O que é considerado blasfêmia contra o Espírito Santo?
Rejeitar deliberadamente e consciente o Espírito Santo. > Porquê não há perdão? Se é o Espírito Santo que convence o homem do pecado, e essa pessoa rejeita o Espírito Santo, logo, não há arrependimento e consequentemente não há perdão.
Blasfémia ou blasfêmia é a difamação do nome de um ou mais deuses. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de rezar, ou falar de assuntos sagrados sem reverência.
Esse pecado pode levá-la à condenação eterna. No entanto, a partir do momento em que essa mesma pessoa reconhece seu pecado, aceita o perdão e a misericórdia de Deus, passando pelo sacramento da confissão, ela é perdoada.
Uma pessoa genuinamente arrependida sabe o que fez de errado e sabe também o modo correto que deveria ter sido feito. “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51.5-6).
O que é o medo de blasfemar contra o Espírito Santo?
A obsessão de blasfêmia contra o Espírito Santo é uma das mais comuns quando cristãos se deparam com o TOC. Justamente por ser citado na Bíblia como “o único pecado sem perdão”, quem tem TOC pode chegar a repetir mentalmente inúmeras coisas que não fazem parte do que realmente acredita, mas justamente do medo de fazer.
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
Como saber se o Espírito Santo está presente em minha alma? Se são estas as tuas sinceras disposições e determinações, “o Espírito Santo está contigo; mas se, pelo contrário, não te vês assim decidida, não há em teu coração espaço para Ele, pois Satã o está ocupando”.
Como saber se você blasfemou contra o Espírito Santo?
A blasfêmia do Espírito Santo (o pecado imperdoável) é estar em um estado constante de rejeição a Deus até a morte. Enquanto rejeitarmos o Espírito Santo, não podemos ser perdoados porque só podemos ser perdoados com o Espírito Santo.
Quando confessamos os nossos pecados, recebemos o perdão. O perdão do Senhor nos é outorgado por meio da obra de Jesus. Todo o Velho Testamento é como se fosse uma figura da obra de Jesus na cruz. A palavra final de Jesus na cruz foi “Tetelestai”, que quer dizer “está pago, está perdoado”.
O arrependimento vai produzir torpor, abatimento do ânimo, pode provocar um isolamento temporário e choro, tudo a depender do que se viveu e da intensidade do fato.
O que é cometer blasfêmia contra o Espírito Santo?
Portanto, a blasfêmia contra o Espírito Santo ocorre tanto quando se atribui erroneamente ao diabo o que é obra do Espírito de Deus, quanto quando se rejeita deliberadamente e sistematicamente o testemunho e a ação do Espírito Santo.
37. proposições heréticas eram críticas, questionamentos ou indagações feitas contra a Igreja como instituição ou aos seus membros. As blasfêmias eram uma demonstração de grosseria, rusticidade ou ignorância; “uma prática nascida do hábito, da ironia, do humor, da raiva ou da decepção4”.
A blasfêmia, conforme o Catecismo da Igreja Católica (CIC), consiste em ser contrário a Deus e dizer palavras de ódio, de censura, que contêm maldade sobre o Senhor.
31 Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32 Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir.
Eu peço o vosso perdão, por todos aqueles que eles magoaram de alguma forma, e aceito o perdão em nome de meus ancestrais, daqueles que os magoaram. Pai Celestial, pelo sangue de Jesus, hoje peço que leveis todos os meus parentes mortos , à luz do céu.
Porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão?
A blasfêmia contra o Espírito Santo não é perdoada não porque não atinja o Filho e o Pai (unidade divina), mas porque recusar deliberadamente acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento é rejeição do perdão dos pecados e da salvação oferecidos pelo Espírito Santo.