Tratamento superficial triplo ou TST é o tratamento superficial onde há aplicação de três camadas de ligante asfáltico e três aplicações de agregado mineral, sucessivas e alternadas. Os materiais constituintes dos tratamentos superficiais são os agregados minerais, ligantes asfálticos modificados ou não por polímero.
Tratamento superficial triplo - TST é a camada de revestimento do pavimento constituída por três aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.
A Matriz Pétrea de Asfalto, ou SMA, tem o objetivo de maximizar o contato entre os agregados graúdos, aumentando a interação grão a grão. A mistura descontínua possui um grande número de vazios preenchida com mástique asfáltico (areia, fíler, ligante e fibras).
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
TSD - Tratamento Superficial Duplo - Revestimento Asfáltico Com RR2C, Brita 1 e Pedrisco. Aplicação
Qual o melhor CBR para pavimentação?
CBR > 80%: Solos de excelente qualidade, geralmente areia ou cascalho bem graduados. CBR 20-80%: Solos de qualidade moderada, necessitando de alguma estabilização ou reforço. CBR < 20%: Solos de baixa qualidade, inadequados para uso direto em pavimentação sem tratamento significativo.
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é formado pela mistura a quente de vários agregados e cimento asfáltico. Portanto, este tipo de material faz parte do grupo de pavimentação asfáltica, a mais utilizada no Brasil.
O CAP é um derivado de petróleo de alta viscosidade, com propriedades impermeabilizantes e adesivas, não volátil na temperatura ambiente e pressão atmosférica, de cor preta ou marrom-escuro.
O concreto asfáltico tipo SMA deve ser empregado como camada de revestimento do pavimento. Os materiais constituintes do concreto asfáltico tipo SMA são: agregado graúdo, agregado miúdo, material de enchimento, fibras de celulose, ligante asfáltico modificado por polímero e, se necessário, melhorador de adesividade.
A areia asfáltica usinada a quente (AAUQ) é uma mistura a quente formada pelo emprego de pedrisco, pó de brita, areia e cimento asfáltico de petróleo (CAP). O material é geralmente utilizado em vias de menor tráfego de veículos.
O tratamento superficial duplo (TSD) é um tipo de revestimento asfáltico econômico, de baixo consumo de material primário e energia e de execução rápida, prestando-se a amplas condições de uso, desde o tráfego leve em rodovias secundárias até o trânsito pesado e de alta velocidade.
O técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação de nível médio e regulamentada pela Lei n° 7.410, de 27 de novembro de 1985, com atribuições definidas pela Portaria n° 3.275, de 21 de setembro de 1989.
O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar.
O Tribunal Superior do Trabalho - TST, com sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional, é órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, nos termos do artigo 111, inciso I, da Constituição da República, cuja função precípua consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira.
ASM: Automatic Storage Management ASM Diskgroup: É um pool de armazenamento ou unidade ou ponto de montagem que contém uma coleção (1 ou mais) de discos do sistema operacional (exemplo: /dev/sdb).
Pré-misturado a quente, PMQ, é uma mistura executada a quente, em usina apropriada, composta de agregado graduado, cimento asfáltico e, se necessário, melhorador de adesivi- dade, espalhada e compactada a quente, com volume de vazios maior do que 12%.
O CAP 50/70 é o mais utilizado atualmente no Brasil, nos serviços de pavimentação asfáltica. Ele é indicado para regiões de tráfegos leves a moderados. Este material é o mais utilizado para a fabricação de emulsões asfálticas, possui um Ponto de Amolecimento mínimo de 46°.
O CM-30 é um asfalto diluído de cura média. O CM-30 é empregado basicamente em serviços de imprimação onde se recomenda o uso de asfalto diluído CM-30 com taxa de aplicação variando entre 0,8 e 1,2 l/m2. Não se aplicam asfaltos diluídos em dias de chuva ou com temperaturas inferiores a 10°C ou em superfícies molhadas.
Tratamento superficial duplo – TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.
A Brita Graduada Simples (BGS) é a composição de diferentes faixas granulométricas de pedras, a serem misturadas, conforme especificações dos órgãos responsáveis pela execução de rodovias.
Pré-misturado a frio, PMF, é a mistura executada à temperatura ambiente em usina apropri- ada, composta de agregado mineral e ligante asfáltico, espalhada e compactada a frio. O pré- misturado a frio pode ser empregado como camada de nivelamento, regularização, interme- diária, binder, ou base.