Essa palavra é mencionada em diversos trechos da Bíblia e é considerada uma virtude essencial para os cristãos. A diligência pode ser definida como a qualidade de realizar as tarefas com cuidado, atenção e persistência, buscando sempre a excelência e a honra a Deus.
A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar. Diligens (diligente) significa aquele que ama. Como conduta profissional, incita um compromisso impecável com o que se faz, inspirando comprometimento com a excelência.
Existem dois tipos principais de diligências: aquelas estritamente jurídicas e aquelas acessórias ao trabalho jurídico. As atividades estritamente jurídicas são restritas a: Advogados; Estagiários, sob supervisão de um advogado.
💪O valor da DILIGÊNCIA: Você conhece essa virtude?
O que é uma pessoa com diligência?
O primeiro conceito que devemos ter é o de diligência, que, segundo o Michaelis, pode ser entendido como: “um cuidado ativo, presteza em fazer alguma coisa; aguçadura, empenho, zelo.”
A mulher diligente executa com empenho e alegria o seu trabalho. Não perde tempo com coisas que não são produtivas e que a deixam com a mente ociosa. Em contrapartida, existem mulheres negligentes, preguiçosas corporal e intelectualmente, tornando-se vulneráveis e alvos de falsos mestres.
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que foram diligentes em sua caminhada com Deus. Um desses exemplos é o de José, que foi vendido como escravo pelos seus irmãos, mas mesmo assim foi diligente em todas as tarefas que lhe foram confiadas.
5 Os pensamentos do diligente tendem só à abundância, porém os de todo apressado, tão somente à pobreza. 6 Trabalhar para ajuntar tesouro com língua falsa é uma vaidade fugaz daqueles que buscam a morte.
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
Diligência, em ética, é a virtude humana de seguir um objetivo de vida, conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do objetivo. É também uma das sete virtudes do cristianismo.
O objetivo principal da diligência é assegurar que todas as partes envolvidas cumpram suas obrigações e que o processo ocorra de maneira eficiente e dentro dos prazos estabelecidos.
Providências a serem executadas no curso de um processo, procedimento ou inquérito policial para esclarecimento de questões relacionadas aos assuntos nele tratados.
Provérbios 31:19-24 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Suas mãos operam o tear, e seus dedos manejam a roca. Estende a mão para ajudar os pobres e abre os braços para os necessitados. Quando chega o inverno, não se preocupa, pois todos em sua família têm roupas quentes.
A palavra se origina do latim prudentia significando previsão e sagacidade. Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar.
O que significa a sua lâmpada não se apaga de noite?
A expressão literalmente diz: "sua lâmpada não é apagada durante a noite". O óleo é de qualidade suficientemente boa para se sustentar ao longo da noite. Ela produz produtos de qualidade. Alternativamente (talvez adicionalmente), essa frase pode ser uma referência ao caráter e diligência da mulher.
Não seja enfadonho, vá direto ao ponto. Não tente recontar fatos desnecessários, já constantes do processo. Seja sucinto e claro do que se trata e porque está pedindo, demonstrando a necessidade real do caso. Do mesmo modo que está cheio de coisas para fazer, todos os servidores e juízes também estão.
Na prática, ser diligente significa estabelecer uma rotina de estudos bíblicos e oração. Isso pode incluir a leitura diária das Escrituras, a meditação sobre os versículos e a aplicação dos ensinamentos em situações cotidianas.
O conceito de diligência é frequentemente associado ao trabalho árduo, perseverança e compromisso com a excelência. Provérbios 10:4-5 afirma: "As mãos preguiçosas empobrecem o homem, mas as mãos diligentes lhe trazem riqueza.
As diligências são as atividades realizadas por um oficial de justiça, mas também podem ser realizadas por correspondentes jurídicos, magistrados e até autoridades policiais.