Degermação: Vem do inglês degermation, ou desinquimação, e significa a diminuição do número de microorganismos patogênicos ou não, após a escova- ção da pele com água e sabão.
Antissepsia: é o processo de eliminação ou inibição do crescimento dos microrganismos na pele ou em outros tecidos vivos. É realizada através de antissépticos que são formulações hipoalergênicas e de baixa causticidade.
Higienização simples das mãos. Higienização anti-séptica das mãos. Fricção de anti-séptico nas mãos. Anti-sepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos.
O antisséptico indicado é o degermante clorexidina 2% ou 4%, encontrado em casas hospitalares ou farmácias de referência. Realizar os banhos de aspersão conforme a orientação abaixo: – Dois banhos no dia anterior da cirurgia (manhã e noite) e um banho na manhã da cirurgia, antes da saída para o hospital.
Composição: Gliconato de clorexidina 2%. Excipientes: Álcool etílico, dietanolamida de ácido graxo de côco, corante, ácido cítrico, amina óxida, polímero de celulose, essência e água deionizada.
Alcoólica 0,5% Campo operatório, biópsias e drenagem de tórax , punções de cateteres vasculares (Portocath), assepsia das vias do cateter de PICC e suturas; Irritante de mucosas, tóxico para córnea e tímpano. ...
Sabonete antisséptico utilizado para o preparo das mãos do profissional de saúde, antes da realização de procedimentos invasivos e após cuidado do paciente colonizado ou infectado por patógenos multirresistentes.
Degermante: anti-séptico associado a um agente tensoativo (detergente). Tópico: anti-séptico em veículo aquoso. Tintura: anti-séptico em veículo alcoólico.
Riodeine é um produto tópico indicado para: - Promover ação antisséptica em machucados, protegendo a pele da ação infecciosa de bactérias, fungos e vírus.
A degermação cirúrgica das mãos e dos antebraços é um procedimento que integra as atividades de paramentação cirúrgica como uma medida de prevenção de infecção do sítio cirúrgico.
Assepsia é uma palavra gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Significa método, ou o conjunto de métodos, utilizados para impedir a invasão de germes patogênicos no organismo, visando-se prevenir infecções. Podemos perceber que a assepsia é a limpeza que ocorre preventivamente.
A higiene das mãos pode ser realizada friccionando as mãos com preparação alcoólica ou higienizando com água e sabonete, o que deixa as mãos livres de contaminação microbiana potencialmente prejudicial e também seguras para o atendimento ao paciente.
A clorexidina degermante pode ser usada para limpeza e desinfecção das mãos em hospitais, pelo médico e outros profissionais de saúde, e para limpeza da pele do paciente antes da realização de cirurgias.
A fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio (fator I).
Degermação - Termo usado por Price (1938) para caracterizar a redução do número de microrganismo patogênicos ou não, da pele, por qualquer método. Germ-Hand-Darrow Laboratórios S. A. Divisão de Antissépticos. Marca Registrada - Rio de Janeiro.
A antissepsia é aplicada na pele ou nas mucosas do paciente ou do profissional de saúde, antes ou depois de um procedimento invasivo ou potencialmente contaminante.
A clorexidina é um remédio com ação antimicrobiana, que evita a proliferação de bactérias na pele e nas mucosas. É muito utilizado como antisséptico na desinfecção das mãos e da pele para cirurgias ou na prevenção de infecções de feridas na pele.