por tecidos moles como o disco articular, como de tecidos duros, a cabeça da mandíbula por exemplo.
Dores frequentes ao mastigar, dificuldades para abrir a boca e dores constantes de cabeça: esses são alguns dos sintomas da disfunção temporomandibular, a conhecida DTM.
As doenças articulares envolvem todas as condições médicas que afetam as articulações do corpo, e elas vem se tornando cada vez mais frequentes nos ambulatórios médicos.
São dores nas juntas do corpo, ou seja: dores no ombro, no joelho ou nos punhos, por exemplo. Elas costumam envolver estruturas como a cápsula articular, cartilagem, ligamentos ou o tecido sinovial.
A osteoartrite é a causa mais comum de dores em múltiplas articulações em pessoas idosas. Apesar de ser mais comum em jovens adultos (aqueles entre 30 e 40 anos), a artrite reumatoide também pode aparecer mais tarde (após os 60 anos).
A osteogênese imperfeita é uma doença genética e hereditária que ocorre por uma deficiência na produção de colágeno, proteína que dá sustentação às células dos ossos, tendões e da pele, causando fragilidade óssea ao portador.
Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?
O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo.
A doença articular degenerativa (DAD) é uma alteração que atinge exclusivamente as articulações sinoviais e caracteriza-se por fibrilação, fissuração na cartilagem, microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral com formação de osteófitos nas bordas articulares.
1- A diminuição do espaço articular é uma marca registrada do desgaste articular, mas nem sempre é visível em exames de raio-x simples. 2 e 3 - Osteófitos são proeminências ósseas que vão se formando em torno da articulação. Aumentam muito o atrito articular e diminuem o movimento da articulação.
De uma forma simples de entender a diferença entre as doenças, podemos definir a artrite como inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Ambas precisam de atenção e cuidado, pois podem causar sintomas como dores fortes e inchaço.