Os outros dois lados são chamados cateto oposto e cateto adjacente. Esses lados são definidos em relação a um ângulo. O cateto oposto fica em frente a um determinado ângulo.
Num triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado maior, o cateto "oposto" é o lado em frente a um dado ângulo e o cateto "adjacente" é o lado que forma o ângulo. Usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos. A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto.
3 – Observe que apenas dois lados e um ângulo do triângulo podem ser usados nas razões trigonométricas. Se um desses lados for a hipotenusa e o outro não tocar o ângulo em questão, a razão será seno. Se um dos lados for a hipotenusa e o outro tocar o ângulo em questão, a razão será cosseno.
Em matemática, a letra representa a medida de um ângulo. Em física, representa posição angular. Conhecida como Mamede em matemática aplicada. Em história grega, representa a marca tatuada nos condenados à morte.
A lei dos senos é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo qualquer com seus ângulos. De acordo com esta lei, para um triângulo qualquer, a razão entre cada lado e o seno do ângulo oposto é constante.
A primeira razão, identificada entre o cateto oposto de um triângulo retângulo e a hipotenusa, se chama seno. A fórmula equivalente a ele é: sen x = c / a.
Os lados de um triângulo retângulo recebem nomes especiais. Estes nomes são dados de acordo com a posição em relação ao ângulo reto. O lado oposto ao ângulo reto é a hipotenusa. Os lados que formam o ângulo reto (adjacentes a ele) são os catetos.
Sabe-se que o astrônomo grego Hiparco ( 190 a.C. - 125 a.C.), considerado o pai da Astronomia, foi quem empregou, pela primeira vez, relações entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo, por volta de 140 a.C. Daí, ser considerado o iniciador da Trigonometria.
Aplicações da trigonometria. A trigonometria surgiu justamente em função da necessidade de se calcularem diversas situações do dia a dia — a altura de monumentos gigantes ou a distância entre dois pontos, por exemplo. E, hoje, ela continua sendo um instrumento importante para solucionar situações do nosso cotidiano.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.