O caminhão toco também pode ser encontrado com a nomenclatura “4×2” porque possui quatro apoios, sendo dois na frente e dois atrás, e apenas dois tracionam.
O caminhão do tipo toco (um semipesado) possui quatro pontos de contato com o solo e dois eixos – um frontal e um traseiro. Por isso, é chamado de 4x2. O peso bruto chega a até 16 toneladas.
6x2: Neste sistema de tracionamento, o caminhão possui seis rodas, sendo que apenas duas delas são responsáveis pela tração, enquanto as outras quatro são rodas direcionais ou de apoio. Geralmente, as duas rodas de tração estão localizadas no eixo traseiro do caminhão.
Também conhecida como cavalo mecânico LT, se diferencia por ter tração nos dois eixos traseiros. Esse tipo de cavalo é obrigatório para tração de combinações com PBTC maior que 57 toneladas, as quais precisam de AET para transitar.
Se a prioridade é a economia e operações em estradas pavimentadas, o 6×2 é a melhor opção. Por outro lado, para cargas mais pesadas e terrenos difíceis, o 6×4 se destaca como a escolha ideal. Portanto, entender as diferenças e vantagens entre os caminhões 6×2 e 6×4 é importante para otimizar as operações de transporte.
VOCÊ SABE A DIFERENÇA DO CAVALO MECÃNICO 4X2, 6X2 E 6X4??? SE LIGA NESSE VÍDEO EXPLICATIVO AUTO RF
Qual a diferença entre um caminhão 4x2 e um 6x2?
No caso do caminhão toco 4×2, ele suporta até 10 toneladas de carga no eixo traseiro (4 pneus) e no eixo dianteiro pode suportar até 6 toneladas (2 pneus). Já o caminhão trucado 6×2, suporta 17 toneladas nos 2 eixos traseiros (8 pneus), mais 6 toneladas no eixo dianteiro (2 pneus).
Os números nos modelos de caminhão indicam quantos eixos e quantas rodas motrizes o veículo tem. O primeiro número representa o número total de rodas. Já o segundo número representa o número de rodas motrizes, ou seja, as que recebem a força do motor e fazem o caminhão se movimentar.
Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros. Carreta cavalo trucado : utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros.
A designação 4x2 é usada para indicar o número de rodas em um veículo e quantas delas são impulsionadas pelo motor. Isso significa que o número 4 se refere às quatro rodas do carro, mas apenas duas delas recebem energia motriz.
Arocs 8x4, o robusto caminhão Mercedes Benz para operações severas fora de estrada. Robusto, potente conjunto propulsor e capacidade para até 58 toneladas de peso bruto total (PBT), o Arocs encara operações severas fora de estrada.
Mais comum na grande maioria dos carros populares comercializados no Brasil, a tração 4x2 é aquela presente em duas das quatro rodas do veículo. Ou seja, toda a potência do motor é distribuída para essas duas rodas, sendo elas as dianteiras (tração dianteira) ou as traseiras (tração traseira).
Quem trabalha na escala 6×2 trabalha 6 dias consecutivos e tem 2 dias de descanso. Isso significa que, no final de cada semana, o colaborador terá 2 dias de folga consecutivos, o que proporciona um descanso adequado e evita a sobrecarga, ao contrário de outras escalas, como a 6×1, que oferece apenas 1 dia de descanso.
Essa sequência de números é utilizada pela marca sueca para todos os seus modelos de caminhões. Ou seja, o FH 540, por exemplo, tem motor de 540 cv. Outra sigla comum nos veículos da marca é a "I-shift", que se refere à transmissão automatizada.
O caminhão nove eixos é indicado para transportar quantidades maiores de mercadorias e, por ser robusto, pode armazenar até 74 toneladas de cargas. Além disso, ele chega a medir 30 metros de extensão e pode ter 4,40 metros de altura.
Foram feitas modificações no câmbio: em substituição à transmissão ZF de 10 marchas do VW 31.310 Titan, a nova caixa tem 16 marchas à frente e duas à ré, sincronizadas, com duplo “H”.
O que é carreta LS? A carreta LS é também chamada de cavalo mecânico trucado e tem pelo menos dois eixos na parte de trás. Isso a torna diferente dos outros modelos e dá algumas vantagens.
Com relação ao peso do caminhão vazio, o truck pode ter de 8.000 a 12.000, lembrando que a Tara pode variar de acordo com o modelo e fabricação do veículo.
O caminhão 2 eixos ou eixo duplo é utilizado para transportar cargas maiores em trajetos longos. Faz parte da categoria dos pesados e gera mais estabilidade nas viagens por ter dois pneus em cada extremidade do veículo.
caminhão toco: capacidade de carga de seis toneladas e peso máximo bruto de 16 toneladas; caminhão truck: capacidade de carga de 10 a 14 toneladas e peso máximo bruto de 23 toneladas.