Descompressão descontrolada é uma queda indesejada na pressão de um sistema selado, como uma cabine de aeronave pressurizada ou câmara hiperbárica, que normalmente resulta de erro humano, falha estrutural ou impacto, fazendo com que do recipiente pressurizado ventile em seu entorno ou não consiga pressurizar.
Ao voar em um avião, a pressão do ar no compartimento do passageiro é menor do que no solo, e essa diferença de pressão pode, às vezes, piorar uma doença de descompressão.
O que é despressurização em um avião? A despressurização ocorre quando há uma queda na pressão do ar dentro da cabine da aeronave. Normalmente, a pressão dentro do avião é mantida em níveis semelhantes aos encontrados ao nível do mar, o que permite que os passageiros respirem confortavelmente.
Em altitudes elevadas, onde os aviões normalmente voam, o ar é muito mais rarefeito, e uma despressurização repentina pode resultar em uma queda acentuada nos níveis de oxigênio na cabine. Isso pode levar a hipóxia, uma condição em que o corpo não recebe oxigênio suficiente para manter as funções normais.
Despressurização Explosiva: é aquela em que a perda total de pressão é instantânea, ocorrendo em menos de 1 segundo. Despressurização Rápida: a perda total de pressão ocorre entre 1 e 10 segundos. Despressurização Lenta: a perda total de pressão ocorre em tempo maior que 10 segundos.
Turbulência não derruba avião. Só derruba bolsa, comida, bebida, comissário, piloto e isso sim pode derrubar o avião. Então fiquem tranquilos que está tudo sempre bem até que não fique.
2. Procedimentos de Segurança: Em caso de despressurização, as máscaras de oxigênio caem automaticamente dos compartimentos acima dos assentos. Coloque sua máscara imediatamente e respire normalmente.
Em entrevista no podcast IEL Cast, ele explicou que as pessoas costumam desmaiar durante a queda do avião e não sentem o impacto com o solo. "Quando desce de uma vez, você desmaia, perde a consciência. Então, a chance de ter alguém acordado no final daquela queda, inclusive o próprio piloto, é quase impossível.
A arremetida é um procedimento de segurança que se não for efetuado pode levar a uma consequência desastrosa. É comum na aviação e elas acontecem todos os dias em todos os lugares e não merecem ser tratadas como “emergências”.
Durante uma turbulência, é comum sentir o avião balançar, mas é importante lembrar que as aeronaves são construídas com materiais extremamente resistentes e flexíveis, capazes de absorver e dissipar a energia gerada por essas perturbações atmosféricas.
A Descompressão da Coluna é um procedimento cirúrgico que visa aliviar os sintomas causados pela compressão das raízes nervosas devido ao estreitamento do canal espinhal, como dores nas costas; dores irradiadas para os membros e as dores cervicais.
Definição: Afecção que ocorre como resultado de exposição a uma queda rápida na pressão ambiental. Os gases, nitrogênio em particular, se desprendem da solução e formam bolhas no líquido corporal e sangue.
É o caso da nuvem Cumulonimbus (CB) ou nuvem de tempestade. “Para a aviação, é o tipo mais perigoso devido ao conjunto de fenômenos meteorológicos que se produzem nela, capazes de comprometer a segurança do voo”, conta o professor de meteorologia Flávio Silveira, da Escola de Aviação Grandis Soluções, em Brasília.
De maneira mais direta, a turbulência em avião é um fenômeno atmosférico que ocorre quando o fluxo de ar ao redor da aeronave se torna instável e desigual. Essas condições podem ocasionar movimentos irregulares e imprevisíveis da aeronave, manifestando-se em sacudidas, vibrações e alterações na altitude durante o voo.
A mudança de pressão entre o momento da decolagem e do alcance da altura ideal causam a sensação de ter ouvido tampado, um desconforto para muita gente. Essa diferença faz com que o ar dentro do ouvido empurre o ar que está dentro das vias respiratórias.
O que acontece com o corpo humano numa queda de avião?
— É provável que os passageiros percam a consciência devido a vários fatores e alterações no organismo. As forças na queda são intensas e podem reduzir o fluxo sanguíneo ao cérebro, levando à perda de consciência.
Gravidade Perda de consciência induzida pela força G (G-LOC) geralmente dura talvez 10-15 segundos, durante os quais a aeronave geralmente se endireita devido às forças aerodinâmicas e à falta de entrada de controle.
“Isso normalmente acontece quando você tem algum tipo de perda de superfície. Tecnicamente falando foi uma perda de controle em voo. Normalmente há uma perda de parte, perdeu uma parte da asa… ou ocorreu gelo muito severo que modificou a sustentação, isso pode causar esse tipo de acidente também”, afirmou à CNN.
Isso pode resultar em sintomas como falta de ar, aumento da frequência cardíaca e, em casos mais graves, angina (dor no peito) em pessoas propensas a doenças cardiovasculares.
Os P.S.U.'s são instalados sobre cada conjunto de três poltronas, contendo luzes de leitura, saída de ar dirigida, 4 (quatro) máscaras de Oxigênio, avisos de atar cintos e não fumar e um switch de chamada de Comissário. A cada dois P.S.U., há um alto-falante instalado.
Elas são projetadas para fornecer o oxigênio necessário quando há perda de pressão na cabine, permitindo que todos respirem com segurança enquanto o avião desce a uma altitude mais segura.
Em que fase do voo a turbulência pode ser mais perigosa?
Quando de intensidade moderada, pode provocar susto, mal estar e maior desconforto a passageiros e tripulações, assim como a saída do envelope de voo (variações contínuas de velocidade, direção e altitude) da aeronave.
O rápido crescimento das nuvens de tempestade empurra o ar para longe, gerando ondas na atmosfera que podem se transformar em turbulência a centenas ou até milhares de quilômetros de distância, afirma Robert Sharman, pesquisador de turbulência do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (Ncar), dos Estados Unidos.
A maioria das pessoas associa o fenômeno a tempestades fortes. No entanto, o tipo mais perigoso é a turbulência de ar limpo, que geralmente ocorre sem nenhum aviso visível no céu à frente.