A bonificação implica em conceder mercadorias a clientes, em virtude de acordo contratual ou comercial, em que o fornecedor envia determinada quantidade de mercadorias a seus clientes, sem cobrar por elas, conforme ajustado entre as partes da relação comercial.
É um prêmio (em dinheiro ou bens) dado pela empresa aos colaboradores que atingem ou superam metas predefinidas. A bonificação, muitas vezes chamada de bônus, considera o desempenho individual, da equipe ou da empresa.
As remessas de mercadorias, realizadas por contribuintes do imposto a título de bonificação, são operações normalmente tributadas. II. O contribuinte que industrializar mercadoria recebida em bonificação deverá escriturar a entrada do insumo pelo CFOP 1.101/2.101 (“Compra para industrialização ou produção rural”).
Sendo assim, os valores de bonificação não integram a base de cálculo do ICMS porque não fazem parte do valor da operação da qual decorre à saída da mercadoria da empresa.
Além disso, as gratificações/bonificações integram o salário do empregado (férias, 13º salário, entre outros), sujeitando-se à incidência dos encargos sociais, como: INSS e FGTS.
A bonificação na empresa é um incentivo concedido ao funcionário após o alcance de uma meta de desempenho. Apesar de não ser um incentivo obrigatório, a bonificação é considerada um gesto de agradecimento pelo bom desempenho do funcionário e pode trazer impactos positivos para a rotina de uma empresa.
Para gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACÃO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.
108) esclarece que os prêmios ou bônus integram a remuneração para fins de base de cálculo na tabela progressiva mensal do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Como calcular o valor de uma bonificação em uma nota?
* Diminuir custo com rateio proporcional: Para esse tipo, a bonificação é calculada utilizando o valor total do produto bonificado. A fórmula é a seguinte: ((Valor total do produto / Somatório do valor dos produtos na nota) / Quantidade do Produto) * Valor total da nota bonificada.
As mercadorias recebidas por compra devem ser contabilizadas no estoque em contrapartida à conta de fornecedores ou bancos. Todavia, as mercadorias recebidas em doação, por não haver a obrigação de pagamento, devem ser contabilizadas no estoque em contrapartida à conta de receitas.
Os valores das mercadorias enviadas a título de bonificação não poderão ser excluídos da base de cálculo do ICMS e da base de cálculo do ICMS a ser retido por substituição tributária, ou seja, o imposto incide normalmente sobre as mercadorias bonificadas, de modo que o remetente deverá estabelecer, no caso da ...
A bonificação é um valor pago para os empregados que atingem metas, que cumprem determinados requisitos de recebimento do valor. Então, sobre o valor da bonificação incide o 13º, férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) .
Normalmente, o valor da bonificação é estabelecido como uma porcentagem do salário anual. Esse valor é proporcional às metas individuais batidas e costuma ser pago como bônus ao final do ano, quando os resultados financeiros da empresa já estão fechados.
A bonificação é uma maneira de recompensar e ao mesmo tempo motivar os colaboradores de sua empresa. Para isso, eles precisam alcançar ou superar metas estabelecidas previamente. Esse bônus pode ser concedido de forma individual ou coletiva.
As empresas que utilizam a bonificação para a prática de preços mais baixos, nas vendas ao consumidor final, podem deduzir a operação da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Como já falamos, de acordo com o artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além do salário fixo, bonificação e gratificação podem ser pagas para os colaboradores. Contudo, quando em forma de dinheiro, isso deve constar na folha de pagamento.
Uma bonificação, em resumo, é a distribuição gratuita de uma determinada mercadoria ou parte dela. Uma prática comum no mercado é quando um cliente compra uma determinada quantidade de um produto e o fornecedor entrega uma quantidade a mais sem custos adicionais.