O que é a CSLL e para que serve?
Para que serve? CSLL é a sigla para Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Esse é um tributo federal instituído pela Lei 7.6889/1988. Os fundos arrecadados são usados pelo governo federal para financiar a Seguridade Social, incluindo aposentadoria, assistência social e a saúde pública.Quem é obrigado a pagar a CSLL?
Quem deve pagar o CSLL? Como o IRPJ, todas as pessoas jurídicas que tenham finalidade lucrativa devem pagar o CSLL. Portanto, esse imposto é especialmente das empresas.Qual a porcentagem de IR e CSLL?
As alíquotas presumidas, são:IRPJ: 10% sobre a parcela do faturamento trimestral superior a R$ 187.500,00; CSLL: 9% sobre qualquer valor de faturamento.
CSLL é imposto ou contribuição?
A Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) são os dois impostos sobre os lucros das empresas. Enquanto a CSLL destina-se ao financiamento da Seguridade Social, o IRPJ é um tributo de caráter mais amplo, contribuindo para o orçamento geral da União.Conceitos básicos sobre IRPJ e CSLL
A CSLL é paga mensalmente ou trimestralmente?
A CSLL é paga mensalmente por meio do DAS, no caso de empresas optantes do Super Simples, ou por meio da DARF pelos outros tipos de empresas. O pagamento é trimestral no regime de lucro presumido ou arbitrado.Qual é o valor da CSLL no Simples Nacional?
No Simples Nacional, ela já está embutida no DAS, o Documento de Arrecadação do Simples, e tem um valor fixo. No regime de Lucro Real, a CSLL é de 9% sobre o Lucro Líquido. No regime de Lucro Presumido, a CSLL varia de 1,08 a 2,88% sobre o faturamento Total.Como calcular a CSLL?
Assim, a base de cálculo da CSLL também é pré-fixada e varia conforme o setor da empresa. Para comércio e indústria, por exemplo, a base de cálculo corresponde a 12% da receita bruta. Enquanto para empresas de serviços, a alíquota da contribuição deve ser aplicada sobre o equivalente a 32% da receita bruta.Porque o Lucro Presumido é melhor?
Vantagens do Lucro PresumidoNecessidade de fazer menos cálculos e guardar menos documentos que no lucro real; Menor chance de recolhimentos incorretos; Se o lucro da empresa é maior do que o percentual de isenção, há economia nos impostos; Alíquotas menores para PIS e COFINS.
Qual é a alíquota da CSLL?
Os bancos vão pagar 21% de CSLL, e as demais instituições, 16%. A nova lei altera a norma que instituiu a CSLL (Lei 7.689/88).Quem está isento de pagar a CSLL?
De acordo com a legislação em vigor, a maioria das empresas brasileiras é obrigada a recolher o tributo, sejam elas do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as entidades de caráter filantrópico, recreativo, cultural, educacional e científico são isentos.O que acontece se não pagar IRPJ e CSLL?
Multa de ofício é a penalidade aplicada sobre o tributo ou contribuição não recolhido, que se torna objeto de fiscalização. As multas de ofício podem variar de 50% a 150% (Lei nº 9.430/1996, art. 44).Quem paga Simples Nacional tem direito ao PIS?
PIS CumulativoAs empresas do Simples Nacional, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), pagam esses impostos em uma guia mensal. A empresa paga uma alíquota única, com outros tributos sob o seu faturamento mensal; a alíquota do PIS cumulativo é de 0,65%.
Quem precisa pagar a CSLL?
Toda empresa deve pagar a CSLL? Todas as pessoas jurídicas devem pagar a CSLL. Isso inclui empresas de diversos setores, tais como comércio, indústria, serviços, instituições financeiras, entre outras. Por isso, é importante conhecer, também, os tipos de tributos existentes.Qual é a contribuição social que ajuda a financiar o pagamento do seguro desemprego?
O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho (MT), destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.O que significa COFINS?
Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.Qual a desvantagem do Lucro Presumido?
O Lucro Presumido pode levar a impostos mais altos para empresas com baixas margens de lucro, pois presume uma margem de lucro que nem sempre reflete a realidade. Por exemplo, uma empresa de serviços com uma real margem de 10% mas presumida em 32% pagaria mais impostos do que o justo.Quem paga menos Imposto, o Simples Nacional ou o Lucro Presumido?
As alíquotas do Simples Nacional variam de 6% a 33%, dependendo da faixa de receita. Enquanto no Lucro Presumido, esse percentual é de 8% para a maioria das atividades, podendo ser maior em alguns setores.Qual o limite do Lucro Presumido?
O Lucro Presumido também pode ser utilizado por qualquer empresa, desde que não ultrapassem R$ 78 milhões de faturamento anual.O que significa a sigla CSLL?
A contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL ou CSSL) foi instituída pela Lei 7.689/1988.O que significa PIS e cofins?
Criado em 1970, o PIS é uma contribuição mensal feita pelas empresas que custeia auxílios trabalhistas tais como seguro desemprego e abono salarial. A Cofins, por sua vez, custeia gastos com a seguridade social dos trabalhadores de empresas privadas referentes à previdência, saúde e assistência social.Como calcular a CSLL trimestral para Lucro Presumido?
Multiplique a alíquota pelo faturamento para chegar à base. Multiplique a base por 15% (ou 0,15) para obter o valor referente ao IRPJ. Multiplique a base por 9% (ou 0,09) para obter o valor referente à CSLL.Qual é a alíquota mensal da CSLL?
A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.Quem paga Simples Nacional tem que declarar imposto de renda?
IRPJ no Simples NacionalComo já comentamos acima, as micro e pequenas empresas que participam do Simples Nacional não precisam apresentar declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.