Esse ensaio é determinado pela ABNT NBR 12102: 2020 – “Solo – Controle de compactação pelo método de Hilf”. O método permite determinar o grau de compactação, no ponto de controle e o valor do desvio de umidade, sem necessidade do conhecimento prévio do teor de umidade do solo compactado naquele ponto.
Originalmente concebido por Bruce Marshall, na década de 1930, o Ensaio Marshall foi criado para determinar a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas a quente de concreto asfáltico, com uso previsto em pavimentações.
A prospecção geodésica, que também pode ser chamada de ensaio “in situ” ou ensaio de campo, na verdade é a exploração geofísica antecipada pela avaliação detalhada do solo, com seus parâmetros medidos a contar dos maciços rochosos e da superfície para o subsolo, as vezes por quilômetros.
O Ensaio de Compactação Proctor é um método padrão de laboratório para determinar a máxima densidade seca e a umidade ótima para compactação de um solo. Ele é usado para definir as especificações de compactação do solo em projetos de construção de estradas, ferrovias, aterros sanitários, barragens, entre outros.
O ensaio de fadiga é um ensaio dinâmico , onde corpos de prova padronizados são submetidos a esforços repetidos ou flutuantes , e estes podem romper-se com uma carga bem inferior à carga máxima atingida na tração.
O ensaio de tração é um ensaio mecânico amplamente utilizado para a determinação das propriedades mecânicas de um material. Consiste basicamente na aplicação de uma carga uniaxial que provoca o alongamento paralelo ao eixo de aplicação da carga em um corpo de prova padronizado até a fratura.
Qual a diferença entre o CBR e o grau de compactação?
A principal diferença entre o ensaio de CBR e o grau de compactação é que o CBR é uma medida da capacidade do solo de suportar cargas, enquanto o grau de compactação é uma medida da qualidade da compactação do solo durante a construção.
O ensaio a percussão SPT tem como objetivo fazer a exploração e reconhecimento do subsolo, e assim obter informações importantes para a escolha do tipo de fundação, ou seja, para o tipo de estrutura do projeto.
O Ensaio de Integridade (PIT), é um ensaio de fundação de baixa deformação. É uma técnica não destrutiva que avalia a integridade estrutural de estacas por meio da medição de velocidade de onda gerada por um golpe de martelo manual.
O ensaio Lefranc é feito normalmente a diversas profundidades. Consiste em introduzir ou bombear água numa cavidade de forma fixa, esta situada a uma determinada profundidade do terreno em relação ao qual se pretende conhecer a permeabilidade. Este ensaio pode ser feito com carga hidráulica constante ou variável.
b) Viga Benkelman - Instrumento auxiliar do engenheiro de conservação. Autor: Engº Francisco Bolivar Lobo Carneiro, DER-RJ, Rio de Janeiro, Brasil, 1966. 3 DEFINIÇÕES Para os efeitos desta Norma, são adotadas as seguintes definições: 3.1 Viga Benkelman Aparelho destinado a medir deflexões em pavimentos.
Quais os tipos de ensaios mais utilizados na pavimentação?
Os ensaios de campo são realizados durante a execução do pavimento e permitem avaliar a qualidade das camadas construídas. Os principais ensaios são: deflexão, regularidade superficial e aderência entre camadas.
Para que serve o ensaio de CBR? O Ensaio CBR ou Ensaio ISC serve para determinar a resistência do solo em comparação a uma brita padrão. Esse valor de resistência é fundamental para a construção de pavimentações principalmente em estradas e rodovias.
Resumo: O ensaio SPT é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a obtenção de parâmetros geotécnicos para elaboração de projetos de fundação. Em contrapartida o CPTu ainda é pouco usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado.
O ensaio de Proctor, também conhecido como teste de compactação Proctor, é um procedimento de laboratório amplamente utilizado na construção civil para determinar a densidade máxima que um solo pode atingir quando compactado sob condições específicas de umidade.
CBR > 80%: Solos de excelente qualidade, geralmente areia ou cascalho bem graduados. CBR 20-80%: Solos de qualidade moderada, necessitando de alguma estabilização ou reforço.
O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como CBR - California Bearing Ratio e suas normas técnicas. O Ensaio CBR - California Bearing Ratio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) e serve para avaliar a resistência dos solos.
O ensaio de California Bearing Ratio (CBR) “in situ” determina a capacidade de suporte das camadas dos pavimentos, entretanto este ensaio necessita de equipamentos pesados que dificultam a locomoção e instalação, tornando-o oneroso.
Esta tensão é uma medida da força por unidade de área e é geralmente expressa em unidades de megapascais (MPa) ou libras por polegada quadrada (psi). O limite de resistência à tração é determinado através de um ensaio de tração, no qual um material é esticado até que ele quebre.
O ensaio de dureza rockwell é um dos métodos mais utilizados no mundo, pois permite avaliar a dureza de materiais metálicos diversos, desde os mais moles até os mais duros. Além disso, é um método bastante rápido e fácil de ser executado. O processo também elimina as interferências humanas que podem ocasionar erros.
A estricção é a redução na seção transversal de um material que ocorre quando ele é submetido a uma tensão de tração. Quando ocorre a estricção? A estricção ocorre quando o material atinge o ponto de tensão máxima em uma curva de tensão-deformação.