O que acontece quando a junta do cabeçote queima? Quando a junta do cabeçote “queima”, você está diante de um problema sério que requer atenção imediata. Essa falha compromete a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor, o que pode levar a uma série de complicações.
Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava.
Motivos e Causas da Queima da Junta do Cabeçote: O superaquecimento é a causa mais comum da queima da junta do cabeçote. Ele pode ocorrer devido a falhas no sistema de arrefecimento, como vazamento de líquido de arrefecimento, falha na bomba de água, termostato defeituoso ou ventilador de radiador inoperante.
Um sintoma alarmante de uma junta do cabeçote queimada é a presença de água no óleo do motor. Quando a junta falha, pode permitir que o líquido de arrefecimento se misture com o óleo. Esta combinação resulta em um líquido leitoso e de aparência pastosa no reservatório de óleo ou na vareta de medição.
Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.
A seguir, exploramos os principais sintomas que indicam que a junta de cabeçote pode estar queimada, ajudando você a agir rapidamente e proteger seu veículo.
A junta do cabeçote queimada também pode causar vazamentos do líquido de arrefecimento e do lubrificante. Fique atento sempre ao nível do fluido do sistema de resfriamento e a sinais de óleo no radiador e em partes do motor.
Se você perceber a formação contínua de bolhas, isso pode indicar que a junta de cabeçote está danificada ou queimada. Se você descobrir que a junta está queimada ou danificada, ela precisará ser substituída, caso contrário, poderá causar perda de compressão e danos ao motor.
A queima da junta do cabeçote é um evento que requer uma ação rápida devido às graves consequências que pode causar ao motor do seu carro. Essa falha na vedação entre o cabeçote e o bloco do motor causa diversos problemas que afetam diretamente o desempenho e a segurança do automóvel.
“A queima da junta do cabeçote ocorre pelo contínuo funcionamento do motor em temperaturas extremas, o que afeta as condições físicas da composição da peça, que se desgastam prematuramente, reduzindo sua eficácia, até queimá-la.
O que acontece se eu andar com a junta do cabeçote queimado?
Assim, eu posso andar com a junta de cabeçote queimada, mas, como consequência, meu motor pode não resfriar corretamente. Outro sintoma comum é a grande quantidade de fumaça saindo do escape – também derivada da água nos cilindros que vira vapor junto ao superaquecimento da máquina.
Isso porque o óleo e a água podem estar vazando para a câmara de combustão, sinal claro de junta de cabeçote danificada. Outro sintoma de que a junta pode ter ido para o “espaço” é a perda de potência do motor. Quando essa peça está queimada, a compressão nos cilindros fica comprometida, o que deixa o motor fraco.
Além disso, é importante observar que o reparo da junta do cabeçote pode levar vários dias ou até semanas, dependendo da gravidade do vazamento e da disponibilidade das peças necessárias.
Quanto custa a mão de obra para trocar um cabeçote?
O custo médio para arrumar o cabeçote dependerá da marca e modelo do veículo, a complexidade do serviço, a região geográfica e muitos outros fatores. No entanto, para a mão de obra, podemos dizer que está em torno de R$ 1 mil.
Quanto custa uma retífica de motor? O custo de uma retífica de motor é altamente variável e dependente de diversos fatores, podendo ficar, em média, entre R$2mil e R$7mil.
Qual a diferença entre fazer o motor e fazer a retífica do motor?
A retífica pode ser uma boa opção para motores que apresentam problemas em peças específicas, como pistões, anéis ou bronzinas. Já a troca do motor pode ser necessária em casos de problemas mais graves, como quebras no bloco do motor ou no cabeçote.