1 Impedir a continuação de; fazer parar: O governo coibiu todas as manifestações consideradas abusivas. 2 Impedir de fazer alguma coisa; proibir, tolher: Só o medo do escândalo o coíbe.
1 Recipiente fabricado com a casca do fruto da cuieira, usado como utensílio doméstico de indígenas e caboclos, para conter água ou qualquer outro líquido; cuiambuca.
O termo “coió” – que, simplificadamente, pode ser entendido como sinônimo de homofobia – tem origem na linguagem conhecida como “pajubá”, uma fusão da língua portuguesa provenientes de diversos idiomas africanos.
Alguns exemplos incluem o uso de “mermão” (abreviação de “meu irmão”), “firmeza” (sinônimo de “tudo bem”), “blz” (abreviação de “beleza”), “bafão” (algo polêmico), “mói de coió” (algo muito fácil), entre outros.
Ora tratando-se “cogência” de um termo de Direito, conforme se verifica no exemplo dado, derivado do verbo “cogere” a que se juntou o sufixo -ncia, provavelmente significa «a qualidade daquilo que é vinculativo, que não pode ser alterado».
Comicidade é a arte de fazer rir, sem criticar algo. É diferente de Humor, que é a arte de fazer rir, criticando algo. O circo sempre representou a comicidade, tendo apenas o objetivo de fazer rir, como por exemplo: uma cena em que um palhaço leva uma torta no rosto.
Cococi – “coco pequeno” em tupi-guarani – já foi vila, distrito e cidade, até ser extinta na década de 1960. Posteriormente, voltou a ser distrito e é vinculada ao município de Parambu. Situada no sertão dos Inhamuns, a ex-cidade carrega relevante papel na história da colonização cearense.
Em latim era usada para indicar uma tarefa, responsabilidade ou incumbência a ser realizada. Comumente, até vulgarmente utilizada no meio jurídico, refere-se a uma necessidade, ocupação ou tarefa relevante.