Quando o CHCM é preocupante?
HCM altoQuando os valores estão acima de 34 picogramas no adulto, isso indica hipercromia, de forma que a hemácia fica mais escura que o normal devido à grande quantidade de hemoglobina por hemácia, o que pode acontecer devido ao consumo elevador de álcool, uso de alguns medicamentos ou alterações de tireoide.
O que é CHCM alto?
O CHCM alto pode ser sinal de alterações no funcionamento da tireoide, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou esferocitose hereditária, que é um tipo de anemia hemolítica em que as hemácias ficam mais arrendondadas e podem concentrar mais quantidade de hemoglobina.Qual é o valor normal da CHCM?
A CHCM em homens foi 32,6 g/ dL (limites: 30,6–34,6) e entre as mulheres 32,4 g/dL (limites: 30,5–34,3). A média do RDW entre homens foi de 13,6% (limites: 12,0–15,3) e entre mulheres de 13,7% (limites: 11,9–15,5) (Tabela 1).O que significa CHCM alterado no exame de sangue?
↓ Valores baixos de CHCM sugerem quadros de anemia, insuficiência cardíaca, hipotireodismo ou interação medicamentosa. ↑ Valores altos de CHCM estão relacionados a um consumo elevado de álcool ou problemas na glândula tireoide.CHCM Baixa ou Alta (Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média) | Hemograma Índice Hematimétrico
O que a CHCM indica?
A Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) reflete a concentração de hemoglobina dentro de uma hemácia. Com os valores de HCM e CHCM, identifica-se a quantidade de hemoglobina dentro da hemácia (hipocromia, normocromia e hipercromia).O que é CHCM no limite?
Já a CHCM é um cálculo realizado para descobrir a concentração de hemoglobina por hemácia. Além da anemia, os valore baixos de CHCM podem indicar quadros de insuficiência cardíaca e hipotireoidismo.O que significa o resultado da CHCM?
Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM)A CHCM é calculada pela fórmula: CHCM = Hemoglobina ÷ Hematócrito (ou CHCM = HCM ÷ VCM). Seu valor é expresso em porcentagem (mais comumente utilizada) ou em g/dL de eritrócitos. Valores de referência para adultos: 31 – 36% ou g/dL.
O que acontece se o HCM estiver alto?
Se você tiver HCM alto devido à anemia, poderá apresentar sintomas como fadiga, fraqueza, dor de cabeça e palidez no caso de deficiência de vitamina B12. Com anemia por deficiência de folato, você pode sentir dor na boca e na língua.Quando o CHCM é considerado baixo?
E quando a hemoglobina cai para 5 g/dL há marcante hipocromia (CHCM<25 g/dL) Hgb de 10 g/dL.Quando o hemograma é preocupante?
O valor normal das plaquetas normal deve estar entre 150.000 a 450.000/ mm³ de sangue. As plaquetas elevadas são preocupantes pois podem causar coágulos e trombos sanguíneos, havendo risco de trombose e embolia pulmonar, por exemplo. Já quando estão reduzidas, podem aumentar o risco de sangramentos.Como calcular a CHCM?
Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média (CHCM): Similar ao HCM, é um índice utilizado para determinar hipocromia, e pode ser calculado pela seguinte fórmula: CHCM = Hgb X 100/ Hct.O que significa CHCM 33?
CHCM (concentração da hemoglobina corpuscular média) → 33,4 a 35,5%.O que o CHCM determina?
HCM e CHCM são índices de cor, refletindo a concentração de hemoglobina presente nas hemácias. Valores de CHCM abaixo de 30%: indicam hipocromia, condição em que as hemácias estão menos coradas que as normais por apresentarem uma concentração hemoglobínica subnormal.Qual a diferença entre VCM, HCM e CHCM?
Os índices hematimétricos são:VCM: Volume Corpuscular Médio;Indica o tamanho das hemácias. HCM: Hemoglobina Corpuscular Média ; Expressa a cor das hemácias; CHCM: Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média; Expressa a cor das hemácias; RDW: Índice Geral de Anisocitose.