Um exemplo de assimilação: existe um esquema inicial de preensão (agarrar), mas o indivíduo não agarra todos os objetos da mesma forma, pois estaria sujeito a que alguns caíssem. Assim, adaptamos o esquema inicial em função das características de cada objeto.
Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança tenta continuamente adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela possui até aquele momento.
1 Ato ou efeito de assimilar. 2 Fisiol Transformação do alimento em energia ou tecido corpóreo. 3 Apropriação das ideias e sentimentos alheios, apreendendo-lhes o sentido e incorporando-os ao próprio conhecimento.
Assimilação cultural ou assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupos de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região.
Quando há assimilação, não se traduzem modificações no sujeito, isto é, o sujeito face a uma nova realidade não modifica as suas estruturas. É uma integração de novos objetos mas naquilo que já existe, sem modificação das estruturas prévias, designadas por esquemas.
A assimilação, para Piaget (1975), diz respeito à integração de novos elementos à estrutura já existente ou construída, seja ela inata, como no caso dos reflexos no recém-nascido, ou adquirida a partir das modificações do conteúdo da estrutura inata inicial.
A assimilação consiste em tornar um fonema semelhante a outro. Essa modificação pode ser parcial, fazendo com que o fonema apenas se aproxime do outro, ou total quando faz com que o fonema se transforme totalmente nele.
Assimilador: estilo de aprendizagem observado em pessoas que gostam de reunir fatos e organizá-los de forma lógica e integrada. As habilidades dominantes são a observação reflexiva e a conceituação abstrata.
A intenção da etapa da assimilação é fazer com o que cliente passe para a próxima fase: a de atração. É omomento em que o cliente passa a considerar uma marca como a escolha certa para as suas necessidades e desejos.
Assimilação é o processo cognitivo pelo qual a pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento que possui. Assim, assimilação pode ser vista como o processo cognitivo de colocar (classificar) eventos em esquemas existentes.
Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
A assimilação genética atuaria como um processo evolutivo para aumentar os picos dessa paisagem. Desse modo, ao longo do tempo, seriam necessárias mais perturbações para alterar a trajetória da bola, ou seja, do desenvol- vimento (Waddington, 1957, pp.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996).
Os mais importantes hidratos de carbono produzidos a partir de açúcares simples são a sacarose, o amido e a celulose. Muitas das substâncias orgânicas produzidas por fotossíntese são, eventualmente, utilizadas na construção do protoplasma e paredes celulares. Este processo de conversão denomina-se assimilação.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Entendida como fundamental no processo de ensino a assimilação ativa desenvolve no individuo a capacidade de lógica e raciocínio, facilitando o processo de aprendizagem do aluno.
A acomodação é um conceito desenvolvido por Jean Piaget que descreve mecanismos da adaptação do indivíduo, com o objectivo de estruturar e impulsionar seu desenvolvimento cognitivo. Este conceito tem relação directa com a teoria do Socioconstrutivismo, da qual Piaget era adepto.