No âmbito da gramática, a noção de “concessão” está associada ao estudo das orações subordinadas adverbiais concessivas, que são aquelas orações cujo conteúdo contrasta com a proposição da oração principal, sem que seja suficiente para anulá-la. Ex.: Ainda que esteja ventando, faz muito calor.
Pois então podemos definir três modalidades de concessão: a ordinária, a administrativa e a patrocinada, e elas se diferenciam pela forma de remuneração do serviço prestado.
A concessão (lat. concessio) é a permissão para realizar alguma coisa. É a cessão voluntária de algum direito. Em sentido estrito, é a concessão pelo estado de algum serviço público a uma empresa privada.
No âmbito da gramática, a noção de “concessão” está associada ao estudo das orações subordinadas adverbiais concessivas, que são aquelas orações cujo conteúdo contrasta com a proposição da oração principal, sem que seja suficiente para anulá-la. Ex.: Ainda que esteja ventando, faz muito calor.
FIGURAS DE LINGUAGEM: Aprenda As Figuras de Linguagem MAIS COBRADAS em Apenas 11 Minutos!
Qual é a diferença entre oposição e concessão?
“Oposição” é um conflito entre duas coisas ou pessoas. “Concessão” é uma concessão (literalmente) ou um compromisso que você faz para chegar a um acordo.
1 Ação ou efeito de conceder; consentimento, permissão. 2 Atribuição ou direito que o governo dá a indivíduo ou empresa, para a exploração ou execução de serviços de utilidade pública.
As conjunções concessivas são palavras ou expressões que ligam duas orações, indicando que uma delas apresenta uma situação que poderia impedir ou dificultar a realização da outra, mas que não o faz. Elas expressam uma ideia de ressalva, exceção ou limitação.
Uma concessão ocorre quando o governo (seja ele municipal, estadual ou federal) transfere a um terceiro (normalmente uma empresa privada) o direito de realizar e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade. Por exemplo: o governo estadual realiza a concessão de uma rodovia para uma empresa privada.
Conceber, desenhar um projeto é planear e tomar decisões sobre algo que está a ser construído ou criado; para criar planos, desenhos, etc., que mostrem como algo será feito; ou planear e fazer algo para uso ou propósito específico.
Sempre que quisermos nos referir ao ato de conceder, permitir ou ceder, devemos utilizar o substantivo comum feminino concessão. Esta palavra também significa uma autorização oficial cedida pelo governo para exploração de serviços públicos ou de bens naturais por tempo determinado.
A concessão, segundo os exemplos de Bechara, pode ser expressa por: (a) conjunções: ainda que, embora, posto que, se bem que, contudo; (b) expressões: digam o que quiserem, custe o que custar; (c) locuções prepositivas: apesar de, sem embargo de; (d) orações adverbiais reduzidas.
Exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que. Exemplo: Ainda que não merecesse, recebi vários prêmios.
O documento tem a função de comprovar o direito aos benefícios solicitados. Neste texto, vamos te mostrar como emitir uma carta de concessão online e quais informações você encontrará no documento.
A concessão é um tipo de manobra capaz de persuadir o leitor, uma vez que, concordando com o adversário, se pode tanto se conciliar com ele quanto tornar mais fácil ao adversário assimilar os argumentos que são contrários a ele.
Uma concessão é um contrato celebrado entre a Administração Pública (Poder Concedente) e um privado (Concessionário) que delega a execução de um serviço público ao privado, que, em contrapartida, pode ser remunerado ou não pelos usuários do serviço durante o prazo do contrato.
Existe, com efeito, alguma especialização nas locuções conjuncionais usadas para exprimir o valor de concessão. A oração concessiva apresenta uma situação que poderia funcionar como um obstáculo à realização da situação descrita na oração subordinante, mas que, no entanto, não tem força para que tal aconteça.