A dor no sacro é uma dor localizada na base da coluna vertebral, no osso sacro, que é composto por cinco vértebras fundidas situadas entre a parte inferior da coluna lombar e o cóccix (final da coluna). Essa região desempenha um papel crucial na sustentação do peso do corpo e na conexão da coluna vertebral com a pelve.
O sacro está localizado entre os quadris e forma a parte de trás da pelve. O sacro juntamente com o cóccix e as duas articulações sacroilíacas formam a cintura pélvica. A parte superior do sacro (S1) une a última vértebra lombar (L5) e cria a coluna lombossacra.
Uma lesão ou trauma na coluna sacral pode causar fraturas por estresse ou fratura óssea mais séria. Essas fraturas são dolorosas e podem causar compressão do nervo sacral. Os sintomas podem incluir dor lombar, dor nas pernas, disfunção intestinal ou da bexiga e / ou sensações incomuns nas nádegas ou virilha.
O principal sintoma da dor lombossacra é a dor na parte inferior das costas e nos quadris. A dor pode ser surda e constante ou em pontadas. Pode piorar com o movimento e ser acompanhada de rigidez e diminuição da amplitude de movimento. Outros sintomas incluem dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas.
· Dor na região do cóccix, que pode ser aguda, latejante ou lancinante. · Sensação de desconforto ou pressão ao sentar, especialmente em superfícies duras. · Dor ao levantar-se após estar sentado por um tempo. · Dor ao realizar movimentos que envolvem a região do cóccix, como inclinar-se para frente ou para trás.
Dor no sacro: causas, sintomas e alívio eficaz | Viva Sem Dor #dornosacro #sacroileitis #alíviodedor
Onde dói o sacro?
O sintoma mais característico da dor sacral é uma dor marcante na região do quadril. Essa dor pode ser irradiada por toda região lombar, coxas e pernas. Dores na virilha e nos pés também são relatados quando se trata de pacientes que passam muito tempo em pé.
Denomina-se coluna sacra ou sacro, o osso de tamanho grande e forma triangular irregular composto de cinco vértebras fundidas abaixo da região da coluna lombar. Entre a base da última vértebra da coluna lombar e o sacro encontra-se um disco intervertebral com a forma de uma cunha e denominado de disco lombossacro.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e se estende por ambas as pernas. Ele se origina na região lombar da coluna e percorre a parte posterior de cada perna, até os pés. Portanto, o nervo ciático está presente em ambas as pernas, e qualquer uma delas pode ser afetada pela dor ciática.
A parte do nervo espinhal mais próxima da medula espinhal é chamada raiz do nervo espinhal. Por conta de sua posição, a raiz do nervo espinhal pode ser espremida (comprimida) quando a coluna vertebral estiver lesionada, causando a dor.
Ela ocorre por diversos fatores, como traumas ou quedas que geram lesão da articulação sacro ilíaca, frouxidão de ligamentos no pós-parto da mulher, e também como consequência de doença inflamatória ou reumatológica, na forma de sacroilíete e espondilite anquilosante.
Como saber se estou com cóccix inflamado? Geralmente, a dor no cóccix pode variar de leve à intensa e pode ser agravada por movimentos como sentar, levantar-se ou inclinar-se para trás.
Problemas Musculoesqueléticos. Condições como a disfunção sacroilíaca, onde há desalinhamento ou movimento anormal nas articulações sacroilíacas, podem provocar dor. A tensão muscular e os espasmos nos músculos ao redor do sacro também são causas comuns.
O sacro é mais curto e mais largo nas mulheres do que nos homens. Nas mulheres, o sacro também é direcionado mais obliquamente na direção posterior, o que aumenta o tamanho da cavidade pélvica, tornando-o mais adequado para a gravidez prolongada e oferecendo mais espaço para o feto em desenvolvimento.
O que fazer para desinflamar cóccix? A inflamação no cóccix pode ser aliviada com medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além do uso de almofada vazada para retirada da sobrecarga na região do cóccix e em alguns casos, fisioterapia analgésica.
Intensidade extrema: Se a dor é extremamente intensa e afeta suas atividades diárias. Inchaço visível: Se as pernas estiverem inchadas, vermelhas ou quentes. Dormência e formigamento: Se a dor nas pernas vier com dormência, formigamento ou fraqueza. Febre: Se houver febre junto com a dor.
Quais são os sintomas de compressão nervosa na perna?
A compressão do nervo resulta em dor e outros sintomas, como dormência, formigamento e fraqueza nos braços ou pernas. A qualidade e o tipo de dor podem variar, desde leve incômodo, dores muito fortes e difíceis de localizar até agudas e em queimação.
A dor lombar pode ser confundida com dor no sacro?
A dor sacroilíaca pode localizar-se em região lombar e nádega, podendo sim ser confundida com dor na coluna ou com problemas do quadril. Existem situação clínicas sugestivas de sacroileíte. Há vários testes que podem sugerir inflamação das articulações sacroilíacas, embora nenhum seja, de fato, patognômonico.
A sacroileíte é uma lesão inflamatória das articulações sacroilíacas, que correspondem à junção articular entre o osso sacro da coluna vertebral e osso ilíaco da bacia, ligando a parte inferior da coluna com a bacia. Este tipo de lesão pode desencadear dor lombar incapacitante em atletas amadores ou profissionais.
Existem diversas causas para inflamação da articulação sacro-ilíaca, mas as mais comuns são: Traumática – secundária a um trauma na região lombo-sacra e sacro-ilíaca. Degenerativa – processo de desgaste natural das articulações sacroilíacas.
O que pode causar dor na região lombar? Causas comuns de dor na região lombar incluem lesões musculares ou de ligamentos, hérnia de disco, artrite, estenose espinhal, osteoporose, problemas renais ou urinários, endometriose, gravidez e até mesmo estresse emocional.
O sacro é um osso triangular localizado na base da coluna vertebral, sendo composta de cinco partes que se fundem durante a infância e que tem a função de dar rigidez ao corpo, evitando uma movimentação excessiva.