O que pode causar distonia?
A distonia pode resultar de uma mutação genética, doença ou medicamento. Os músculos na parte afetada do corpo contraem-se, distorcendo a posição daquela parte do corpo e mantêm-se contraídos por muitos minutos até horas. O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas e nos resultados do exame físico.O que fazer para parar a distonia?
Injeções de toxina botulínica são utilizadas para tratar distonias focais ou segmentares. O tratamento da distonia generalizada grave pode exigir uma combinação de medicamentos anticolinérgicos orais, relaxantes musculares e benzodiazepinas.A distonia é grave?
Pacientes com distonia podem apresentar torção incontrolável, movimentos repetitivos ou posturas e posições anormais, que podem afetar qualquer parte do corpo, incluindo braços, pernas, tronco, rosto e cordas vocais. Dependendo da parte do corpo afetada, a distonia pode afetar, seriamente, as funções diárias.O que é distonia axial progressiva?
Atualmente, é definida como uma síndrome de contrações musculares mantidas, frequentemente causando movimentos repetitivos ou de torção, ou posturas anormais.Distonia - O que é Distonia? | Dr Diego de Castro Neurologista
Como se pega distonia?
A distonia como doença pode apresentar diferentes origens, sendo ou de origem genética ou como consequência de outras doenças ou até uso continuado de medicações. Movimentos distônicos também fazem parte dos sintomas da doença de Parkinson e atingem cerca de 40% destes pacientes.Qual a diferença entre distonia e Parkinson?
A distonia é caracterizada por contrações musculares sustentadas, o tremor essencial manifesta-se por tremores rítmicos e o Parkinson apresenta tremor em repouso, rigidez muscular e bradicinesia. Cada uma dessas condições requer uma abordagem de diagnóstico e tratamento específica.Como tirar distonia?
O tratamento da distonia pode incluir medicamentos, injeções, terapias alternativas (como a fisioterapia) e também procedimentos cirúrgicos.O que é distonia emocional?
A distonia psicogênica caracteriza-se pela inconsistência dos achados, presença de fatores precipitantes, manifestar-se inicialmente nos membros inferiores, associar-se a dor, a outros movimentos anormais incaracterísticos e a somatizações múltiplas.Quais são as doenças que causam espasmos involuntários?
A mioclonia é uma condição que causa espasmos involuntários em diversos músculos do corpo. Ela pode ocorrer durante o sono e é um exemplo frequente dessa condição, principalmente em crianças. Trata-se de algo que acontece no início do sono e gera a sensação de susto ou de estar caindo e acordar logo em seguida.Qual o médico que cuida de distonia?
O neurologista é o especialista que será responsável por avaliar seus sintomas iniciais e realizar exames para concluir o diagnóstico de distonia.A ansiedade pode causar distonia?
Atente-se aos fatores psicológicos e emocionais. A ansiedade é um dos pontos agravantes da doença, que pode tensionar ainda mais a musculatura, causando dor profunda ao paciente.A distonia pode afetar a fala?
Indivíduos com distonia sofrem frequentemente de contrações musculares involuntárias anormais que podem muitas vezes interferir nas funções cotidianas, como caminhar, dormir, comer e falar.O que é bom para curar distonia?
De forma geral, o uso de remédios no tratamento da distonia consiste em auxiliar o corpo no relaxamento dos músculos e melhorar os espasmos involuntários, como levodopa, tetrabenazine, triexifenidil, baclofeno, lorazepam, entre outros. Lembrando que o uso de medicação sempre deve ser orientado pelo médico responsável.Quais os medicamentos que causam distonia?
O primeiro passo no tratamento das distonias é identificar se não há alguma medicação causando a distonia. Muitas medicações podem causar distonia, incluindo os anti-psicóticos ou neurolépticos como haloperidol, olanzapina, risperidona, aripiprazol, entre outros.Quem tem distonia pode trabalhar?
Quem tem distonia não pode trabalhar. Nem sempre, já que o impacto da doença na capacidade de trabalho pode variar de caso para caso. Em alguns pacientes, a condição pode causar limitações físicas significativas, que afetam o desempenho das atividades no dia a dia.Quais medicamentos podem causar espasmos musculares?
Os estimulantes que servem como gatilho desse tipo de espasmo são:
- cafeína;
- medicamentos com pseudoefedrina, utilizados para sintomas de gripe, sinusite e dores de cabeça;
- medicamentos com fenilefrina;
- medicamentos como albuterol, para o tratamento de asma;