O cetro representa, em certo sentido, a continuação da coroação, nos explica o Pe. José Kentenich [1]. Na Bíblia, o cetro equivale ao poder real, como mostra o livro de Ester.
Cetro ou ceptro (esta última forma usada no português europeu antes do acordo ortográfico) é um bastão usado por autoridades reais, geralmente empunhado pelo monarca na mão direita e uma das insígnias do poder soberano. Simbolicamente, é considerado o portador das forças divinas além de um atributo dos deuses.
O que significa o rei estender o cetro para alguém?
Quando o rei estende o seu cetro é porque é o tempo de pedir. O cetro de Deus está estendido para nós nestes dias. Não tenha em mente interesses e ambições pessoais, peça segundo o propósito de Deus.
É a manifestação do Seu governo, do Seu poder e da Sua autoridade sobre nós! Quando Ele nos cobre com a Sua justiça, o impossível se torna possível, as cadeias se quebram, e o Seu favor nos envolve como um escudo!
O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo. E em vez de pensar em proteção, pensei em presença. Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.
Ao ver o cetro de ouro estendido em sua direção, Ester compreendeu a razão de sua coroa. Tocar naquele cetro foi como tocar no milagre. E diante de um rei disposto a lhe atender qualquer que fosse o seu pedido, percebeu que independente do favor de um simples mortal, ela havia sido favorecida por Deus.
2 tocou a ponta. Estender o cetro indicava favor real e aceitação; tocar o cetro significava o reconhecimento do favor assim exibido. Ao entrar no pátio interior, Ester já havia violado a lei (Et 4:11; cf. Et 6:4).
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade?
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as mãos à iniquidade. Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração.
Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
Haste em latão oca e lisa, chapeada a ouro, constituída de seis segmentos articulados. Na parte superior, uma grinalda de folhas e frutos de carvalho. Capitel em forma de campana invertida, ornada por folhagens estilizadas sob ábaco retangular de ângulos seccionados e moldura de folhas estilizadas.
O cedro também aparece na mitologia e em textos religiosos. Na Bíblia, por exemplo, é citado como um material usado na construção do Templo de Salomão. Para os povos antigos, essa árvore simbolizava eternidade, força e proteção divina.
Ainda contrastando o Filho com os anjos, este versículo fala sobre a duração eterna do trono de Cristo e sobre a unção recebida por Ele para reinar acima de todas as coisas. Um contraste claro é visto nos versículos 6 e 7: os anjos servem a Deus, mas Cristo está no trono.
Porém Adonias, temendo a Salomão, levantou-se, foi e pegou nas pontas do altar. Foi dito a Salomão: Eis que Adonias tem medo de ti, porque pega nas pontas do altar, dizendo: Jure-me, hoje, o rei Salomão que não matará a seu servo à espada.
O cetro representa, em certo sentido, a continuação da coroação, nos explica o Pe. José Kentenich [1]. Na Bíblia, o cetro equivale ao poder real, como mostra o livro de Ester. Por isso, em várias imagens da Igreja Católica, Maria, a Rainha do céu e da terra, aparece segurando um cetro na mão.
Até onde li, uns dizem que Ester teve três filhos, outros dizem que foi mãe de uma menina, outros dizem que ela viveu 100 anos, mas é sempre um assunto vindo de várias fontes diferentes. Quando há muitas especulações sobre um assunto fica difícil saber quem está falando a verdade.
Nem a rainha teria acesso irrestrito ao rei. Entrar na presença dele sem convite levaria à pena de morte, a não ser em caso do rei estender seu cetro para receber a pessoa. Para Ester entrar na presença do rei nessa circunstância significava, literalmente, colocar sua vida em risco.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
O salmo 125 das Sagradas Escrituras é um cântico do povo de Israel que fez ao retorno à própria pátria depois do exílio em terra babilonense. Isto ocorreu em 538 a.
Os Salmos 120 a 134 são chamados de Cânticos de Degraus porque cada um contém a palavra "shir" (cântico) e evocam o sentido de uma coleção de cantos. Eles provavelmente foram escritos no período pós-exílico para fortalecer a fé do povo de Israel após o cativeiro na Babilônia, enfatizando a confiança em Deus.
Confiar no Senhor significa colocar a nossa fé e esperança nele sem vacilar. O nosso coração sossega em sua graça e seu amor demonstrados profundamente em Cristo na cruz e na ressurreição. A nossa confiança no Senhor não está atrelada a sentimento, mas a fé, pois “o justo por sua fé viverá” (Rm 1.17).