Estágio 2: o câncer, ainda concentrado na região pélvica, já se encontra além do colo do útero. Este estágio pode ser dividido nas fases: IIA – quando o câncer chega até a parte superior da vagina, mas não atinge o terço inferior; IIB – quando o câncer atinge o tecido parametrial (próximo ao colo do útero).
Neste estágio, o câncer de colo do útero é considerado incurável. Os tratamentos são controversos e quimioterapia, radioterapia e cirurgia são consideradas paliativas, indicadas de acordo com cada caso.
Além de saber o que é útero baixo é preciso compreender que a condição manifesta-se em diferentes graus, podendo ou não comprometer a qualidade de vida da paciente. São eles: Grau 1: quando o útero desce em direção à vagina; Grau 2: quando o útero alcança a vulva (parte externa da genitália feminina);
Nesse grau de estadiamento, o tumor cresceu além do colo do útero e do próprio útero, mas não alcançou as paredes da pelve e nem a parte inferior da vagina. No estágio II também não há disseminação para linfonodos próximos e nem para outros órgãos.
A partir do estágio II, o câncer se torna mais grave e agressivo. Nesses dois estágios do câncer, portanto, ele já atingiu profundamente o tecido adjacente e pode ter se espalhado para os linfonodos. Nessa fase estão os grandes tumores. Esse tipo de câncer já evoluiu e as chances de cura são reduzidas.
Qual o tratamento do câncer de colo uterino estádio II?
O câncer no estágio 2 tem cura?
O câncer nos estágio II e também no III, por serem agressivos, já apresentam uma chance de cura reduzida em comparação com a fase I, mas ainda maior do que o último estágio da doença. O último estágio do câncer é o IV, que indica que o tumor já espalhou-se pelo organismo, sendo um caso mais complicado para ser tratado.
– Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado; – Grau 3 ou grau alto ou pouco diferenciado. As células do câncer grau 1 se parecem com as células saudáveis e normais. Existe menor chance de que elas cresçam e se atinjam outros locais rapidamente.
Encontrar uma lesão de alto grau no preventivo, seja um NIC 2 ou NIC 3, não é um problema, é uma solução. Essas lesões têm cura com um simples procedimento de remoção da área lesionada do colo do útero.
Quais as chances de sobreviver a um câncer no útero?
A taxa de sobrevida global, em 60 meses, foi de 63,6% nas mulheres com idade inferior a 50 anos e de 71,4% naquelas na faixa etária dos 50 anos ou mais, com p = 0,524. O RR de óbito por neoplasia cervical das mulheres com idade superior a 50 anos foi de 1,12, com p = 0,83.
É chamado de segundo câncer quando alguém que já teve câncer desenvolve um novo tumor. Sendo desta vez, um tipo completamente novo e diferente do primeiro. Mas atenção, um segundo câncer não é o mesmo que uma recorrência.
Moderada – cerca de dois terços do colo do útero foi afetado na NIC Grau II (NIC II). Talvez você precise fazer uma cirurgia para retirar as células anormais. Grave –– neste caso, todo o colo do útero tem lesões que podem evoluir para um câncer.
O adenocarcinoma moderadamente diferenciado grau 2 tem cura?
O adenocarcinoma pode ser curado em alguns casos, especialmente quando o diagnóstico e tratamento são feitos com o tumor ainda no início. A chance de cura do adenocarcinoma depende também do tipo do tumor identificado. Além disso, mesmo em casos mais avançados da doença, há tratamentos com excelentes resultados.
As lesões ditas de alto grau, NIC 2 e NIC 3, são precursoras do câncer de colo do útero. Após este diagnóstico, é indicado de avaliação do colo uterino com exame de colposcopia e biópsia. Posteriormente, se define a necessidade de tratamento cirúrgico.
Nesse estágio, a doença se disseminou para outros órgãos e já não é considerada curável. As opções de tratamento incluem radioterapia com ou sem quimioterapia para retardar o crescimento do tumor e aliviar os sintomas da doença.
Para o tipo histológico, a maior sobrevida específica foi entre as mulheres com adenocarcinoma (92,3%) e o tempo mediano de sobrevida foi de 53,5 meses. Conclusão: Este estudo mostrou que a sobrevida específica após cinco anos do diagnóstico se manteve em torno de 90% em pacientes com câncer de colo do útero.
O câncer de endométrio em estágio II, é quando se disseminou para o tecido conjuntivo do colo do útero, mas ainda não se desenvolveu fora do útero. Uma opção de tratamento é realizar primeiro a cirurgia, possivelmente seguida de radioterapia.
A neoplasia intraepitelial cervical tipo II (NIC II) é uma lesão pré-invasiva que regride na maioria dos casos e raramente progride para câncer. Atinge cerca de 1,5/1000 mulheres nos países desenvolvidos, afetando sobretudo aquelas com idade entre 25-29 anos.
Como tenho HPV se o meu marido não tem? É possível, sim, uma mulher ter HPV mesmo que o seu parceiro não apresente a infecção. Isso pode acontecer tanto por causa das características do vírus quanto pela forma como o HPV é transmitido.
Em geral, a cirurgia de alta frequência é indicada para todos os casos de lesão de alto grau no colo uterino, ou seja, NIC 2 e NIC 3, lesão pré-malignas no colo uterino.
– Estágio 2c – O câncer cresceu em outros tecidos da pélvis e há células de câncer no líquido extraído do abdômen da paciente. O tumor espalhou-se além da pélvis. Células cancerígenas podem ser encontradas no revestimento do abdômen e nos gânglios linfáticos da parte de trás do abdômen.
Alterações grau 1 sugerem condições benignas ou lesões de baixo grau, enquanto as alterações grau 2 são indicativas de lesões de alto grau. Os achados não específicos são condições que podem estar associadas a lesões neoplásicas, mas também são observadas em condições benignas.
Grau II (score 2): padrão folicular com grande quantidade de células em arranjo sólido ou folicular, núcleos redondos ou ovalados com cromatina uniformemente distribuída, citoplasma levemente eosinófilo e sem grânulos e colóide escasso ou ausente.