A dermatite atópica (comumente chamada de eczema) é uma inflamação crônica e pruriginosa nas camadas superficiais da pele, e costuma afetar indivíduos que sofrem de febre do feno ou de asma, bem como pessoas que têm familiares com estas doenças.
O eczema atópico tem origem hereditária e de fatores externos. A inflamação que provoca o eczema atópico é uma resposta do sistema imunológico. Não se sabe exatamente por que ela ocorre, mas a suspeita é que seja uma mistura de fatores genéticos e externos. O eczema também tem relação com a asma e a rinite alérgica.
O tratamento de base para o eczema é o creme à base de cortisona. Outros medicamentos e tratamentos complementares, ou para formas mais severas, também podem ser prescritos pelo médico.
O eczema pode se agravar? Na maioria dos casos, o eczema permanece benigno: por certo as comichões são muito inconfortáveis e o impacto psicológico pode ser grande, mas o eczema não representa um perigo vital para a saúde.
O eczema atópico não é contagioso; e não é uma doença que “se pega”! Em termos simples, isto significa que a pele inflama-se facilmente. É por isso que ele também é conhecido com o nome de dermatite atópica. O eczema atópico é a manifestação cutânea da atopia, assim como a asma é a sua manifestação respiratória.
A dermatite atópica que se desenvolve durante a infância frequentemente desaparece ou diminui consideravelmente até a fase adulta. A dermatite atópica pode começar durante a idade adulta ou até mais tarde na vida. É causada por um defeito genético da barreira da pele, que predispõe a pele à inflamação.
A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...
Bepanthene Eczema pode ser aplicado nas zonas afetadas pelo eczema atópico ou dermatite atópica várias vezes ao dia, sempre que necessário. Está indicado para toda a família (bebés, crianças e adultos), incluindo durante a gravidez e amamentação.
O eczema pode surgir em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas mãos, pés, rosto, pescoço e dobras da pele, como atrás dos joelhos e cotovelos. Em bebês, o eczema geralmente aparece no rosto, couro cabeludo e bochechas. À medida que a criança cresce, a condição pode se espalhar para outras partes do corpo.
A dermatite de contato fotoalérgica é uma variante da DCA em que uma substância só se torna sensibilizante após sofrer alteração estrutural desencadeada pela luz ultravioleta. As reações podem se estender para áreas de pele não expostas ao sol. As causas típicas são fragrâncias (p.
Para aqueles com eczema disidrótico (eczema das mãos e pés), os alimentos que contêm níquel agravam os sintomas. Isso inclui carnes enlatadas, chocolate, sementes, feijão (incluindo soja), ervilhas, mariscos e até alguns chás pretos.
A hormona do stress, cortisol, afeta o sistema imunitário, o que pode desencadear as crises de eczema. Adicionalmente, alguns estudos indicam que o stress pode também afetar negativamente a função barreira da pele, influenciando algumas condições como a psoríase, eczema e alergias da pele.
O tratamento medicamentoso do eczema geralmente envolve o uso de corticosteroides tópicos, como o Dipropionato de Betametasona, que age reduzindo a inflamação e aliviando a coceira.
As pessoas que têm eczema há vários anos sabem muito bem: o verão, em geral, é um período de descanso. Por que? Porque o eczema é uma inflamação, e que o sol tem um efeito anti-inflamatório. Mais precisamente, são os raios ultravioletas (UV) do sol que podem melhorar o eczema.
Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.
O que é a psoríase? Como o eczema, é uma doença inflamatória crónica cuja causa é genética com surtos e períodos de melhora e observa-se igualmente placas vermelhas que fazem comichão. Então, em quê a psoríase é diferente? Ao contrário do eczema, a psoríase está ligada a uma renovação acelerada da pele.
A pele manifesta vermelhidão, vesículas com exsudação e prurido no local, podendo esta reação estender-se a outras partes do corpo e persistir mais de uma semana.
Independentemente de qual for o caso, os sintomas devem ser minimizados com um tratamento essencial para contribuir na função de barreira da pele. Para isso, conte com Bepantol® Sensicalm, que hidrata profundamente a pele e restaura a barreira cutânea, prevenindo coceira e descamação.
Trok® (cetoconazol + dipropionato de betametasona) é um medicamento para ser aplicado na pele. Age como antiinflamatório (combate a inflamação) e contra a micose: infecção fúngica da pele que pode estar associada a inflamação.
NO MEU COURO CABELUDO? Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.
Dermatite nervosa ou dermatite de stress: É um subtipo de dermatite atópica nervosa com sintomatologia semelhante à dermatite atópica. Vermelhidão, erupções cutâneas, sensação de prurido e pele ressecada são os sintomas mais comuns de dermatite atópica de stress.
Corticosteroides – agentes anti-inflamatórios, controlam os principais sintomas da dermatite atópica, como o prurido (coceira intensa) e as lesões com escamação. É preciso estar atento aos efeitos colaterais que podem acontecer e por isso a aplicação só deve ser feita sob prescrição médica.