Ortoépia é a parte da gramática que trata das regras de pronúncia das palavras. Portanto, você comete um erro de ortoépia se pronunciar uma palavra incorretamente. Por exemplo: dizer “previlégio” em vez da forma correta “privilégio”.
Os erros de ortoepia, ou seja, a cacoépia, são recorrentes na linguagem coloquial e podem acontecer por desconhecimento do falante sobre a norma culta.
“Erros de ortografia podem mostrar uma variedade de casos. No fundo, erro de ortografia é erro de ortografia. Com relação à grafia das palavras: ou se sabe ou não se sabe; ou se escreve certo ou errado.
Ortoépia e prosódia fazem parte da gramática portuguesa. A ortoépia volta-se para a pronúncia correta das palavras, e a prosódia, para a acentuação correta das palavras. Ouça o texto abaixo! A ortoépia trata da pronúncia correta das palavras.
Prosódia é a parte da gramática que se preocupa com a escolha correta da sílaba tônica no momento em que pronunciamos uma palavra. Portanto, se dizemos “NÓbel” (paroxítona) em vez de “noBEL” (oxítona), estamos cometendo um erro de prosódia, também chamado de “silabada”.
A parte da fonética que trata do correto conhecimento da sílaba predominante, ou seja, da exata acentuação tônica das palavras é a chamadaprosódia. Quando se comete um erro de pronúncia, deslocando o acento tônico de uma sílaba para outra, ocorre umasilabada.
Nesse sentido, a prosódia é um aspecto importante para a comunicação humana. Esse conceito se refere ao ritmo e à melodia da fala e serve para enfatizar ou modificar o sentido das palavras na comunicação oral. Portanto, envolve desde as pausas durante a conversa até o tom de voz.
A prosódia emocional refere-se à transmissão através da entonação melódica da linguagem, dos estados emocionais do indivíduo. O objetivo do trabalho é avaliar a presença de alterações no reconhecimento facial das emoções básicas (RFEB) e a prosódia emocional na variante frontal da Demência Fronto-temporal (DFTvf).
Quando ocorre um erro de prosódia, isto é, quando há uma transposição do acento tônico de uma sílaba para outra (transformação de palavra paroxítona em oxítona ou de proparoxítona em paroxítona), ocorre uma cacoépia, também denominada silabada.
Fonética é a ciência que estuda os sons da fala a partir de diferentes perspectivas: a articulatória, a acústica e a perceptual ou auditiva. A fonética articulatória descreve o modo como os sons, consoantes e vogais, são universalmente produzidos pelo aparelho fonador humano.
É chamado cacoépia qualquer tipo de erro de pronúncia. Quando se trata de erro de pronúncia pela deslocação do acento tônico, chama-se também silabada.
A prosódia relaciona-se às variações de frequência, intensidade e duração, que, durante o discurso, vão conferindo sentido ao que está sendo dito. Inclui parâmetros como entonação, acento, ênfase/proeminência, velocidade de fala e a duração dos segmentos (vocálicos ou consonantais)4.
A Linguagem Emocional é compreendida como um meio, uma forma, um dispositivo, um sistema intencional de expressar e comunicar emoções, mediado/permeado/viabilizado pela linguagem (conversação), para a relação de encontro, de contato, entre os sujeitos aprendentes em processo contínuo de transformação.
Por exemplo, as expressões faciais na Libras podem ser gramaticais, relacionadas à estrutura, morfologia (por exemplo, elas marcam grau de intensidade, tamanho) e sintaxe (negação, interrogação, ênfase). As expressões faciais podem ser também usadas para expressar sentimentos (alegria, angustia, ansiedade, sofrimento).
Assim, pode-se dizer que a prosódia serve como uma representação auditiva de informações abstratas na leitura, como a estrutura sintática. Dessa maneira, a informação é mais prontamente disponível ao sistema de processamento linguístico e ao armazenamento na memória de trabalho(1).
Ouça o texto abaixo! Silabada é um erro de prosódia e consiste na pronúncia incorreta de um termo do qual o falante desconhece a sílaba tônica. Assim, em vez de pronunciar, por exemplo, a palavra oxítona “condor”, ele a considera paroxítona e, equivocadamente, diz “côndor”.
Durante um shutdown, a pessoa com TEA parece se desligar ou se dissociar do ambiente. Isso pode se manifestar como falta de comunicação, olhar vago e respiração atípica (mais lenta ou mais rápida). A pessoa pode procurar se isolar, deitar-se no chão ou permanecer imóvel.
A ortoépia ou ortoepia é a área da gramática que se ocupa da definição de normas sobre a pronúncia de palavras de uma língua. A prosódia se dedica ao estudo da emissão dos sons da fala, incluindo o acento (pronúncia da sílaba tônica) a entonação.
Pois muitas vezes isso tem a ver com a tal prosódia! Mas o que é um “erro de prosódia”? Basicamente, ele acontece quando a sílaba átona (fraca) de uma palavra é cantada com ênfase rítmica de sílaba tônica, causando uma certa confusão na escuta.
– Cantar a mesma música em diferentes tons também auxilia na prosódia. Você pode cantar uma música com uma voz aguda e reproduzí-la com uma voz grave também. Lembre-se: caso você perceba que seu filho apresenta alteração prosódica procure um fonoaudiólogo.