O atendimento síncrono se refere à integração em tempo real entre clientes e empresas, onde as respostas são imediatas e as dúvidas são resolvidas de maneira ágil e eficiente. Essa forma de atendimento pode ocorrer por meio de diversos canais, como chats online e diversas soluções para telefonia IP.
O que é comunicação síncrona? A comunicação síncrona é aquela que acontece “em tempo real”. Nela, tanto o emissor quanto o receptor estão interagindo e trocando mensagens imediatas. De modo geral, significa que podemos ouvir e responder o que está sendo falado de forma direta.
Comunicação assíncrona é toda comunicação que não acontece em tempo real. Nela, o interlocutor pode ler ou ouvir a mensagem na hora que desejar e só então respondê-la.
Qual a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona? Como você viu, a principal diferença entre a comunicação assíncrona e síncrona é que a primeira indica uma mensagem que não vai, ou não precisa, ser respondida de imediato. Já a síncrona são as mensagens respondidas em simultâneo.
O e-mail é um exemplo comum de comunicação assíncrona, mas tudo, desde as mensagens de texto até o uso de um software de gestão de projetos, são ferramentas de colaboração assíncrona. Outros exemplos de comunicação assíncrona: Documentos Google compartilhados. Mensagens de vídeo gravadas.
A comunicação síncrona é ágil e requer imediatismo. Ou seja, a interação acontece de forma espontânea ou em curtíssimo prazo. Os principais exemplos de comunicação síncrona atualmente são as mensagens instantâneas por aplicativos como WhatsApp, Telegram e Slack.
Um exemplo claro são duas pessoas que precisam entregar um relatório no final do dia e dividem partes desse relatório para escrever. Enquanto cada uma escreve o seu pedaço, o trabalho é assíncrono, bem como quando uma lê o trabalho da outra individualmente.
Esses serviços não retornam nenhum valor e são usados puramente para processamento de segundo plano, tal como enviar emails ou receber atualizações automaticamente a partir de um sistema externo ou enviar atualizações para ele.
Segundo as definições em dicionários, síncrono é um adjetivo que se aplica a algo que acontece simultaneamente. Na comunicação, indica que a mensagem é recebida e pode ser respondida imediatamente. Ou seja, permitindo a interação. Em contrapartida, assíncrono é algo que não tem essa possibilidade.
Em termos simples, uma reunião assíncrona não acontece em tempo real. Ela é até certo ponto organizada e planejada, mas não exige um cronograma. As comunicações podem ser unidirecionais, como um vídeo de treinamento pré-gravado, ou mais interativas, como mensagens de vídeo sob demanda.
A comunicação assíncrona é aquela que não é feita em tempo real. Uma pessoa envia a mensagem e quem a recebe pode visualizá-la na hora que desejar e só depois respondê-la. Por conta disso, o modelo traz mais comodidade para quem recebe a comunicação. Por outro lado, comunicar-se dessa maneira pode levar mais tempo.
A aprendizagem síncrona consiste em um modelo de aula em tempo real e por meio de uma plataforma virtual. Sendo assim, são aulas à distância e o instrutor, ou professor, promove o ensino ao vivo para os alunos.
Entendem-se como assíncronas as ferramentas de comunicação que se caracterizam por não serem realizadas em tempo real. Possibilitam, assim, que a interação entre professor e estudante ocorra em tempos diferentes, não sendo necessária a conexão simultânea.
O dicionário define a palavra síncrono como “algo que acontece simultaneamente”. Sendo assim, o EAD síncrono é aquele em que professor e aluno estão juntos, ao mesmo tempo e no mesmo espaço (no caso, um espaço virtual), durante as aulas.
Podemos definir o chatbot automatizado como robôs que conversam com as pessoas via um chat, simulando uma conversa o mais perto possível da real, com o intuito de esclarecer as questões que um cliente possa ter. Essa solução possibilita um atendimento aos clientes 24 horas por dia.
A comunicação no modo síncrono ocorre em tempo real, quando os participantes estão presentes simultaneamente e interagem de forma instantânea. Exemplos incluem: Reuniões presenciais.
Qual a diferença entre aula síncrona e assíncrona?
Diferentemente de como acontece com as ferramentas síncronas, as aulas assíncronas não necessitam que professores e estudantes estejam conectados simultaneamente. Isso porque, nesse caso, as tarefas podem ser concluídas no ritmo de cada pessoa, o que favorece a utilização da metodologia da sala de aula invertida.
Na prática, a comunicação síncrona inclui todas as formas de comunicação que acontecem em tempo real, ou seja, as respostas e as interações são imediatas. Como uma conversa presencial, ou uma videochamada, ou mesmo uma ligação telefônica.
O que é comunicação síncrona? A comunicação síncrona exige que as equipes trabalhem juntas ao mesmo tempo, geralmente cara a cara ou por meio de uma chamada telefônica ou chamada de vídeo remota. O trabalho síncrono também pode ser feito por meio de plataformas de mensagens.
Um método síncrono retorna quando seu trabalho é concluído (etapa 5), mas um método assíncrono retorna um valor de tarefa quando seu trabalho está suspenso (etapas 3 e 6).
As ferramentas assíncronas, por outro lado, são tecnologias que possibilitam a comunicação e a realização de atividades de forma não simultânea. Isso significa que os participantes não estarão necessariamente conectados ao mesmo tempo.
A programação assíncrona é uma técnica que permite que seu programa inicie uma tarefa potencialmente de longa duração e ainda seja capaz de responder a outros eventos enquanto essa tarefa é executada, em vez de ter que esperar até que essa tarefa seja concluída.
As aulas híbridas integram a abordagem educacional chamado ensino ou educação híbrida, que significa unir elementos presenciais com digitais. Ou seja, os professores podem planejar aulas que vão além da aula expositiva e da resolução de exercícios, incorporando recursos tecnológicos no processo.