O acorde diminuto de Si sustenido (abreviado B#dim em inglês ou Si#diminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Si♯, Ré♯, e Fá♯. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Si sustenido em meio-tom.
O acorde diminuto de Si (abreviado Bdim em inglês ou Sidiminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Si, Ré, e Fá. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Si em meio-tom.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
Essa alternância regular de intervalos torna a escala diminuta simétrica, o que significa que a mesma sequência de notas se repete em intervalos regulares ao longo da escala.
A escala diminuta é uma escala simétrica formada pela sequência: Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom. Da mesma maneira que observamos para o acorde diminuto, a escala diminuta se repete a cada um tom e meio. Isso é muito vantajoso, pois abre um leque de possibilidades muito grande.
ACORDES DIMINUTOS | A Lógica dos acordes diminutos e como usar na prática | Aula de Violão
Quais são as notas da escala menor?
A escala menor natural em Lá é uma escala de sete notas constituída pelas notas Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, e Sol. A distância entre as notas é 1-½-1-1-½-1-1, onde ½ é meio tom, e 1 é um tom inteiro.
O acorde de 7ª diminuta de Mi (abreviado Edim7 em inglês ou Midim7 em português) é um acorde de quatro notas constituído pelas notas Mi, Sol, Si♭, e Ré♭.
Qual a diferença entre acordes diminuto e meio diminuto?
Enquanto o diminuto possui a sétima diminuta, o meio diminuto possui a sétima menor. Sendo assim, o acorde meio diminuto é formado pela Fundamental (F), terça menor (b3), quinta diminuta (b5) e sétima menor (b7). Seguindo este “gabarito”, podemos montar qualquer acorde meio diminuto.
Ou seja, se no Campo Harmônico de Dó temos Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá e Si, a formação dos acordes no Campo serão: I: Dó Maior. II: Ré Menor. III: Mi Menor.
Sendo assim um mesmo acorde diminuto, na verdade, pode ser estendido em quatro acordes diminutos, cada um deles começando com uma fundamental diferente dentre as quatro notas que fazem parte da tétrade, ou seja, são apenas inversões do acorde que o originou.
De acordo com o número de semitons entre uma nota e outra, a quinta pode ser considerada justa (7 semitons), aumentada (8 semitons) ou diminuta (6 semitons).
A tríade diminuta é formada pela nota fundamental, pela terça menor (1,5 tons da fundamental) e pela 5a diminuta (3 tons da fundamental), e consiste no empilhamento de duas terças menores (3a menor + 3a menor). Pode ser representado pelos símbolos "dim", "o", "m♭5", or "MI".
Um acorde diminuto com sétima diminuta é um acorde composto por uma nota fundamental, uma terça menor, uma quinta diminuta e uma sétima diminuta. Por exemplo, um acorde diminuto com sétima diminuta de Dó seria composto pelas notas Dó-Fá-Láb-Dó.
Em teoria musical e harmonia, Lá menor (abreviatura no sistema europeu Lá m e no sistema americano de cifras Am) é a tonalidade que consiste na escala menor baseada na nota Lá (ou nota tônica A), ou seja, é um conjunto de notas organizadas em sequencia gradual de altura, e contém as notas lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e ...