O que é csll imposto?

CSLL é a sigla para Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Com isso esclarecido, podemos dizer que a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido da empresa. Para que serve a CSLL? A CSLL contribui para a Seguridade Social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qipu.com.br

O que é a CSLL e para que serve?

Para que serve? CSLL é a sigla para Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Esse é um tributo federal instituído pela Lei 7.6889/1988. Os fundos arrecadados são usados pelo governo federal para financiar a Seguridade Social, incluindo aposentadoria, assistência social e a saúde pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buzaneli.com.br

Quem é obrigado a pagar a CSLL?

Quem deve pagar o CSLL? Como o IRPJ, todas as pessoas jurídicas que tenham finalidade lucrativa devem pagar o CSLL. Portanto, esse imposto é especialmente das empresas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Qual a porcentagem de IR e CSLL?

As alíquotas presumidas, são:

IRPJ: 10% sobre a parcela do faturamento trimestral superior a R$ 187.500,00; CSLL: 9% sobre qualquer valor de faturamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

CSLL é imposto ou contribuição?

A Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) são os dois impostos sobre os lucros das empresas. Enquanto a CSLL destina-se ao financiamento da Seguridade Social, o IRPJ é um tributo de caráter mais amplo, contribuindo para o orçamento geral da União.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.pagseguro.uol.com.br

Conceitos básicos sobre IRPJ e CSLL

A CSLL é paga mensalmente ou trimestralmente?

A CSLL é paga mensalmente por meio do DAS, no caso de empresas optantes do Super Simples, ou por meio da DARF pelos outros tipos de empresas. O pagamento é trimestral no regime de lucro presumido ou arbitrado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em remessaonline.com.br

Qual é o valor da CSLL no Simples Nacional?

No Simples Nacional, ela já está embutida no DAS, o Documento de Arrecadação do Simples, e tem um valor fixo. No regime de Lucro Real, a CSLL é de 9% sobre o Lucro Líquido. No regime de Lucro Presumido, a CSLL varia de 1,08 a 2,88% sobre o faturamento Total.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qipu.com.br

Como calcular a CSLL?

Assim, a base de cálculo da CSLL também é pré-fixada e varia conforme o setor da empresa. Para comércio e indústria, por exemplo, a base de cálculo corresponde a 12% da receita bruta. Enquanto para empresas de serviços, a alíquota da contribuição deve ser aplicada sobre o equivalente a 32% da receita bruta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cora.com.br

Porque o Lucro Presumido é melhor?

Vantagens do Lucro Presumido

Necessidade de fazer menos cálculos e guardar menos documentos que no lucro real; Menor chance de recolhimentos incorretos; Se o lucro da empresa é maior do que o percentual de isenção, há economia nos impostos; Alíquotas menores para PIS e COFINS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

Qual é a alíquota da CSLL?

Os bancos vão pagar 21% de CSLL, e as demais instituições, 16%. A nova lei altera a norma que instituiu a CSLL (Lei 7.689/88).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quem está isento de pagar a CSLL?

De acordo com a legislação em vigor, a maioria das empresas brasileiras é obrigada a recolher o tributo, sejam elas do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as entidades de caráter filantrópico, recreativo, cultural, educacional e científico são isentos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acsp.com.br

O que acontece se não pagar IRPJ e CSLL?

Multa de ofício é a penalidade aplicada sobre o tributo ou contribuição não recolhido, que se torna objeto de fiscalização. As multas de ofício podem variar de 50% a 150% (Lei nº 9.430/1996, art. 44).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jettax.com.br

Quem paga Simples Nacional tem direito ao PIS?

PIS Cumulativo

As empresas do Simples Nacional, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), pagam esses impostos em uma guia mensal. A empresa paga uma alíquota única, com outros tributos sob o seu faturamento mensal; a alíquota do PIS cumulativo é de 0,65%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.esimplesauditoria.com.br

Quem precisa pagar a CSLL?

Toda empresa deve pagar a CSLL? Todas as pessoas jurídicas devem pagar a CSLL. Isso inclui empresas de diversos setores, tais como comércio, indústria, serviços, instituições financeiras, entre outras. Por isso, é importante conhecer, também, os tipos de tributos existentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.omie.com.br

Qual é a contribuição social que ajuda a financiar o pagamento do seguro desemprego?

O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho (MT), destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bndes.gov.br

O que significa COFINS?

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Qual a desvantagem do Lucro Presumido?

O Lucro Presumido pode levar a impostos mais altos para empresas com baixas margens de lucro, pois presume uma margem de lucro que nem sempre reflete a realidade. Por exemplo, uma empresa de serviços com uma real margem de 10% mas presumida em 32% pagaria mais impostos do que o justo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em makrosystem.com.br

Quem paga menos Imposto, o Simples Nacional ou o Lucro Presumido?

As alíquotas do Simples Nacional variam de 6% a 33%, dependendo da faixa de receita. Enquanto no Lucro Presumido, esse percentual é de 8% para a maioria das atividades, podendo ser maior em alguns setores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaomedica.afya.com.br

Qual o limite do Lucro Presumido?

O Lucro Presumido também pode ser utilizado por qualquer empresa, desde que não ultrapassem R$ 78 milhões de faturamento anual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

O que significa a sigla CSLL?

A contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL ou CSSL) foi instituída pela Lei 7.689/1988.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

O que significa PIS e cofins?

Criado em 1970, o PIS é uma contribuição mensal feita pelas empresas que custeia auxílios trabalhistas tais como seguro desemprego e abono salarial. A Cofins, por sua vez, custeia gastos com a seguridade social dos trabalhadores de empresas privadas referentes à previdência, saúde e assistência social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Como calcular a CSLL trimestral para Lucro Presumido?

Multiplique a alíquota pelo faturamento para chegar à base. Multiplique a base por 15% (ou 0,15) para obter o valor referente ao IRPJ. Multiplique a base por 9% (ou 0,09) para obter o valor referente à CSLL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.vindi.com.br

Qual é a alíquota mensal da CSLL?

A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quem paga Simples Nacional tem que declarar imposto de renda?

IRPJ no Simples Nacional

Como já comentamos acima, as micro e pequenas empresas que participam do Simples Nacional não precisam apresentar declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.cielo.com.br

Qual é o fato gerador da CSLL?

O fato gerador da CSLL é a apuração de Lucro Líquido, a partir do lucro contábil, com as adições e exclusões estabelecidas pela legislação tributária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crcma.org.br