Por isso, uma boa medida para se fazer o atrativo para as abelhas é utilizar 500 gramas de geoprópolis, própolis e cera, diluídos em 1 litro de álcool. Como foi dito anteriormente, quanto mais concentrado melhor, então nada impede de você colocar mais materiais em 1 litro de álcool.
A própolis e a cera utilizadas, por exemplo, da espécie Jataí (tetragonisca angustula) tem a probabilidade maior de capturar enxames de Jataí, mas também é comum capturar outras espécies de abelha nativa, na maioria das vezes, espécies do gênero Trigona.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Vedélia (Sphagneticola trilobata) – Floresce de outubro a abril, sendo especialmente atrativa para a abelha Jataí; Ixora (Ixora coccinea) – Possui folhas grossas e floresce na primavera e verão.
A maioria dos meliponicultores concordam que a melhor época para realizar capturas de abelhas sem ferrão, será na primavera, devido a abundância de flores e dias mais quentes, com temperaturas agradáveis para as abelhas sem ferrão, principalmente para a abelha Jataí, que costumar voar apenas acima de 20 ºC.
O néctar é como um combustível energético para as abelhas. Algumas delas até transformam esse néctar em mel, um alimento conhecido. As plantas também têm outras formas de atrair as abelhas, como emitir cheiros agradáveis.
O FEROMÔNIO CHAME-ABELHAS é um produto utilizado para atrair enxames de abelhas para caixas iscas. Ele é composto por própolis e erva cidreira, que são substâncias que imitam o feromônio das abelhas rainhas.
O aroma é outro detalhe que chama atenção desse inseto. Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras.
O capim-cidreira, também chamado de capim-limão, capim-santo e erva-príncipe é o principal atrativo para abelhas apis melliferas. O cheiro do capim-cidreira funciona muito bem como atrativo para captura de abelhas apis melliferas.
Você pode espalhar aromas cítricos no ambiente, como cascas de limão, laranja ou vinagre diluído, que elas não gostam. Plantar espécies repelentes, como citronela, hortelã ou manjericão, também é eficaz. Outra dica é manter a área bem limpa, evitando resíduos de alimentos e bebidas que possam atraí-las.
As iscas são feitas utilizando garrafas pet ou caixas isca com loção atrativa para abelhas. O grande segredo de como capturar enxames de abelhas está relacionado ao local de instalação da isca de captura.
Os produtores já haviam observado que as flores do melão são pouco atrativas para as abelhas, comparadas às da vegetação que margeia as plantações. Agora cientistas descobriram que a abelha melífera (Apis mellifera) faz distinção entre flores de diferentes tipos de melão.
As abelhas geralmente preferem flores rasas e planas. Estes são fáceis de ver e acessar e fornecem menos lugares para os predadores naturais de uma abelha se esconderem. As abelhas também preferem flores com pétalas azuladas, roxas ou amarelas.
1- Lavanda (Lavandula spp.): A lavanda é uma flor roxa que é muito atraente para as abelhas. Elas são atraídas pelo aroma da flor e pelo néctar produzido. 2- Girassol (Helianthus annuus): O girassol é uma flor grande e amarela que também atrai as abelhas.
O melhor horário para mexer com as abelhas em um apiário geralmente é durante o dia, quando as abelhas estão mais ativas e voando em busca de néctar e pólen.
Tenho boas dicas de coleta para você Safra de mel? Tenho boas dicas de coleta para você e a primeira delas é que os principais meses da safra de mel no Brasil vão de maio a junho e de outubro a janeiro, explica Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade.
- Atrativo: atrativo específico para abelhas pequenas: jataís, mirins, tubuna, mandaguari, etc... - Modo de usar: espalhar nas iscas pet ou caixas vazias de madeira para atrair enxames.
A maioria das abelhas-jataí se alimenta de produtos obtidos nas flores; sobretudo o pólen na fase adulta. Além de produzir o mel, que foi considerado um dos mais ricos em antibacterianos, as abelhas são fundamentais para a polinização.