A cirurgia de Bridectomia é realizada para remover bridas fibrosas ou freios que estão causando limitações funcionais na boca. É indicada em casos de freio lingual curto (língua presa), retração gengival causada por tensão nos freios ou interferências no uso de próteses.
A técnica de bridectomia é importante para estabilização da prótese total removível e quando associada ao enxerto gengival livre promove resultado estético satisfatório podendo evitar a recidiva das bridas.
Ulotomia Para evitar tais transtornos, deve-se indicar a ulotomia, procedimento cirúrgico, que consiste na exérese do tecido gengival que reveste a face incisal ou oclusal da coroa dentária de um dente decíduo ou permanente não irrompido, de forma a lhe permitir um caminho livre para ocupar a sua posição normal no arco ...
As bridas são membranas mucosas que ligam lábio e mucosa jugal ao processo alveolar e gengiva inserida1. São estruturas que apresentam a mesma descrição de freios, mas, por estarem posicionadas fora da linha média, geralmente recebe essa nomenclatura diferenciada, estando também correto chamá-las de freio lateral2.
A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.
A ulotomia é um tratamento um pouco mais simples, consistindo apenas em uma incisão na gengiva, liberando espaço para o dente permanente nascer. Quando a gengiva que cobre o dente não é rompida naturalmente para o nascimento do dente, se faz a ulotomia.
O que é bulectomia? Chama-se bulectomia à cirurgia realizada para remover grandes áreas de bolsas (bolhas) de ar do pulmão , sem retirar o tecido pulmonar propriamente dito.
Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal. Os dentistas recomendam tratamento de canal após determinar que a polpa de um dente morreu ou foi infectada.
Introdução: A frenectomia ou frenotomia é a cirurgia utilizada na remoção ou reposicionamento do frenulo da língua ou do lábio. Na cirurgia labial ocorre a retirada ou reposicionamento do frênulo labial superior, na intenção de corrigir diastemas ou melhorar a fixação de próteses totais.
Bridas são aderências (traves fibróticas) que podem ser criadas dentro do nosso organismo após qualquer abordagem cirúrgica. A fisiopatologia da formação das bridas ainda não foi totalmente descoberta, porém há estudos que relatam ser uma reação exacerbada de citocinas a corpos estranhos, como talco, grampos e fios.
A frenectomia é uma cirurgia simples que visa a remoção do freio lingual ou labial. Frenectomia, a indicação para remoção do freio lingual é no caso da famosa “língua presa”, que em bebês pode acarretar em prejuízos na amamentação, deglutição e respiração, e em crianças e adultos prejudica também a fonação.
É o processo de extração de dentes que, embora nascidos normalmente, estejam comprometidos de uma maneira ou outra (na maioria das vezes, por conta de cáries que afetam suas estruturas). Além disso, ele também é usado para remover dentes de leite.
Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?
Ainda, a gengivoplastia é utilizada quando o objetivo é alterar o contorno gengival ao redor dos dentes, principalmente por razões estéticas. Por outro lado, a gengivectomia é realizada, na maioria dos casos, para tratar a hipertrofia gengival.
Ulectomia é um procedimento cirúrgico simples, realizado na gengiva, onde se remove os tecidos que estão revestindo a porção oclusal/incisal (parte de cima) de um dente, estruturas essas que estão impedindo o mesmo de nascer. A técnica abre um caminho para o dente romper na boca e assim se posicionar no local correto.
É o procedimento de remoção de um dos segmentos pulmonares, ou seja, de apenas parte de um lobo. A segmentectomia é um procedimento mais complexo do que a lobectomia (remoção de um dos 5 lobos pulmonares), mas que visa poupar o maior volume de pulmão possível.
A colecistectomia consiste na remoção da vesícula biliar, órgão responsável pelo armazenamento da bile produzida pelo fígado. Alterações como cálculos, inflamação ou neoplasias na vesícula podem requerer esse procedimento.
Alveólise é uma patologia ósseo-gengival caracterizada pela exposição da raiz dentária na cavidade oral, em função da reabsorção da tábua óssea alveolar, comumente relacionada ao traumatismo dentário e/ou cárie dentária.
Os estágios de Nolla são uma classificação que descreve o desenvolvimento dos dentes permanentes. Eles vão do estágio 1 ao estágio 10, acompanhando a formação e mineralização dos dentes ao longo do tempo.
Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes.
Qual a diferença da Frenectomia para a Frenotomia? A frenotomia é uma intervenção cirurgica mais simples, nela ocorre somente o corte parcial do freio, não ocorrendo, dessa forma, a sua retirada por completo. A frenectomia envolve a retirada de parte do freio, ou seja, é um procedimento de maior complexidade.
O frênulo lingual faz parte da anatomia da língua humana e sua função, no período embrionário, é direcionar o crescimento da língua, sendo vestigial ao nascimento. A língua participa das funções de sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.
Adultos também podem se submeter à frenectomia, pois a anquiloglossia afeta a respiração, a alimentação e a comunicação, além de prejudicar a higiene bucal adequada, o que pode provocar doença periodontal.