Eliciar: termo que se relaciona à ocorrência de uma resposta respondente. Elo de cadeia: estímulos dentro de uma cadeia comportamental - função de ocasião e de reforço.
A resposta fraca eliciada é devido à habituação ou à intensidade fraca do estímulo; quanto à intensidade, o estímulo pode ser subliminar. 3. O estímulo neutro, quando aplicado isoladamente, não se assemelha, em qualquer grau, à resposta ao estímulo incondicionado.
Quando uma resposta operante é punida, o primeiro efeito observado é uma redução imediata na sua freqüência. Para Skinner, essa redução se deve à eliciação de respostas emocionais (processo respondente), as quais são incompatíveis com a emissão da resposta (operante) punida.
O conceito de contingência é corretamente aplicado quando os três termos inter-relacionados são identificados: estímulo discriminativo, resposta e conse- qüência. A partir dessa identificação, algumas previsões podem ser feitas a respeito da interação detectada.
Condicionamento Operante x Respondente (clássico): Diferenças
O que é contingência na psicologia?
No comportamento operante, por meio do qual o organismo modifica o ambiente, contingência se refere “às condições sob as quais uma consequência é produzida por uma resposta, isto é, a ocorrência da consequência depende da ocorrência da resposta” (Catania, 1993, p. 368).
O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela contingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).
Esquiva consiste na prevenção de um estímulo aversivo por uma resposta (Catania, 1999); ou seja, comportamentos de esquiva são aqueles cuja emissão, na história do sujeito, é incompatível com o contato com estímulos aversivos. Já a fuga é definida como “a interrupção de um estímulo aversivo por uma resposta” (Idem, p.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Discriminação de estímulos: é um responder de maior probabilidade frente a um estímulo, em comparação com outro. Eliciar: termo que se relaciona à ocorrência de uma resposta respondente.
Um eliciador pode ser mais bem definido como uma substância que, quando introduzida em pequenas concentrações em um sistema de célula viva, inicia ou potencializa a biossíntese de compostos específicos (NAMDEO, 2007; TAIZ; ZEIGER, 2004;).
A punição positiva envolve a apresentação de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento. Por exemplo, quando um aluno fala fora de hora no meio da aula, o professor pode repreender a criança por interromper; Punição negativa: Este tipo de punição também é conhecido como "punição por afastamento".
Reflexo primitivo (inato) é um comportamento que não precisou ser ensinado. Sendo um mix da genética e ambiente, são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estes reflexos são inibidos após alguns meses de vida.
Outro operante verbal útil para tal análise é o mando disfarçado. O mando ocorre quando, diante de uma operação estabelecedora, uma resposta verbal especifica o reforçador.
As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. Essa variabilidade de sensações faz com que o tato seja considerado o mais completo entre os cinco órgãos dos sentidos. As sensações táteis são as que detectam o toque, a pressão e a vibração.
O paradoxo inerente é uma contradição entre propriedades literais e funcionais de um evento verbal. Trata-se de uma construção verbal sobre eventos parcialmente verbais que evidenciam a diferença de qualidade entre eles.
No trabalho desenvolvido por Ivan Pavlov, o reforço consiste na apresentação de um estímulo incondicional, para que a resposta seja reforçada, a fim de a sua associação ser consolidada. O reforço é algo que se pretende intensifique a resposta pretendida.
De acordo com a teoria de Skinner (1953/2003), punição ocorre quando, após a realização de um comportamento, é oferecida uma consequência que pode ser a apresentação de um estímulo aversivo (desagradável) ou a retirada de alguma coisa que a pessoa valoriza.